
Conheça as cooperativas gaúchas vencedoras do Prêmio Aneel
- Artigo Secundário 2
Cermissões conquistou pela quinta vez o prêmio de melhor distribuidora de energia do Brasil. Certel Energia e Ceriluz também foram reconhecidas
O cooperativismo gaúcho teve protagonismo no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor deste ano. Pela quinta vez, a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões (Cermissões) foi reconhecida como a melhor distribuidora de energia do Brasil. Além dela, a Certel e a Ceriluz também receberam reconhecimento pelo trabalho realizado.
A Cermissões já havia ganhado em 2014, 2015, 2016 e 2021. Em segundo lugar, ficou a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), vencedora em 2022. A Cermissões também foi agraciada com o prêmio Brasil Permissionárias 2014 - 2023, em segundo lugar. Outra gaúcha que também conquistou a categoria, em terceiro lugar, foi a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí (Ceriluz).
“Estamos orgulhosos de ser reconhecidos como exemplo de qualidade no setor elétrico. Esta conquista é de todos os nossos associados e colaboradores”, destaca o presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos.
E seguimos crescendo
Além desses reconhecimentos, as cooperativas do ramo de infraestrutura dominaram a categoria Maior Crescimento Permissionárias 2024/2023. A Certaja Energia, a Certel Energia e a Coopernorte pegaram o pódio para si e mostraram a força do cooperativismo gaúcho. O reconhecimento às cinco coops é ainda mais especial acontecendo em 2025, pois é o Ano Internacional das Cooperativas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A dedicação dessas cooperativas no trabalho prestado e a gestão para iluminar comunidades são totalmente dignas desse reconhecimento. É a força do nosso RS mostrada para o país”, comemora o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor tem como base o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), calculado anualmente desde 2000. A pesquisa avalia cinco variáveis: qualidade percebida, valor percebido (relação custo-benefício), satisfação global, confiança no fornecedor e fidelidade. Nesta edição, mais de 29 mil consumidores foram entrevistados em cerca de 600 municípios ao longo de quatro meses, avaliando o desempenho de 103 distribuidoras de energia elétrica.
Além de reconhecer as melhores distribuidoras de energia, o prêmio tem impacto direto no aprimoramento das normas do setor e nas ações de fiscalização da Aneel, garantindo melhorias contínuas no serviço prestado aos consumidores.
Infraestrutura cooperativista em destaque
O ramo de infraestrutura é um dos mais importantes do cooperativismo gaúcho. Atualmente, o setor conta com 31 cooperativas, reunindo 568,5 mil associados e empregando 2,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Além da distribuição e geração de energia elétrica, as cooperativas do ramo atuam em diversas áreas, como irrigação, telefonia, internet, telecomunicações, saneamento básico, infraestrutura rodoviária e ferroviária, construção civil e habitação.
No segmento de eletrificação rural, as 18 cooperativas gaúchas desempenham um papel essencial no desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais do Estado. Como permissionárias de serviço público, estão sujeitas à fiscalização da Aneel e devem seguir a legislação do setor elétrico. Os dados são do Expressão 2023, publicado no último ano.
Atualmente, essas cooperativas se destacam ao reunir mais de R$ 3,2 bilhões em ativos e oferecer um fornecimento de energia de alta qualidade, o que já lhes rendeu diversas premiações. Além disso, sua eficiência econômica permite a distribuição de sobras que ultrapassam R$ 178 milhões, beneficiando mais de 330 mil famílias em 368 municípios gaúchos. Esse resultado evidencia a força do cooperativismo na promoção do desenvolvimento sustentável e na geração de oportunidades para as comunidades atendidas.
Notícias