Criatividade do futuro e a superação de tempos difíceis marcam o primeiro dia da Semana de Competitividade
- Artigo Secundário 2
Maior evento da história recente do coop gaúcho vai até a quarta-feira (30)
Foi dada a largada do maior evento da história recente do cooperativismo gaúcho, a Semana de Competitividade, uma realização do Sistema Ocergs. No primeiro dia, a criatividade do futuro e a superação de tempos difíceis foram o centro do debate no palco principal, com a presença do futurista Tiago Mattos e do especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e Redução de Riscos pela ONU, Léo Farah. A Semana de Competitividade ocorre até a quarta-feira (30), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, com associados, colaboradores e líderes do coop gaúcho.
Mas por que o nome Semana de Competitividade para um evento que fala sobre a cooperação? Bom, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, explica:
"Falar sobre cooperar e competir parece desafiador, porque competição sugere rivalidade, mas no universo cooperativo, isso tem outro significado. Competir é um estímulo ao crescimento coletivo, inspirando uns aos outros para ser melhor. Aquele que se destaca se torna fonte de aprendizado para os outros", destaca o presidente.
E não é um simples evento. É o maior evento já organizado pelo Sistema Ocergs. Ele está dividido em vários palcos e salas: Palco Principal, onde todos os inscritos participam, e as salas das Trilhas de Conhecimento, que se dividem em Pessoas e Lideranças, Negócios e ESG, Gestão Orientada por Dados e Comunicação. A proposta é que o empregado, associado ou gestor cooperativista retorne o conhecimento adquirido para a sua cooperativa, fomentando novos projetos e conexões.
O primeiro palestrante do evento foi o especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e Redução de Riscos pela ONU, Léo Farah, que destacou ter visto durante a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, em maio deste ano, algo que nunca viu em outras já vivenciadas, como a de Mariana (MG).
"Eu fiquei apaixonado pelo Rio Grande do Sul porque eu vi que o cooperativismo é algo que está enraizado nas pessoas. Vocês têm esse sentimento de cooperação, a ideia de que cada um precisa fazer a sua missão. As pessoas estão preocupadas com o todo. Isso é incrível. O que mais me impressionou no povo gaúcho é esse sentimento de que o coletivo importa, que todo mundo está querendo que todos ganhem", ressaltou Farah.
Já o futuro e a reconstrução do Rio Grande do Sul foi o norte da segunda palestra do dia, com o empreendedor e expert em futuros - ou futurista -, Tiago Mattos, que defendeu que deve ser construído um novo RS.
"Precisamos falar do novo Rio Grande do Sul que se quer construir. Não dá para reconstruir o velho RS de novo, pegando os parâmetros do passado e reproduzindo-os novamente. Já que a gente vai ter de reconstruir o Estado, que seja de uma nova forma", explicou o futurista, que também provou uma reflexão sobre o modelo da educação.
“Precisamos de um modelo em que as crianças aprendam mais rápido, de acordo com o algoritmo, com tempo para pensamento crítico, cidadania, escola personalizada para cada um”, complementou.
Espaço SouCoop
Para quem está curtindo o evento, o Sistema Ocergs convida para visitar o Espaço SouCoop, onde são encontrados brindes para aquisição. Os brindes são trocados após o acúmulo de pontos, em uma espécie de game, a partir do engajamento nas trilhas e redes sociais. Vale desde a presença confirmada na entrada, o feedback ou avaliação da palestra e até a foto tirada no espaço instagramável. E o que são os brindes? Tem muita coisa legal! Chaveiro, boné, garrafa térmica, cuia de chimarrão, carregador portátil e bolsa térmica. E claro, muita camiseta legal com frases do coop.