fbpx
Vinícola Aurora forma jovens no Aprendiz Cooperativo e abre inscrições para 5ª turma do programa

Vinícola Aurora forma jovens no Aprendiz Cooperativo e abre inscrições para 5ª turma do programa

Após 17 meses de atividades e 1.104 horas de aulas, 17 jovens das cooperativa Vinícola Aurora e Garibaldi, entre 14 e 24 anos incompletos concluíram a formação do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado desde 2017 pela Cooperativa Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS).

O curso incentiva o cooperativismo e a boa gestão das propriedades e tem como objetivo qualificar os jovens para que permaneçam na viticultura. Além da formação técnico profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

A cerimônia de colação dos 17 jovens ocorreu no dia 06/12, no auditório da Sicredi Agro, em Bento Gonçalves. Além dos formandos e seus familiares, participaram do ato o presidente, o vice-presidente e o secretário do Conselho Deliberativo da Cooperativa Vinícola Aurora, os viticultores Renê Tonello, Celito César Bortoli e Ivan Marini, respectivamente, e o gerente Geral Financeiro e de Controladoria, Rui Ficagna.

Com o encerramento da quarta turma, 82 associados e filhos de cooperados da Aurora já foram capacitados pelo projeto e a estimativa é que 25 novos integrantes participem do próximo grupo, que inicia em janeiro (leia mais abaixo).

Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, exalta o sucesso do programa e a missão de incentivar que os jovens se qualifiquem e permaneçam nas propriedades. Dos 65 que já se formaram nas três turmas anteriores, 15 deles (23%) se associaram à Cooperativa Vinícola Aurora, sendo que, para se integrar ao quadro, é necessário ter a idade mínima de 18 anos.

Durante seu discurso, o viticultor, que é cooperado à Aurora desde 1980, compartilhou com jovens que, assim como eles, a sua profissão também foi herdada pelos seus antecessores. Tonello deu continuidade ao legado do nono Antônio Guilherme Tonello, que já era sócio nos primeiros anos de fundação da cooperativa, ainda na década de 1930.

“Com o Aprendiz Cooperativo do Campo estimulamos a permanência dos jovens junto as suas famílias, levando ainda mais conhecimento, profissionalização e qualidade nos processos das pequenas e médias propriedades rurais. O interesse dos nossos formandos nos enche de alegria e mostra que, com incentivo, o jovem pode permanecer no campo e ver na propriedade da família o verdadeiro empreendimento que é a sua terra”, comemora.

Os aprendizados dos jovens

As atividades curriculares do Aprendiz Cooperativo do Campo são divididas em aulas e tarefas presenciais, que ocorrem a cada 15 dias e permitem aos jovens conciliar a aprendizagem teórica com a realidade das propriedades rurais. A etapa teórica é desenvolvida em 552 horas e a parte prática é realizada em 552 horas.

Renan Raffainer, 23 anos, de Monte Belo do Sul, destaca que a experiência no programa foi muito importante para demonstrar que a terra precisa ser gerida com responsabilidade.

“Foi uma ótima experiência! Com certeza, vou usufruir dos conhecimentos obtidos em aula, principalmente quanto aos assuntos de cooperativismo e gestão da propriedade. São tópicos importantes e que podem fazer com que os jovens vejam com bons olhos a sucessão familiar. Além disso, o programa possibilitou expandir minha rede de networking, fazer novas amizades e ter novas experiências”.

Além do aprendizado, Marina Scarton, 17 anos, de Bento Gonçalves, também enfatiza que fez amizades e encoraja outros jovens a participarem das próximas turmas do Aprendiz Cooperativo do Campo.

“Agregou muito conhecimento não apenas ao trabalho no campo, mas para fora da propriedade, com, por exemplo, as aulas de administração focadas em cooperativismo. O programa me incentivou a ficar na propriedade e dar continuidade ao trabalho da minha família. Foi uma experiência muito positiva, de várias formas. Para quem estiver em dúvida, faça, vale a pena”.

Inscrições abertas para a 5ª turma

As inscrições para a quinta turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, da Cooperativa Vinícola Aurora, encerram no dia 23 de dezembro. São 25 vagas para associados e filhos cooperados entre 14 e 24 anos incompletos. O curso inicia em 22 de janeiro de 2024, com aulas quinzenais no turno da tarde. Jovens ou pais interessados em efetuar a candidatura, podem entrar em contato pelo WhatsApp (54) 9.8142.3004 ou direto no setor Social da cooperativa, pelo telefone (54) 3455.2000.

Aprendiz Cooperativo do Campo em números

●       Desde 2017, 82 alunos entre 14 e 24 anos incompletos já se formaram em quatro turmas do programa. Um novo grupo iniciará em janeiro de 2024;

●       Dos 82 jovens formados, 44 deles são meninas e 38 meninos, sendo que na última turma, dos 17 jovens, 7 eram meninas e 10 meninos;

●       Nesta quarta edição, a média da idade dos participantes foi de 17 anos;

●       Dos 65 jovens que se formaram nas primeiras três turmas, 15 deles (23%) se associaram à Cooperativa Vinícola Aurora. Para integrar o quadro, é necessário ter idade mínima de 18 anos;

●       O Aprendiz Cooperativo do Campo tem duração de 17 meses e possui 1.104 horas de aulas teóricas e práticas.

Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora

Conteúdos Relacionados