fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativismo discute plano de eventos do Ano Internacional

     
 
 
      A ONU definiu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas e, por isso, o momento é de muito trabalho para os cooperativistas do mundo todo. Unidades estaduais do Sistema OCB de todo o Brasil estão definindo seu calendário de eventos, projetos e ações voltadas ao Ano Internacional, aproveitando esta oportunidade única de divulgação e promoção do sistema cooperativista. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS está fazendo sua parte.

      Com a agenda comum definida desde o final do ano passado (clique para acessar), agora o cooperativismo gaúcho está em fase de discussão da programação dos eventos. Nesta quarta-feiira (11/01), cooperativas ligadas a jovens e crianças se reuniram no Centro de Formação Profissional Cooperativista para tratar de três eventos reservados especialmente à faixa etária de 14 a 24 anos: o Fórum do Jovem Cooperativista Gaúcho (09 de março, na Expodireto Cotrijal), “O Jovem Canta o Cooperativismo” (7 de julho, em Porto Alegre) e o “Mundo Cooperativo Jovem”, um grande encontro que será realizado em Porto Alegre no dia 1º dezembro.

      Participaram da reunião representantes de 17 cooperativas, da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e da Competence, agência responsável pela campanha de comunicação do Sescoop/RS. Todos contribuíram com sugestões e terão participação direta no contato com os jovens participantes dos eventos, que são promovidos pelo Sescoop/RS.

Cooperativistas e governo discutem ações para Ano Internacional das Cooperativas

       O ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, recebeu nesta quarta-feira (11/01) representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e outras instituições para definir ações conjuntas que coloquem o cooperativismo no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários durante todo o ano.  Participaram da reunião os superintendentes da OCB, Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos.

       O ministro considera que o fomento a linhas de crédito que beneficiem o setor será outra forma de fortalecer o cooperativismo. “No Brasil, temos grandes exemplos de que, por meio da união e cooperação, podemos ir mais longe do que se estivéssemos sozinhos”. Em sua avaliação, o segmento conquistou importantes resultados ao longo de 2011.

       Entre os exemplos de cooperativas, a Agrária (PR) foi citada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha. Atualmente, ela figura entre as 11 cooperativas paranaenses com maior movimentação econômico-financeira, chegando a R$ 1,27 bilhão em 2011, o que representa um crescimento de 16,5% em comparação ao ano anterior.

       Os superintendentes da OCB e do Sescoop representaram o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no encontro. Freitas, que está em Minas Gerais participando de um evento em comemoração ao Ano 2012, avalia que ações coletivas, como a reunião de hoje, são fundamentais para a conquista de objetivos comuns e consolidação do movimento.

      Além da OCB e do Ministério da Agricultura, o evento contou com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

 

Conteúdos Relacionados