fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Fachada da indústria da CCGL em Cruz Alta (RS), com estrutura moderna, tanques de armazenagem e caminhões de transporte posicionados abaixo de passarelas azuis, sob céu limpo e gramado bem cuidado em primeiro plano.

CCGL distribui R$ 158 mi de ICMS industrial a municípios produtores

  • Nenhum

Cooperativa fortalece infraestrutura e serviços em cidades gaúchas de origem da matériaprima.

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) distribuiu R$158.376.037,05 referentes ao valor adicionado do ICMS gerado pela industrialização de lácteos em 2024. O montante foi repassado proporcionalmente às prefeituras que firmaram convênio com Cruz Alta, sede da indústria, reforçando a arrecadação e o apoio ao cooperativismo nas regiões produtoras de leite. 

A medida da CCGL reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. Ao retornar o ICMS industrial ao local de origem da matériaprima, a cooperativa estimula o fortalecimento dos municípios, garantindo investimentos em infraestrutura e serviços públicos. 

Parte dos recursos será aplicada em manutenção e melhoria das estradas rurais, expansão da infraestrutura urbana e rural e aprimoramento de escolas e hospitais locais. Esses investimentos promovem acessibilidade, segurança e melhor qualidade de vida, beneficiando tanto produtores quanto toda a população. 

Segundo o presidente da CCGL, Caio Vianna, “a geração do ICMS sobre o produto industrializado no município de Cruz Alta é democraticamente compartilhado com os demais municípios de origem da matériaprima, na mesma lógica do sistema cooperativo, onde todos participam proporcional à sua operação no negócio”. 

O retorno do valor adicionado do ICMS desencadeia um ciclo virtuoso: gera melhorias locais, impulsiona a economia e fortalece os laços entre produtores, consumidores e a comunidade. A CCGL se consolida, assim, como parceira estratégica no desenvolvimento regional, contribuindo para o cooperativismo gaúcho. 

 

Conteúdos Relacionados