
Após negociações com Sistema Ocergs, ministro da Agricultura anuncia novas medidas de apoio ao cooperativismo na Expointer
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, esteve na Expointer nesta sexta-feira para anunciar medidas esperadas pelas cooperativas e produtores rurais. Ao longo de toda a feira, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, mobilizou reuniões com lideranças do agro e os ministros de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Nesta sexta-feira, antes de serem oficialmente anunciadas pelo ministro da Agricultura, o ministro Pimenta explanou as medidas para líderes de cooperativas – Cotribá, Cotripal, Cotricampo, Cotrijal, Nova Aliança, Cotrifred e FecoAgroRS – em um café da manhã na casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs.
A novidade anunciada por Pimenta foi uma resolução a ser publicada entre segunda e terça-feira no Conselho Monetário Nacional (CNM) que altera pontos da Medida Provisória publicada anteriormente que permite acesso a R$15 bilhões em recursos do fundo social do Pré-Sal. A resolução vai alterar pontos importantes como o término da utilização da “mancha” como definidor para acesso ao benefício e diminuição da expectativa de perda da produção para acesso – de 60% para 40%. Cooperativas, assim como produtores, cerealistas e fornecedores de insumos, poderão acessar o recurso com a condição de que 70% do valor seja usado para refinanciamentos dos produtores que têm débitos. O prazo para pagamento do crédito será de 8 anos com um ano de carência. A taxa de juros foi debatida em reunião entre os ministros e os bancos, mas deverá ser definida na semana que vem. O objetivo do governo federal é que a taxa seja de 7% ou 8%.
Junto do Ministro Fávaro, Pimenta anunciou oficialmente as novas medidas em um almoço na casa da Farsul. O presidente Darci Hartmann avaliou com otimismo os anúncios. “O Sistema Ocergs participou muito fortemente desta construção. É evidente que a gente gostaria de melhorar um pouco mais, mas nós acreditamos e reconhecemos o esforço dos ministros para que pudéssemos chegar a esses índices. Acreditamos que foi um bom acordo dentro do possível. E esse acordo só saiu graças ao apoio das entidades e do trabalho do Sistema Ocergs”, destaca.
“O agro tem pressa”, diz presidente do Sistema Ocergs na abertura da Expointer.
O tradicional evento de abertura da Expointer ocorreu na manhã desta sexta-feira com o desfile dos campeões e falas de autoridades, entre elas o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. Ele destacou o avanço das negociações com o governo federal para os anúncios feitos pelos ministros na feira, mas pontuou que ainda há o que progredir. “O sistema cooperativo tem negociado com muita insistência, com muita persistência. Acreditamos que se conseguirmos resolver ainda algumas questões pontuais teremos condições de resolver grande parte das dificuldades, mas é preciso salientar aos ministros que o agro tem pressa e precisa dessa urgência para que possamos imediatamente fazer a nossa próxima safra”, pontua.
Notícias