
Tania Zanella assume presidência do IPA e reforça compromisso com a cooperação no agro
- Nenhum
Nova diretoria do Instituto Pensar Agropecuária trabalhará pela unidade do setor e fortalecimento da gestão
Tania Zanella tomou posse, nesta segunda-feira (24), como presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), para o biênio 2025/2026. Eleita por unanimidade em dezembro, a superintendente do Sistema OCB destacou, em seu discurso, a importância da gestão profissionalizada e da sustentabilidade da entidade. "Nosso instituto tem uma história consolidada no agronegócio brasileiro, que transcende seus líderes. Precisamos garantir sua perenidade por meio de uma gestão cada vez mais profissional, pois pessoas vão e vêm, mas os processos devem permanecer", afirmou.
A chegada de Tania Zanella à presidência do IPA representa um avanço para o cooperativismo brasileiro, setor responsável por mais de 50% da produção de grãos do país. Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a nova gestão reforça o compromisso com o diálogo e a unidade no agro. "Tania assume essa responsabilidade com uma capacidade de gestão e articulação que muito nos orgulha", destacou.
Entre as principais prioridades da nova gestão está a busca pela unidade do setor agrícola. "O IPA precisa ser robusto, maduro e cada vez mais independente de interesses passageiros. Nosso papel é garantir suporte técnico à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e aos produtores, promovendo um setor produtivo e sustentável, que representa cerca de 25% do PIB brasileiro", afirmou a presidente.
A gestão de Tania Zanella será pautada em três eixos estratégicos: sustentabilidade, com foco na COP30 e no mercado de carbono; financiamento, incluindo novas estratégias para o Plano Safra e o mercado privado; e expansão internacional, visando ampliar a competitividade do agro brasileiro. "Estamos aqui para fazer história, e faremos", garantiu.
A nova diretoria do IPA conta com Fabrício Morais Rosa (Aprosoja) como 1º vice-presidente e Sérgio Luís Bortolozzo (SRB) como vice-presidente secretário. Nilson Leitão (CNA) assume como vice-presidente tesoureiro, enquanto Roberto Ignácio Betancourt (Fiesp) é o 2º vice-presidente tesoureiro. O Conselho Fiscal é formado por representantes de diversas entidades do setor.
Criado em 2011, o IPA é composto por 58 entidades do setor agropecuário e atua na assessoria técnica à FPA, no suporte à formulação de políticas públicas e na promoção da transparência no debate sobre temas estratégicos do agronegócio brasileiro. Com sua atuação, o Instituto contribui para o crescimento sustentável do agro no Brasil e no mundo.
Representação