
Cooperativa de saúde amplia a cirurgia robótica no Rio Grande do Sul
- Nenhum
Robô Rosa foi apresentado pela durante a Mercopar 2025 e será instalado no Centro de Cirurgia Robótica Unimed em Caxias do Sul.
O movimento cooperativista em saúde apresentou o Robô Rosa (Robotic Surgical Assistant) durante a 34ª Mercopar, realizada na última semana, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A tecnologia, apresentada pela Unimed Serra Gaúcha, apoiou demonstrações voltadas a cirurgias de prótese de quadril e joelho, destacando a precisão no posicionamento de implantes e nos cortes ósseos.
Segundo robô cirúrgico do Complexo Hospitalar
O equipamento foi anunciado como o segundo robô cirúrgico do Complexo Hospitalar da cooperativa. Após a apresentação na feira, o sistema automatizado será instalado no Centro de Cirurgia Robótica Unimed. O novo robô possibilita planejamento cirúrgico personalizado em 3D, associado a mais segurança, menos dor no pós-operatório, maior durabilidade das próteses e recuperação mais rápida.
Tecnologia como aliada da saúde
Segundo a coordenadora do Centro de Cirurgia Robótica Unimed, Thaís Bordin, o dispositivo atua como aliado do cirurgião, sem substituir a atuação humana. “É uma tecnologia de apoio ao médico, que permanece no controle durante todo o procedimento. A ferramenta potencializa a precisão e amplia as possibilidades de personalização, proporcionando resultados mais seguros e previsíveis para os nossos pacientes”, destaca.
Presença cooperativa
A participação contou com estande próprio no Pavilhão Verde, onde foram apresentados investimentos em saúde. A cooperativa também foi patrocinadora e prestadora oficial do atendimento médico da Mercopar, reconhecida como a maior feira de inovação industrial da América Latina.
Assistência em domicílio
Além da robótica, foi apresentado o programa Hospital Lar, um modelo de continuidade da assistência hospitalar em domicílio para casos de curta duração e baixa complexidade. O serviço contempla pacientes que necessitam de medicação endovenosa, hidratação, exames laboratoriais, curativos e monitoramento clínico — alinhado à tendência de unir tecnologia e humanização no cuidado.
Equipamentos para segurança e conforto
Para assegurar padrão equivalente ao ambiente hospitalar, o programa incorporou recursos como raio-X portátil — permitindo exames de imagem diretamente na residência do paciente — e venoscópio, dispositivo que utiliza luz para localizar veias periféricas com precisão. As soluções são especialmente úteis para crianças, idosos e pacientes oncológicos e estiveram disponíveis para demonstração no estande durante a feira.
Para o presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite, a iniciativa reforçou a inovação com foco no paciente. “O Hospital Lar amplia as possibilidades de cuidado com qualidade e conforto, oferecendo mais autonomia ao paciente e sua família. É um passo importante na jornada de inovação da Unimed Serra Gaúcha, unindo eficiência, acolhimento e tecnologia de ponta”, afirma.
Notícias