fbpx
Sistema OCB lança documentos abordando a relação entre o coop e as eleições
Featured

Sistema OCB lança documentos abordando a relação entre o coop e as eleições

O Sistema OCB disponibilizou em seu site dois materiais focados na elaboração de políticas públicas e na relação entre o coop e as eleições, além da importância da participação na hora de decidir um candidato alinhado com os princípios do setor. As cartilhas “Propostas para cidades mais Cooperativas” e “Cooperativismo e eleições 2024” já estão disponíveis para download no site da nacional. Confira os links abaixo.

Dividida em quatro eixos temáticos, a cartilha “Propostas para Cidades Mais Cooperativas” apresenta ações, projetos e normas prioritárias que necessitam da ação do governo municipal e destaca o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico para o país. Já a segunda explica, de forma didática, informações, regras e conhecimento sobre o processo eleitoral e sobre como as cooperativas podem e devem se engajar na escolha de candidatos conscientes sobre o papel do coop na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Com mais de 20 milhões de cooperados no Brasil, o movimento cooperativista exerce uma influência significativa na sociedade. Presente em 1.415 cidades brasileiras, sua contribuição para a economia do país já ultrapassou os R$ 650 bilhões, demonstrando seu potencial como motor de crescimento e inclusão financeira.

Além de sua relevância econômica, as cooperativas desempenham um papel fundamental na oferta de serviços essenciais, como saúde, educação, transporte e energia, atendendo às necessidades das comunidades em todo o país.

Segundo o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o cooperativismo emerge como uma resposta relevante aos desafios contemporâneos. “As cooperativas têm a capacidade única de promover o desenvolvimento econômico e social de forma harmoniosa. Ao contrário das empresas tradicionais, onde os lucros tendem a beneficiar apenas alguns poucos, o modelo cooperativista garante uma distribuição equitativa dos resultados entre todos os cooperados, incentivando um ciclo de prosperidade sustentável”, explicou Márcio Lopes.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, as cooperativas têm um papel fundamental para a população, pois oferecem serviços essenciais como saúde, educação, transporte e energia e demais ramos. “O cooperativismo deve ser prioridade na discussão das propostas políticas. Com a participação das cooperativas, iremos garantir que as necessidades das comunidades sejam atendidas e teremos uma economia mais colaborativa e inclusiva.”

Saiba mais sobre os materiais

A cartilha “Propostas para cidades mais Cooperativas” está disponível no link. Já a “Cooperativismo e as Eleições 2024” pode ser conferida aqui.

Conteúdos Relacionados