Sistema Ocergs promove a competitividade das coops gaúchas na Expointer

Sistema Ocergs promove a competitividade das coops gaúchas na Expointer

A maior feira agro do RS já está no seu terceiro dia e o Sistema Ocergs está com uma programação intensa e especial para as cooperativas e sociedade em geral conhecer mais sobre o cooperativismo. No primeiro fim de semana, o destaque ficou por conta do Espaço Somoscoop, onde cooperativas de diferentes ramos fizeram a exposição de seus produtos e serviços, em que o visitante pode perceber que o cooperativismo faz parte do seu dia a dia e conhecer os diferenciais do nosso modelo de negócio no desenvolvimento das comunidades em que atua.

Na segunda-feira, começou a programação de palestras e eventos para desenvolver a competitividade das cooperativas. No auditório da Casa do Cooperativismo ocorreu a rodada de "Negócios Coop: Desafios de Mercados Cooperativistas" que reuniu líderes e presidentes de federações para compartilhar suas perspectivas e desafios sobre as cooperativas e seus papéis.

A presidente da Fetrabalho/RS, Margaret da Cunha, trouxe a importância da intercooperação entre as cooperativas, destacando as vantagens no processo de gestão e a possibilidade de reduzir custos por meio de uma gestão mais eficiente. O presidente da Federação das Cooperativas Educacionais do RS (Fecoeduc) e da Cooperconcórdia, Alexandre Dall'Agnese, trouxe um panorama do cenário educacional cooperativo, com sua diversificação nos negócios como o Aprendiz Cooperativo, cursos livres e com projetos educacionais como o "Viveiro da Cidadania" e "Multiplicadores Lixo Zero".

O presidente das cooperativas de Transporte Coopervale e Rede Transporte, Adelar Steffler, trouxe uma perspectiva atualizada sobre o ramo e falou sobre a necessidade de incentivar a inclusão de jovens no mercado e a adoção de práticas de inovação. A intercooperação também foi destaque em sua fala, bem como a discussão sobre a nova lei do motorista e seus desafios.

Também trouxeram seus cases a Fecovinho, a Fecoergs, a Unimed, que, além de 2.368 hospitais, clínicas e laboratórios credenciados, conta com 13.622 colaboradores para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos nos 497 municípios cobertos.

A Uniodonto, maior rede de atendimento em planos odontológicos do Brasil, também participou da rodada. A coop já consolidou o atendimento a mais de 3 milhões de usuários no país, com cerca de 22 mil cirurgiões dentistas cooperados, organizados em todas regiões brasileiras.

Palco Pitch

No Palco PitchCoop, foram discutidos temas de interesse das cooperativas. A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, destacou o papel fundamental do Sistema Ocergs na educação cooperativista e analisou como os princípios e valores influenciam o funcionamento das cooperativas.

Alexandre Dall’Agnese, reforçou em sua fala a importância do marketing para comunicar os diferenciais competitivos do modelo de negócios Cooperativista. Ele detalhou os princípios do cooperativismo e sua aplicação cotidiana nas cooperativas. Enfatizou ainda a relevância do marketing em destacar os diferenciais do cooperativismo. Dall'Agnese ressaltou que as cooperativas associadas à Fecoeduc buscam parcerias com prefeituras, feiras multissetoriais, ACISAP, ACI, Federações, Sistema Ocergs e outras entidades cooperativistas nacionais, como a OCB, priorizando a intercooperação e alianças estratégicas com cooperativas de diversos setores.

Margaret da Cunha falou sobre Cooperativismo e Trabalho. Em sua exposição, enfatizou a relevância da colaboração entre as diversas cooperativas e destacou que estas contribuem para uma sociedade mais justa e equitativa. Além disso, Margaret destacou a necessidade de incentivar a participação de mulheres e jovens dentro do cooperativismo. “Vocês não são o futuro, vocês já são o presente!” afirma sobre as mulheres e os jovens dentro do campo de trabalho cooperativo.

A consultora de Transformação, Camila Luconi e a especialista do Sistema B Brasil, Rose Floriano, falaram sobre o potencial de sustentabilidade, discutindo temas relacionados ao cooperativismo gaúcho e seus desdobramentos. jornada e cases de sustentabilidade para as coops e o agro. Elas falaram sobre os estágios de maturidade das organizações ao implantar o tema sustentabilidade e os desafios para trabalhá-la como estratégia e não apenas melhoria contínua.

Durante a semana, ainda ocorrem discussões sobre A importância da gestão no cooperativismo, Compras Públicas, Relações Governamentais, Trade Marketing, Novos Mercados e muito mais! Confira nossa programação completa AQUI e participe!

Texto produzido com a colaboração de acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniritter


Conteúdos Relacionados