Sistema Ocergs participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Trigo

Sistema Ocergs participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Trigo

Com o objetivo de apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados, o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, se reuniu na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nessa quarta-feira (1/11) com os representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Trigo de forma híbrida para debater, entre outros temas, as perspectivas de produção na colheita da safra 2023 e a avaliação das demais culturas de inverno.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, destacou que essa é uma safra complexa. “Conforme levantamento da instituição, ultrapassamos os 50% da colheita na semana passada. A região Norte está com bastante dificuldade, outras regiões estão um pouco melhores, mas nada que seja muito favorável. Todas as culturas têm dificuldade. Das de inverno, a canola deve ser a cultura com menos problema”, avaliou.

“A safra está sofrida em termos de produção. A Emater fará um levantamento em breve. Tem produtores que estão fazendo silagem do trigo que não tem rendimento em alguns pontos”, relatou Rugeri.

O gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, sugeriu que a Seapi possa ajudar a cadeia produtiva do trigo com políticas públicas. E citou outra preocupação: “se esse produto ficar estocado, a janela de recebimento da safra de verão, a partir de fevereiro e março, pode ter um problema de armazenagem”.

Fonte: Comunicação da SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO

Conteúdos Relacionados