fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas gaúchas têm três vinhos entre os 100 melhores do mundo

Cooperativas gaúchas têm três vinhos entre os 100 melhores do mundo

Foto: Shutterstock 

Três vinhos brasileiros relacionados na lista dos 100 melhores vinhos do mundo são de cooperativas da Serra Gaúcha. É o que aponta o ranking de 2016, elaborado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ, sigla em inglês de World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits). A Cooperativa Vinícola Garibaldi figura na relação com um espumante e a Vinícola Aurora com dois espumantes.

O ranking relaciona o Garibaldi Espumante Chardonay Brut como o 42° melhor vinho do mundo e o quarto melhor da América Latina. Já a Cooperativa Vinícola Aurora figura na relação com o Aurora Espumante Chardonay Brut, que aparece na 47ª posição, e o rótulo Aurora Espumante Moscatel Branco, na 76ª posição.

Para o enólogo da Vinícola Garibaldi, Gabriel Carissimi, o reconhecimento é a celebração de todo o cuidado com a elaboração dos espumantes, desde a produção nos vinhedos à escolha dos produtores até as etapas de processamento. “A cada ano seguimos investindo para que nossos produtos tenham reconhecimento, comprovando assim a qualidade do nosso trabalho feito a muitas mãos. O Chardonnay é uma das variedades mais nobres e uma das nossas apostas para o ano em que festejamos 85 anos de história e conquistas”, afirma.

"Estar no Top 100 pelo terceiro ano consecutivo é razão de muito orgulho para a Cooperativa Vinícola Aurora, mas também de reconhecimento pela qualidade da matéria-prima de nossos associados e pelo belo trabalho realizado pela equipe de enologia, sob comando do enólogo Flávio Zilio", ressalta o diretor-geral da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna.

Para fazer esse levantamento, a WAWWJ levou em consideração as premiações conquistadas em 74 concursos internacionais, aos quais é atribuída uma nota de acordo com a importância do concurso no cenário mundial do vinho. 

Ao todo, a relação dos 100 melhores do mundo traz vinhos de 18 países diferentes: Espanha (32), Portugal (22), Argentina (11), Austrália (10), França (5), Brasil (4), Chile (3), Itália (2), Israel (2), Alemanha (1), Nova Zelândia (1), República Tcheca (1), Croácia (1), Estado Unidos (1), Turquia (1), Canadá (1), México (1) e Bulgária (1). No ranking dos melhores países produtores de vinhos, dentre 69 inscritos, o Brasil ocupa a 23ª posição.

Clique aqui e confira a relação dos 100 melhores vinhos do mundo.

 

Conteúdos Relacionados