![Elas pelo Coop RS planeja ações para 2025](/images/rs/20250108-ultima-reuniao-elas-pelo-coop.png#joomlaImage://local-images/rs/20250108-ultima-reuniao-elas-pelo-coop.png)
Elas pelo Coop RS planeja ações para 2025
- Artigo Inferior 3
Comitê, criado no último março, reúne 54 mulheres de mais de 40 cooperativas
Criado em março de 2024, o comitê Elas pelo Coop do Sistema Ocergs encerrou seu primeiro ano de atividade com ótimos números, demonstrando a força e o poder das mulheres no cooperativismo gaúcho. Reunindo 54 mulheres de mais de 40 cooperativas, o comitê encerrou com mais de 60 horas de capacitação online e presencial. O ano foi finalizado com a primeira formatura.
Uma das conquistas, relembrada na última reunião do Elas pelo Coop de 2024, foi a participação no programa Avança Mulher Empreendedora da Junta Comercial RS. Entre os feitos, está uma pesquisa sobre perfis das mulheres do comitê, uma dinâmica conjunta para a elaboração do planejamento para 2025 e, claro, as trilhas realizadas pelas participantes, que resultou no reconhecimento com o certificado Mulher Inspiradora.
O ano encerrou também com 29 cooperativas com interesse em implementar um comitê de mulheres internamente, além da participação do comitê do Sistema Ocergs. Uma forma de aproximação foi a presença em mais de 20 eventos pelo Rio Grande do Sul e pelo país. E 2025 já está muito bem elaborado: o objetivo é intensificar os trabalhos do comitê e elaborar ainda mais ações para desenvolver a liderança e a participação ativa das mulheres no cooperativismo gaúcho. Uma das primeiras formas de aproximação com as mulheres é um evento, dedicado a elas, que será realizado na Expodireto 2025, em Não-Me-Toque.
“Eu vejo que desde o início, quando foi idealizado o trabalho do comitê, foi muito bem pensado. Entendemos que ao longo desse trabalho que vocês vêm realizando, vocês estão abrindo a porta para muitas outras mulheres que virão”, celebrou o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto.
A última reunião do Elas pelo Coop de 2024 contou também com a presença da gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB, Débora Ingrisano, que falou sobre a presença das mulheres no cooperativismo brasileiro e também um pouco sobre sua experiência dentro das cooperativas, história iniciada em 2001.
“Para o que serve um comitê de mulheres? Para a gente estudar e ensinar. Talvez eu esteja trazendo uma informação nova, vocês vão trocar conhecimento, vão fazer cursos, vão nos eventos. Vão estar aprendendo e ensinando umas às outras. Você vai fazer uma super apresentação, uma fala emocionante, vai falar algo que faz sentido, porque as pessoas não vão se identificar só com a sua técnica, mas com a sua história”, disse Débora, inspirando as presentes.
Números de 2024
- Realização de sete reuniões do comitê;
- Participação em cinco reuniões do Elas pelo Coop OCB;
- Avaliação dos eventos realizados de 9,4;
- 23 contatos diretos da coordenação;
- 29 cooperativas interessadas em criar seu próprio comitê;
- 16 mulheres finalizaram as trilhas;
- 62 horas de capacitação online e presencial;
- Participação em mais de 20 eventos.