
Cooperativismo impulsiona desenvolvimento da produção rural na Garibaldi
- Nenhum
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, educação, assistência técnica e inovação fortalecem a produção rural e valorizam os cooperados.
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, a valorização do conhecimento é um dos pilares para impulsionar o desenvolvimento de seus mais de 450 cooperados. Presente em 18 municípios, a cooperativa dedica-se à formação técnica e à gestão das propriedades rurais, promovendo uma agricultura cada vez mais eficiente, sustentável e competitiva.
Treinamentos constantes e experiências internacionais
A cooperativa oferece assistência técnica contínua, com orientações sobre o manejo dos vinhedos, épocas de poda e calibragem de pulverizadores. Além disso, promove viagens técnicas à Itália, fortalecendo a intercooperação internacional e atualizando os produtores sobre inovações e novas variedades resistentes às mudanças climáticas.
“Temos um olhar muito atencioso ao compromisso de preparar o cooperado para vencer os desafios frente às transformações do mercado”, afirma o presidente Oscar Ló.
Produção segura e acesso a novos mercados
Mais de 200 agricultores já foram certificados pelo Programa Alimento Seguro Uva (PAS Uva), que segue os padrões do LocalGAP da GlobalGAP. A adesão ao programa fortalece a segurança alimentar e abre portas para mercados mais exigentes, consolidando uma produção alinhada às boas práticas agrícolas.
Gestão rural com foco na perpetuidade
Por meio do curso de Desenvolvimento da Propriedade Rural, os cooperados são capacitados em ferramentas de controle e monitoramento, com enfoque na gestão eficiente das propriedades. O objetivo é garantir a continuidade da atividade agrícola dentro das famílias, aliando tradição e inovação.
Investimento contínuo e valorização do enoturismo
O fortalecimento do quadro social reflete diretamente no crescimento da cooperativa, que investe em tecnologia, assistência técnica e inovação. Um exemplo é o Complexo Enoturístico da Vinícola Garibaldi, modernizado em 2023, que hoje oferece experiências completas de visitação e degustação de mais de 80 rótulos.
A atuação da cooperativa reforça o papel do cooperativismo na transformação da realidade rural, em sintonia com o reconhecimento dado pela ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.
Notícias