fbpx
Languiru anuncia investimento na área portuária de Estrela

Languiru anuncia investimento na área portuária de Estrela

A Languiru está dando um importante passo no segmento de grãos. Na festividade de aniversário de 67 anos da Cooperativa, comemorados no dia 13 de novembro e celebrados em evento com associados no dia 11, o presidente Dirceu Bayer fez o anúncio oficial dos investimentos realizados no complexo portuário de Estrela. “É um grande presente de aniversário para os associados da Languiru”, disse.

São 9,6 hectares de área, com infraestrutura de dez silos verticais metálicos com capacidade para três mil toneladas cada, e mais um armazém graneleiro, com capacidade para 30 mil toneladas de grãos, totalizando 60 mil toneladas de capacidade estática; dois secadores de grãos; duas moegas, uma delas com tombador para caminhão bitrem; balança rodoviária; e prédios anexos que podem ser utilizados para depósito de ensacados, farelos, insumos, grãos em geral e ponto de venda para o associado.

O local atende necessidade da Cooperativa para recebimento, processamento, limpeza, secagem, armazenagem e expedição de grãos, especialmente milho e soja. A expectativa é de que a infraestrutura esteja adequada a receber a produção de associados e demais agricultores de todo Rio Grande do Sul, tendo em vista sua localização estratégica, já nesta safra, a partir de janeiro de 2023. Neste momento o local passa por manutenção preventiva que lhe permita o início da operação.

Diversidade de negócios

A diversidade de negócios é fundamental para o desempenho econômico da Languiru. Prova disso é que a Cooperativa atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), leite, nutrição animal, varejo (lojas agropecuárias e supermercados), postos de combustível e farmácia. “Estamos procurando ampliar nossa inserção no segmento de grãos, negócio estratégico que nos últimos anos tem dado excelentes resultados. Os frutos desse investimento beneficiam todo Vale do Taquari, pois como cooperativa, os resultados são reinvestidos na região, além de que essa estrutura na zona portuária de Estrela está na nossa área de atuação”, destaca Bayer, acrescentando que trata-se de mais um ramo produtivo que beneficia os associados e incentiva a produção local.

“A partir disso, entramos com força na captação de milho e soja, colocando a Cooperativa em outro patamar no ramo de grãos. Amplia, inclusive, nossa capacidade de receber culturas de inverno”, frisa Bayer.

A Languiru possui parceiros comerciais em diversos municípios com estruturas para o recebimento da safra de grãos, como Taquari, Cruzeiro do Sul, General Câmara, Vale Verde, Rio Pardo, entre outros, além de unidades próprias em Teutônia, Estrela e Venâncio Aires.

Logística

O fator logístico é determinante no novo investimento, considerando a localização estratégica dos silos, próximos à Fábrica de Rações da Languiru, facilitando e reduzindo custos no transporte do milho até o ponto de consumo.

Além disso, a área portuária também tem a capacidade de interligar três modais de transporte: rodoviário, hidroviário e ferroviário. “Estamos ao lado da BR 386, existe uma estrutura de ferrovia que ingressa na área, e o porto, tudo isso muito nos interessa. A moega, por exemplo, poderá receber os vagões, dependendo da reativação do ‘braço’ entre Colinas e Estrela, que atualmente está inoperante. Já o cais está bem próximo à estrutura, podendo facilitar o recebimento e escoamento da produção de grãos”, valoriza o presidente.

Em outubro, as intenções da Languiru foram apresentadas ao Governo do Estado, em audiência do presidente Bayer com o governador Ranolfo Vieira Júnior, intermediada pela Administração Municipal de Estrela e com a participação do prefeito Elmar Schneider.

O complexo portuário de Estrela foi construído na década de 1970. Pertenceu a diferentes grupos empresariais e também passou por períodos de inatividade.

Cronograma

Feito o anúncio por parte da Languiru, no dia 09 de dezembro a Municipalidade prevê a apresentação do projeto em reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), de Estrela. No dia 16 de dezembro, autoridades participam de momento de assinatura e entrega oficial da infraestrutura para operação da Languiru, em solenidade junto às instalações da área portuária de Estrela. Nesse dia também deve ser anunciado o cronograma e fluxo de operação da unidade, com orientação quanto à entrega da produção no local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Conteúdos Relacionados