Sem fronteiras para a intercooperação
- Artigo Secundário 2
Neste ano, o Dia de Cooperar – mais conhecido como Dia C – ganhou um novo significado e ajudou a reforçar a solidariedade e o princípio da intercooperação. A Uniprime Pioneira, presente em quatro Estados do Brasil, concentrou esforços em colaborar no auxílio ao Rio Grande do Sul, que foi severamente afetado por uma catástrofe climática sem precedentes. Trata-se de um momento desafiador não só para os gaúchos. Serve de alerta ao Brasil. É preciso se dar conta do quão graves podem ser os desastres ambientais e a necessidade de investimentos mais robustos em estruturas de prevenção.
Vimos milhares de pessoas perdendo suas casas e sua fonte de renda, vidas ceifadas e o colapso da infraestrutura viária, do aeroporto da capital e de serviços básicos. O Rio Grande está se reerguendo com a colaboração de muitos e ainda há uma longa caminhada pela frente. Mas não se pode perder a esperança e o otimismo. Esse comovente desafio motivou as cooperativas a se apoiarem mutuamente, com força de trabalho coordenada e articulada. Fizemos nossa parte e integramos esse grande time, envolvendo nossas agências localizadas no Paraná, em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e também no Rio Grande do Sul – em Porto Alegre e Caxias.
Em Toledo (PR), por exemplo, a campanha “Unindo forças para ajudar o RS” arrecadou alimentos não perecíveis que foram enviados ao Sistema Ocergs, para triagem e distribuição. Ainda no Paraná, em Marechal Cândido Rondon, a união de várias cooperativas resultou no envio de 20 toneladas de mantimentos. Medianeira seguiu o mesmo caminho, com a arrecadação de fraldas, lençóis, toalhas e alimentos essenciais. Tudo chegou a quem mais precisava, com celeridade e organização.
No Mato Grosso do Sul, em Dourados, a criatividade e o empenho dos cooperados resultaram em uma blitz para arrecadar fundos, distribuindo sacolas ecológicas e panfletos informativos. Florianópolis (SC) concentrou doações para direcionamento mais ágil ao Estado vizinho. E mesmo sob dificuldades, no próprio Rio Grande do Sul, a agência de Porto Alegre entregou kits de limpeza e cestas básicas aos moradores do bairro Sarandi, duramente afetado pelas enchentes na capital. Enquanto que, em Caxias do Sul, as doações foram direcionadas para uma entidade local, garantindo que a ajuda chegasse aos mais necessitados.
O cooperativismo é, por sua essência, um movimento de intercooperação, onde a solidariedade e o empenho coletivo são pilares fundamentais. Este princípio se evidenciou de forma exemplar e comprova que o Dia C não é apenas uma data comemorativa, mas um lembrete do poder transformador do cooperativismo. A resposta diante de um problema sem precedentes, como o que afetou o Estado gaúcho, mostra que não existem fronteiras quando temos um mesmo objetivo: avançar com desenvolvimento regional. O compromisso com o bem-estar das comunidades nos faz mais fortes e relevantes.
Fonte: Dr. Orley Campagnolo
Presidente da Uniprime Pioneira