Fundo Fates é destacado como instrumento importante para assistência ao cooperativismo gaúcho

Fundo Fates é destacado como instrumento importante para assistência ao cooperativismo gaúcho

As enchentes no Rio Grande do Sul atingiram 463 municípios e afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas. O movimento Coopera RS é uma iniciativa do Sistema Ocergs e com o apoio do Sistema OCB tem o objetivo de mobilizar o cooperativismo brasileiro para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 

A partir desta iniciativa, que reforça o espírito de cooperação e solidariedade do movimento cooperativista, a assessoria jurídica do Sistema OCB publicou um informativo sobre o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), que pode ser um instrumento crucial de apoio aos cooperados, seus familiares e empregados.

Neste documento, a entidade esclarece que, no âmbito do cooperativismo, a assistência social deve ser entendida como um conjunto de políticas e ações destinadas ao fomento das necessidades básicas e essenciais dos cooperados, de seus familiares e, quando previsto nos estatutos sociais, dos empregados das cooperativas e da comunidade situada na área de ação em se tratando de cooperativas de crédito. Por isso, o fundo pode ser utilizado para diversas frentes de assistência, sendo elas:  

Assistência Humanitária: O Fates pode financiar a aquisição e distribuição de cestas básicas, água potável e itens de higiene pessoal, além de custear ações de saúde emergenciais, como serviços médicos, odontológicos e psicológicos temporários. 

Apoio Logístico: Em áreas com grande número de vítimas, o fundo pode ser usado para custear ações de resgate e manutenção de estruturas temporárias de estalagem e alimentação, além de atividades culturais e esportivas temporárias para crianças. 

Assistência Funerária: pode ser utilizado para cobrir despesas funerárias dos beneficiários previstos nos estatutos sociais das cooperativas. 

Além dessas frentes, o Fates pode apoiar a retomada das atividades produtivas dos cooperados e custear os serviços técnicos e os reparos necessários para restaurar a capacidade produtiva das cooperativas. No entanto, o uso dos recursos do fundo necessita de uma análise detalhada das aplicações e das disposições estatutárias de cada cooperativa. O Manual do Fates, publicado pelo Sistema OCB, oferece mais informações sobre as hipóteses e formas de uso dos recursos, que garante um apoio eficiente e direcionado às cooperativas afetadas. 

Conteúdos Relacionados