cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS REPRESENTAÇÃO

Ocergs participa da troca de comando da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha

Ocergs participa da troca de comando da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou da posse do deputado Edson Brum na presidência da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha (FPA) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O cargo era ocupado pelo deputado Rodrigo Lorenzoni. Além da Ocergs, outras entidades e cooperativas gaúchas ligadas ao setor primário participaram da solenidade, que contou com a presença do deputado Alceu Moreira, presidente da FPA nacional. A transmissão de posse aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Ernani Polo.

O presidente Ernani Polo agradeceu o trabalho executado por Lorenzoni e enalteceu o conhecimento do setor pelo sucessor Edson Brum. Polo, acolhendo a sugestão do deputado federal Alceu Moreira, anunciou a criação do “Instituto Pensar Agropecuária” na Assembleia Legislativa. Sobre a situação dos produtores gaúchos penalizados com a seca que se prolonga desde o início do verão, o presidente da Assembleia resumiu em uma palavra: "desesperadora". Para ele, o Estado e a União devem ter várias linhas de ação, procurando atender desde a falta de água para consumo até a renegociação de dívidas.

Ao se despedir da presidência da Frente, o ex deputado Rodrigo Lorenzoni lembrou as pautas trabalhadas pela Frente da Agropecuária em 2019. Ele destacou o debate a respeito da obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação no Rio Grande do Sul e a busca pela agregação de inovação e tecnologia no campo.

Edson Brum considerou que o Estado se movimenta a partir da terra. O parlamentar, citando o trabalho conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembleia, avaliou que o momento da agricultura no RS é desafiador, referindo-se à crise hídrica que afeta o campo gaúcho. Brum, que já foi presidente da Comissão de Agricultura, admitiu que a falta de uma política de irrigação é um grande erro. Ele disse que com urgência o governo estadual e federal devem estender a mão para quem está sem água para o consumo humano, entre outras ações para minimizar os prejuízos dos produtores rurais. Além da estiagem, Brum elegeu os temas da febre aftosa e a crise do leite como destaques na pauta da Frente neste ano.

O deputado Federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, prestigiou a cerimônia e foi o responsável pela sugestão da criação do “Instituto Pensar Agropecuária”. Para Moreira, o setor necessita agregar conhecimento técnico e unificar demandas. “Precisamos estar sempre preparados, com respostas urgentes e prontos para defender a agropecuária”, observou.

Com informações e fotos da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.