Sistema Ocergs lança websérie “Histórias Reais do Cooperativismo”
- Artigo Principal
Primeiro capítulo é sobre o projeto Agricultor Conectado, da Coprel; sequência de filmes busca incentivar o consumo de produtos e serviços das cooperativas gaúchas
O Sistema Ocergs lançou, nesta segunda-feira (18), uma websérie sobre o poder transformador das cooperativas na realidade de famílias e comunidades gaúchas. Intitulada “Histórias Reais do Cooperativismo”, a sequência audiovisual terá quatro capítulos. Os vídeos estarão disponíveis no Instagram e no canal do Sistema Ocergs no YouTube.
A websérie produzida pelo Sistema Ocergs almeja mostrar aos gaúchos como o cooperativismo faz a diferença na vida das pessoas, gerando emprego e renda e desenvolvendo as comunidades. O projeto busca incentivar o consumo de produtos e serviços do cooperativismo, especialmente no contexto desafiador de retomada econômica pós-enchente.
O primeiro episódio, já disponível no YouTube e no Instagram, fala sobre o projeto Agricultor Conectado, da Coprel, que atua no setor de energia elétrica na região norte do Estado. A iniciativa levou internet para produtores rurais como o avicultor e pecuarista Celso Panisson, de Ibiaçá, município com 4,5 mil habitantes.
“As cooperativas são o primeiro passo para você crescer. Dentro de uma cooperativa, você não cresce só financeiramente, você cresce como sociedade”, conta Panisson, 66 anos.
Mostrando a realidade da Cotrisel - Cooperativa Tritícola Sepeense, o segundo episódio mostrará de que forma o cooperativismo gera empregos e renda para milhares de famílias, desenvolvendo a economia de diferentes regiões gaúchas. Já o terceiro episódio tratará do empreendedorismo feminino na Coasa, cooperativa de agricultores da região de Água Santa, no norte do RS.
Por fim, o quarto e último episódio da websérie irá mostrar como as cooperativas se apoiaram durante a enchente. A história conta de que forma, no auge da crise, a cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, se encarregou de receber a produção de alguns produtores onde a Dália não conseguia chegar — já que dispunha de caminhões com possibilidade de acesso. Com ajuda mútua e espírito de solidariedade, todos saíram ganhando.
“2024 foi o ano que mostrou ao nosso povo como precisamos estar unidos para sermos ainda mais fortes e como o cooperativismo é importante para a sociedade. Temos as mais diversas e lindas histórias a serem contadas, e esse projeto é o pontapé para que elas ganhem o mundo”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.
Confira o cronograma dos filmes:
18/11: Projeto Agricultor Conectado, da Coprel
25/11: Geração de emprego, da Cotrisel
02/12: Empreendedorismo feminino, da Coasa
09/12: Intercooperação, da Dália e da Santa Clara