fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Comunicadores de cooperativas celebram no palco durante o encerramento da Semana da Competitividade 2025, em evento promovido pelo Sistema OCB, com clima de união e entusiasmo coletivo.
Featured

Comitiva do Sistema Ocergs marca presença na Semana da Competitividade

  • Artigo Inferior 3

Profissionais de Comunicação e Marketing participaram de momentos de aprendizado, lançamento de livro e criação da Rede Comunica Coop.

Uma comitiva do Sistema Ocergs, composta por integrantes do setor de Comunicação e Marketing, acompanhou cerca de 50 profissionais de comunicação de cooperativas gaúchas durante a Semana da Competitividade 2025 do Sistema OCB, promovendo dias intensos de aprendizado e novas conexões com outras cooperativas e realidades dentro do movimento cooperativista.

 

Nova obra e lançamentos durante a plenária

0612 SEMANA DE COMPETITIVIDADE 1

O cooperativismo brasileiro ganha força com o lançamento do livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo, oficializado pelo Sistema OCB em 11 de junho, durante a Semana da Competitividade. A obra foi distribuída a todos os participantes, complementando a publicação O Futuro é Coop, de Martha Gabriel, lançada em maio de 2024.

O lançamento ocorreu na plenária “Comunicar para cooperar: estratégias que conectam pessoas e negócios”, moderada por Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. Os especialistas Renan Silvestre, Patrícia Marins e Samira Cardoso discutiram os desafios e oportunidades de comunicar o cooperativismo. “Nosso objetivo com esse livro é oferecer um conteúdo prático, acessível e inspirador, que ajude as cooperativas a se comunicarem com intenção, coerência e impacto”, destacou Samara.

 

Conteúdo que fortalece a identidade cooperativista

O livro destaca que a base do problema do cooperativismo é o desconhecimento, mesmo com mais de 23 milhões de brasileiros cooperados. A publicação mergulha em temas como branding, marketing, storytelling e planejamento, sempre com foco em exemplos reais e ferramentas aplicáveis às cooperativas.

Especialistas como Fred Gelli, Isabelli Gonçalves, Martha Terenzzo, Patrícia Marins, Samira Cardoso e Renan Silvestre contribuem com artigos que ressaltam o papel da comunicação na construção de reputação e confiança. Cases da Vinícola Aurora, Coprel, Unimed, Sicoob e Sicredi mostram resultados positivos em engajamento, posicionamento e impacto social.

 

Comunicação como diferencial competitivo

O livro trata a comunicação como vetor essencial para reputação e crescimento, alinhando princípios cooperativistas a técnicas modernas. Aponta que valores como propósito, missão, visão e identidade são centrais na definição institucional, e devem ser adaptados para públicos diversos: cooperados, colaboradores, comunidade, consumidores, entidades reguladoras e demais stakeholders.

A publicação mostra ainda como os princípios do cooperativismo são fundamentais na narrativa institucional, reforçando pertencimento, identificação e evolução dos vínculos com o público.

Botões Site Download

 

Rede Comunica Coop: pluralidade e conexão

No encerramento, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, anunciou o lançamento da Rede Comunica Coop, uma plataforma permanente para comunicadores cooperativistas de todo o país. O WhatsApp criado durante o evento será transformado em comunidade estruturada, dividida por estado e coordenada pelas Organizações Estaduais (OCEs), fomentando troca de boas práticas, alinhamento estratégico e comunicação integrada.

“Queremos que esta seja uma comunidade ativa, viva e integrada, que multiplique conhecimento, engajamento e o sentimento de pertencimento ao cooperativismo”, destacou Tania.

0612 SEMANA DE COMPETITIVIDADE 3Comitiva gaúcha no evento em Brasília/DF | Crédito: Sistema OCB

 

Mensagem de encerramento: união e protagonismo

A Semana da Competitividade 2025 foi encerrada nesta quarta (11), com foco em inovação, sustentabilidade e protagonismo na comunicação cooperativista. A superintendente Tania Zanella reforçou o rol estratégico do Sistema OCB, incluindo a articulação, capacitação e representatividade institucional. Falou também sobre o mapa do ecossistema cooperativista, reunindo parceiros estratégicos, e lembrou que o cooperativismo conta hoje com mais de 23 milhões de pessoas unidas pelo modelo coletivo.

Ela destacou conquistas como o reconhecimento do ato cooperativo na Reforma Tributária e a atuação política da Frencoop. “Somos mais de 23 milhões de pessoas. A força do cooperativismo brasileiro está na união de nossos esforços”, afirmou.

Tania reforçou que a obra lançada, a Rede Comunica Coop e os momentos de integração vividos durante a Semana são apenas o começo. “Quando unimos nossas vozes, conseguimos mostrar ainda mais a força que o cooperativismo representa para o Brasil”, concluiu, encerrando o evento em um clima de celebração, engajamento e convicto compromisso com o futuro.

0612 SEMANA DE COMPETITIVIDADE 2Parte do time de Comunicação e Marketing representando o Sistema Ocergs no evento | Crédito: Sistema OCB

Conteúdos Relacionados