fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativismo é tema de debate no CDES-RS


      O cooperativismo gaúcho foi tema de discussões na tarde de ontem, 07 de maio, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul – CDES-RS, na Câmara Temática de Economias do Campo. Perspectivas, dificuldades, preocupações e demandas dos diferentes ramos do cooperativismo foram debatidas, com o intuito de buscar encaminhamentos que contemplem as necessidades do setor. Por parte do governo do Estado, foi apresentado o conjunto de medidas já desenvolvidas e que estão previstas para o fortalecimento do setor, apresentados pelas secretarias e órgãos do Governo relacionados ao cooperativismo: secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou um panorama do cooperativismo gaúcho. O CDES é presidido pelo secretário Marcelo Danéris.

      Conselheiro atuante no Conselho estadual, Vergilio Perius, lembrou que 2012 é o Ano internacional das Cooperativas e apresentou uma série de dados que reforçam a importância estratégica do setor para a economia gaúcha. De acordo com Perius, 60% do PIB agropecuário do RS provêm do trabalho das cooperativas, dentre outros números que reforçam a importância do setor para a economia gaúcha. Já entre as preocupações do setor, o conselheiro realçou a necessidade de assegurar a permanência dos jovens no meio rural, por meio de programas de modernização tecnológica, inclusão digital e incentivos. "Precisamos valorizar ainda mais o papel do jovem cooperativista, e para isso precisamos de políticas públicas", destacou. Perius considera importante o fato de o governo estadual, através do Conselhão, ouvir as cooperativas gaúchas. “Foi assim que agimos e avançamos em todas as fases da vida das cooperativas. É preciso levar ao poder público a necessidade de políticas igualitárias em relação às empresas privadas”, alertou.

      Já o presidente da Fecoergs e presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, abordou outro ponto da pauta da reunião, que foi a criação de programa para instalação bifásica/trifásica na área rural do RS. Stefanello lembrou a importância de debater o crescimento do interior através de programas de reforço de redes, e que essas políticas públicas serão apoiadas pelas cooperativas quando realizadas pelos governos”, salientou. Segundo o que foi abordado durante a reunião, faz-se necessária a migração da rede monofásica para trifásica, de modo a assegurar a qualidade na produção, evitando interrupções, quedas e oscilações, que comprometem o produto final.

      Participaram ainda do encontro representantes da Certel, Cermissões, Coopernorte, Languiru e Cosuel, o presidente da Cosuel e da CTL – Câmara Temática do Leite da Ocergs, Gilberto Piccinini e o presidente da Cooperativa Santa Clara Rogério Sauthier e do diretor executivo, Alexandre Guerra.
 

 

Conteúdos Relacionados