Unimed Porto Alegre lança campanha Seja um InfluenciaDoador
No mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas, o Instituto Unimed Porto Alegre, braço social da Unimed Porto Alegre, lança a campanha Seja um InfluenciaDoador, convidando as pessoas a se engajarem na causa. A campanha tem o objetivo de estimular a conversa sobre o assunto e a autodeclaração, mostrando que doação de órgãos também é uma forma de cuidado. Assim, o influenciador passa a ser qualquer pessoa que se declare doador de órgãos e esteja disposto a compartilhar isso com o seu círculo de amigos e familiares multiplicando uma iniciativa que salva vidas. Conforme o Ministério da Saúde, mais de 43 mil pessoas estão à espera de um transplante atualmente no Brasil.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, doar órgãos é um grande gesto de cuidado com o próximo. “Setembro Verde é para destacarmos a conscientização sobre este ato de generosidade e temos o papel, na Unimed Porto Alegre, de levantarmos temas relevantes como este. O Instituto Unimed Porto Alegre soma todas as nossas ações socioambientais realizadas pela cooperativa e a campanha gera impacto social positivo, contribuindo para fazer a diferença no cuidar das pessoas”, afirma.
“Quem deseja se engajar nessa mobilização deve falar com sua família e amigos e declarar sua vontade. Abrir este diálogo pode inspirar novos gestos e é a única forma de concretizar o desejo”, enfatiza o cirurgião Marcelo Hartmann, médico cooperado e diretor de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Porto Alegre. Segundo ele, a iniciativa se propõe a alertar a população para essa causa. “Em muitos casos, o transplante de órgãos é a única esperança de vida e no Brasil a doação só é realizada após a autorização familiar. Por isso, essa comunicação é muito importante”, complementa.