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Vinícola Aurora aposta em produtos premium e crescimento nas vendas chega a 65% desde 2019

Vinícola Aurora aposta em produtos premium e crescimento nas vendas chega a 65% desde 2019

Desde que lançou o seu primeiro vinho premium, em 1991, a Vinícola Aurora tem apostado cada vez mais em produtos de valor agregado. Foi com o Millésime, um Cabernet Sauvignon, que a Cooperativa abriu as portas para a elaboração de rótulos que traduzem a evolução e a versatilidade do vinho fino brasileiro, seja em tintos, brancos, rosés ou espumantes.  

O resultado é que nos últimos três anos a empresa registrou um crescimento de 65% nas comercializações de vinhos premium e super premium. A lista de rótulos inclui desde os últimos lançamentos, como as linhas Gioia e Gran Reserva, passa pelo ícone Millésime até os vinhos com Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira e a série Pequenas Partilhas. Por último, mas não menos especiais, a coop ainda apresentou produtos de Edição Única, o Riesling Safra 2014 e o Viognier 2020.

O diretor-superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, afirma que a pandemia acelerou ainda mais o mercado dos vinhos de faixas de preço mais elevadas. Segundo ele, durante o período de restrições de circulação e de eventos sociais, os consumidores deixaram de ir a restaurantes e passaram a consumir produtos de maior valor agregado em casa.

"O público passou a ter acesso mais facilitado em supermercados, e-commerces e lojas especializadas. Com o mesmo valor que ele poderia adquirir uma garrafa no restaurante, ele comprava duas nestes pontos de venda. Isso ajudou a ampliar o consumo deste tipo de produto no País", acredita o dirigente.

Ficagna destaca que a Aurora dobrou a elaboração destes tipos de bebidas na última década, reforçando ainda mais a liderança no segmento de vinhos finos brasileiros no País. Hoje, os vinhos e espumantes premium e super premium representam cerca de 10% do total de vinhos finos da Cooperativa, percentual que deverá aumentar nos próximos anos.

"Teremos muitas novidades em breve. Novas safras de vinhos ícones, edições únicas, outras de apenas 300 garrafas de um determinado vinho e novas origens para vinhos premium. Além disso, passamos a ter um canal de e-commerce próprio que também vai ajudar no atendimento deste consumidor", adianta Ficagna.  

Os produtos premium e super premium da Vinícola Aurora também são vendidos em alguns supermercados, em lojas especializadas, e-commerces parceiros e no varejo da Cooperativa, na matriz e no Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, e na unidade de Pinto Bandeira. O Edição Única Viognier 2020 - único exemplar da linha ainda disponível - tem venda exclusiva nas lojas da Aurora.         

Mercado de vinhos em expansão           

Segundo dados da Ideal Consulting, o mercado de vinhos no Brasil ampliou 27% de 2019 até 2021. Somente no ano passado foram 489,2 milhões de litros de vendidos entre rótulos brasileiros e importados, o que fez com que o consumo per capita passasse de 2 para 2,8 litros no País.       

Nos últimos cinco anos, entre 2017 e 2021, o mercado premium teve um crescimento médio de 5% e o de super premium de 20% ao ano. Em 2021, o incremento foi de 27% nos vinhos premium e de 48% nos super premium, em relação a 2020.          

Outro levantamento que chama a atenção é que, de acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS), de 2020 a 2021, o número de apreciadores corriqueiros de vinhos saltou de 39 milhões para 51 milhões de pessoas no País.             

“É muito importante este aumento na base de consumo, pois o que percebemos é uma evolução na exigência de quem inicia como um apreciador de vinhos de mesa ou de entrada e vai aos poucos passando a consumir produtos de maior valor agregado. Com a melhora dos processos, investimento pesado em tecnologia e inovação enológica, a tendência é que toda a categoria de vinhos finos cresça ainda mais em qualidade e padrão. A linha premium é um norte a ser buscado dia após dia. Sempre tem melhorias a serem alcançadas, e ao alcançar buscamos mais evolução”, opina o enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio.

Cuidado que começa no vinhedo

Na busca por ampliar a participação neste mercado, a  Vinícola Aurora tem investido em novas variedades, áreas de produção e na continuidade do acompanhamento aos mais de 1,1 mil pequenos produtores associados.    

Zilio explica que o trabalho começa com o acompanhamento da matéria-prima, em todos os ciclos da videira, passa pelo agendamento do recebimento da uva até o momento em que iniciam os processos de elaboração.            

“É quando é feita a remontagem, a delestagem, controle de temperatura com maceração prolongada, até chegar às barricas de carvalho, em especial para os vinhos tintos, onde ficam de oito a 12 meses antes de irem ao mercado. Chamamos de uma elaboração de precisão para chegarmos ao padrão de qualidade exigido para os vinhos das linhas premium e super premium”, detalha o enólogo.

E todo esse cuidado tem resultado em premiações e pontuações expressivas em concursos e publicações mundiais. O vinho ícone da Aurora, o Millésime conquistou 11 medalhas internacionais e já foi reconhecido como o melhor Cabernet Sauvignon brasileiro por revistas especializadas. Outros destaques vêm dos espumantes, com o Gioia Sur Lie e o Extra Brut, ambos com IP Pinto Bandeira, recebendo, respectivamente, 92 e 91 pontos da Guia Descorchados.

"São mostras de que, tanto em vinhos tranquilos como espumantes, a Aurora tem se posicionado de uma forma firme entre os produtores que elaboram, sim, grandes volumes, mas que também obtém resultados excelentes em vinhos de maior valor agregado. São rótulos para uma parcela de consumidor que está disposta a uma experiência com vinhos de alta gama", conclui o enólogo-chefe Flavio Zilio.        

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora

Cooperativa Educredi completa 20 anos de atuação

Cooperativa Educredi completa 20 anos de atuação

Um núcleo formado por 24 professores associados da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) deram início, em 19 de julho de 2002, a uma história no cooperativismo de crédito. Após reuniões e seminários, foi criada a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Professores da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Educredi.

O diretor-presidente da cooperativa, Elson Sena, lembra que a Educredi foi pensada para atender as necessidades de crédito dos professores, que fosse rápido, eficaz e suprisse a categoria que têm nos seus salários uma desvalorização contínua. "Assim nasceu a cooperativa de crédito de professores com 24 associados fundadores e vai se consolidando com suas parcerias e associados fiéis ao sistema cooperativo. Hoje temos a marca do cooperativismo de crédito entre os professores, estamos sempre ampliando nossos atendimentos e de acordo com os princípios do cooperativismo", destaca.

O dirigente reforça que, além do atendimento voltado ao crédito mútuo, a Educredi tem na gestão socioambiental uma ferramenta de função social e ambiental muito forte para atender os associados e suas comunidades. "Nas ações ambientais temos a Sala Verde Padre Amstad, que leva conteúdos e discussões ambientais para as comunidades escolares. Nas ações sociais e educativas a Educredi tende atender seus associados e comunidade na sua área de atuação", observa.

Sena salienta também que a gestão da cooperativa está fundada nas orientações do Banco Central mas atenta às necessidades dos associados. "Disponibilidade de crédito rápido com taxas reais na atual conjuntura econômica são fundamentos de cooperativismo. Assim como estar atenta às necessidades das comunidades onde a cooperativa está inserida", ressalta.

O diretor-presidente da Educredi agradece aos associados pela confiança e parceria nestas ações e espera que a cooperativa possa sempre estar próxima e atendendo as necessidades deles. "Completar 20 anos com esta marca do cooperativismo é um orgulho muito grande para nós e que a Educredi possa sempre mais atender os nossos associados", frisa.

A área de atuação da Cooperativa Educredi compreende 31 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Além dos serviços de crédito e assessoria financeira, a instituição também oferta convênios aos associados com empresas nas áreas de saúde, educação e serviços.

Fonte: Assessoria de Comunicação Educredi

Cooperativa Santa Clara promove 5º Encontro de Jovens

Cooperativa Santa Clara promove 5º Encontro de Jovens

Depois da última edição, realizada de forma on-line em outubro de 2020, a Cooperativa Santa Clara retoma neste ano o Encontro de Jovens, que chega a sua quinta edição. O evento será no dia 28 de julho, no salão do Clube Gercan, em Paraí, e a expectativa é receber cerca de 450 jovens ligados à Cooperativa.

Nesta edição, o foco do encontro será o jovem na propriedade, mostrando casos de associados que assumiram a propriedade familiar, dando sequência ao trabalho de seus pais. Também serão repassadas informações atualizadas da Cooperativa, destacando a grandeza do sistema cooperativo e suas vantagens aos integrantes.

Para o presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums, o encontro é de suma importância, pois os jovens serão o futuro da cooperativa. “São 110 anos em que as novas gerações sempre tiveram um olhar e uma atenção especial. Hoje, com tantas tecnologias existentes, não tenho dúvidas que eles estão prontos para assumir novos desafios”, projeta o presidente.

O ponto alto do Encontro será uma palestra com a participação do ex-goleiro Jakson Follmann, sobrevivente do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, em 2016. Ele vai falar aos participantes como ‘aprendeu a transformar desafios em superação’.

O Encontro de Jovens tem como objetivo proporcionar um dia de aprendizado, promovendo trocas de informações e mostrar a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na propriedade rural. A última edição presencial ocorreu em 2018, e reuniu mais de 300 jovens, também em Paraí.

Programação

- 10h15 – Abertura e boas-vindas com o Presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums e integrantes do Departamento Técnico

- 10h30 – Apresentação e dados da Cooperativa, com o Diretor Administrativa e Financeiro, Alexandre Guerra

- 11h15 – Jovem na Propriedade – cases de associados que assumiram a propriedade da família

- 12h30 – almoço

- 14h – Novas Tecnologias no Campo – Apresentação do aplicativo Smartcoop e app da Santa Clara

- 14h30 – Palestra ‘Aprenda a Transformar Desafios em Superação’, com o ex-jogador Jakson Follmann

- 16h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara

Sistema Ocergs abre vagas para estágio em diversas áreas

Sistema Ocergs abre vagas para estágio em diversas áreas

O Sistema Ocergs divulga vagas para estágio. As vagas estão disponíveis no site www.integrar-rs.com.br.

Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. informando no assunto o código da vaga.

Confira abaixo:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3º ao 7º semestre dos cursos de Análises de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Ciências da Computação.

ATIVIDADES: Auxiliar no suporte técnico aos usuários internos buscando solucionar problemas em geral de todos os componentes das estações de trabalho impressoras, nos circuitos de telecomunicações e demais atividades da área.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VT + VR

HORÁRIO: Das 10h às 12h e das 13h às 17h30

NÚMERO DA VAGA: 49938

COMUNICAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3º semestre ao 7º semestre de Comunicação e Marketing

ATIVIDADES: Apoio na rotina administrativa, na atualização de mailling, em atividades de endomarketing e comunicação interna, na criação de peças gráficas e multimídia, na gestão de canais e conteúdos, na gestão de monitoramento e relacionamento em redes sociais, na organização e divulgação de eventos e em ações e campanhas de marketing.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VT + VR

HORÁRIO: Das 10h às 12h e das 13h às 17h

NÚMERO DA VAGA: 49785

ADMINISTRAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3° semestre ao 7° semestre de Administração de Empresas.

ATIVIDADES: Digitação, importação de dados e geração de relatórios

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VR + VT

HORÁRIO: 10h às 12h e 13h às 17h

NÚMERO DA VAGA: 49939

ADMINISTRAÇÃO/MONITORIA DA ESCOOP

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 2º ao 7º semestre do curso de Administração.

ATIVIDADES: Auxiliar na execução e documentação dos processos, sistemas, rotinas e procedimentos administrativos. Atendimento e auxílio aos alunos em aula virtual. Auxílio aos professores no ambiente virtual da instituição (Teams). Informar o público externo a respeito de projetos e programas incentivados pela instituição.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VR + VT

HORÁRIO: Das 16h30 às 22h30

NÚMERO DA VAGA: 49947

Sescoop/RS promove segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal

Sescoop/RS promove segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal, que abrange quatro turmas para o Curso Análise das Demonstrações Contábeis e Plano de Trabalho. A capacitação é promovida pelo Sescoop/RS, com realização da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop. As aulas serão presenciais e ocorrerão em Santa Rosa, Carlos Barbosa, Teutônia e Porto Alegre.

Nessa segunda etapa do Programa serão abordadas a análise das demonstrações contábeis e a preparação do plano de trabalho do Conselho Fiscal nas sociedades cooperativas. O treinamento é destinado exclusivamente e sem custos para cooperados e colaboradores de cooperativas regulares junto à Ocergs e aderentes a pelo menos um programa de Monitoramento do Sescoop/RS. O público-alvo são os membros efetivos ou suplentes do Conselho Fiscal, bem como interessados em participar de órgão de governança.

PROGRAMAÇÃO

Etapa 2 - Turma de Santa Rosa

Inscrições: Até 10 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3v269kO

Realização: 15 de agosto

Horário: 9h às 16h30

Local: CooperConcórdia - Rua Santa Rosa, 192 - Centro, Santa Rosa - RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Carlos Barbosa

Inscrições: Até 18 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3B3QkO9

Realização: 24 de agosto

Horário: 9h às 16h30

Local: Cooperativa Santa Clara - Rua Pedro Baldasso, 47, Centro - Carlos Barbosa/RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Teutônia

Inscrições: Até 29 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3z1bp9w

Realização: 2 de setembro

Horário: 9h às 16h30

Local: Cooperativa Sicredi Ouro Branco - Rua Dr. R. João Basilio Lavrinenco, 755, Teutônia - RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Porto Alegre

Inscrições: Até 30 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3aQ5z2H

Realização: 9 de setembro

Horário: 9h às 16h30

Local: Sicredi União Metropolitana - Avenida Alberto Bins, 600, Porto Alegre - RS

Professor: José Máximo Daronco


Confira as próximas etapas do Programa de Formação do Conselho Fiscal:

Etapa 3 - Palestra Gestão de Riscos
Prevista para ocorrer de forma online em agosto e setembro.

Etapa 4 - Palestra Preparando o Parecer do Conselho Fiscal
Prevista para ocorrer de forma online em outubro.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações entre em contato pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Whatsapp (51) 98914-0206.

Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

O Sicredi contabilizou um total de R$ 882 milhões em crédito destinado a projetos de energia solar no Brasil, entre janeiro e abril deste ano. O valor representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2021, que foi de R$ 560 milhões.

Do total de financiamento concedido no primeiro quadrimestre deste ano, 50% foram destinados a empresas, 33% a pessoas físicas e 17% ao agronegócio. A carteira de crédito do Sicredi para a finalidade atingiu R$ 5 bilhões em abril, o que representa um aumento de 84% no saldo em relação ao mesmo período de 2021. 

“O mundo está cada vez mais atento a preservação dos recursos essenciais para a vida e o no Sicredi temos na nossa essência apoiar iniciativas que fomentam a sustentabilidade”, afirmaThiago Rossoni, superintendente de Crédito e Negócios do Sicredi. “Trata-se de um compromisso não apenas ecológico, mas que também gera benefício financeiro aos associados a partir da economia com a conta de luz que é gerada com a utilização dos equipamentos”.

Incentivos à energia solar

Um dos motivos do crescimento dos projetos de energia limpa é o diferencial no trabalho realizado em parceria pela instituição com as empresas instaladoras. O modelo possibilita que o financiamento de instalação obtido no Sicredi já seja depositado diretamente na conta dessas empresas, facilitando o processo para seus associados.

Outro exemplo de incentivo e colaboração a projetos sustentáveis é o Programa de Desenvolvimento de Integradores de Energia Solar (PDI), desenvolvido no Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae/RS e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O programa oferece qualificação profissional na instalação de equipamentos solares às empresas parceiras, contribuindo para o seu desenvolvimento e qualidade dos serviços prestados. Hoje, são mais de 500 parceiros homologados por meio do programa.

Como forma de ampliar sua atuação no fomento de soluções sustentáveis, o Sicredi criou em 2021 uma área de Finanças Sustentáveis, dedicada à captação de recursos para a geração de valor à sociedade e ao meio ambiente. Em 2021, essa estrutura coordenou a captação de US$ 120 milhões junto à International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, focada em atender à crescente demanda por crédito destinado à instalação de sistemas de energia solar.

“Nós temos como compromisso apoiar as pessoas em suas necessidades financeiras e cada vez mais temos aliado isso ao fomento de soluções sustentáveis, que contribuem não só economicamente, mas também em termos ambientais e sociais”, conclui Rossoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

CCGL e Languiru conquistam Prêmio Exportação RS

CCGL e Languiru conquistam Prêmio Exportação RS

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Languiru estão entre as 67 empresas reconhecidas pelo Conselho do Prêmio Exportação RS. O número é o maior da história do mérito, superando as 63 que receberam a distinção no ano passado. A cerimônia de premiação das organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador será realizada no dia 11 de agosto, em Porto Alegre.

Com mais de 171 mil produtores e uma Unidade de Laticínios (Cruz Alta/RS) com capacidade para produção de 3,4 milhões de litros de leite por dia, a CCGL aparece na categoria Destaque Setorial - Agropecuário. A unidade de logística da CCGL, composta pelos terminais Termasa e Tergrasa, é responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos os Terminais representam cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.

A Cooperativa Languiru recebe a distinção como Destaque Setorial - Alimentos. Com sede no município de Teutônia, na região do Vale do Taquari, a Cooperativa atua na indústria e no varejo com um mix de produtos e serviços. Atualmente, conta com quatro unidades industriais: Frigorifico de Aves, localizado no município de Westfália, o Frigorifico de Suínos, em Poço das Antas, a Unidade de Laticínios, no município de Teutônia e a Fábrica de Rações, em Estrela. Na linha de varejo, a Languiru possui supermercados, lojas agrocenter, agrocenter máquinas, farmácias e postos de combustível.

50 Anos de História

Em 2022, o Prêmio Exportação RS completa 50 anos distinguindo empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional. Ao todo são mais de 700 empresas reconhecidas pela atuação de destaque com exportações e diferentes segmentos de mercado neste período.

Reconhecimento às organizações

De acordo com o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, alcançar a marca de meio século reforça o peso da distinção no mercado e o desejo das organizações, além de contribuir para solidificar a iniciativa como referência nacional. "Estamos sustentados nos objetivos de reconhecer e condecorar organizações, já são mais de 700 nestes 50 anos, e de gerar conteúdo relevante para capacitar e orientar a comunidade exportadora. Sobre o cenário atual, ainda nos deparamos com diversos desafios, porém, estamos avançando e no caminho certo para evoluir os resultados", relata Forest.

Já o CEO do Prêmio Exportação RS, Edmilson Milan, traça um paralelo para caracterizar a importância do mérito para o desenvolvimento do setor no Estado. "Na década de 70, quando foi criado o prêmio, as exportações gaúchas eram muito incipientes. Em 1972, registraram US$ 4 bilhões e, no ano anterior, não tinham atingido nem US$ 3 bilhões", pontua. Já em 2021, foram US$ 14,1 bilhões exportados. "Acreditamos que fazemos parte deste salto por toda atuação realizada e enxergamos potencial para seguir crescendo, por meio do estímulo e do incentivo para que novas organizações iniciem o trabalho e promovam serviços e produtos gaúchos no exterior", afirma Milan.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

Em 2020, foram reconhecidas 51 empresas com sede no RS, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado. Em 2021, o número alcançou 63 organizações. Neste ano, estabeleceu-se o recorde com 67 companhias.

Com informações de expansao.co/

Projeto Sementes do Cooperativismo retorna após dois anos com evento especial

Projeto Sementes do Cooperativismo retorna após dois anos com evento especial

Após uma parada de dois anos por causa da pandemia de covid-19, o Projeto Sementes do Cooperativismo, da CERTAJA Energia, retornou oficialmente nesta quarta-feira (13). Cerca de 100 alunos, do 6º ao 9º ano da Escola Jozué Machado dos Santos, em Triunfo, participaram da iniciativa que tem como objetivo ampliar a educação cooperativista, preparar os futuros líderes e contribuir com um desenvolvimento mais amplo e igualitário.

Segundo Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a Cooperativa entende que através desta iniciativa está semeando nos jovens a educação e a compreensão sobre o que é o cooperativismo. "Até o evento, os jovens são levados a praticar os conceitos de cooperativismo e também disseminam os mesmos em suas famílias e comunidades onde estão inseridos”, explica.

De acordo com Fabiana Martins, Analista Administrativo da CERTAJA Energia e nome à frente do projeto, após dois anos de pandemia, as atividades em sala de aula estão mais exigentes com alunos e professores. “Em abril, contatamos a escola Jozué e apresentamos o projeto para a direção. Lançamos o desafio para que eles transformassem os conceitos apresentados na palestra, sobre cooperativismo, valores, princípios, história da CERTAJA, em arte", conta.

Segundo a vice-diretora da escola, Cátia Ferreira, em todos os projetos que são convidados a participar, são analisados os pontos que podem ser positivos para os alunos. "Todos cresceram com o desafio e ainda foi despertado nos alunos o quão legal é o teatro, essa arte de representar”, avaliou.

Autoridades locais participaram do evento, como o Vice-Prefeito de Triunfo, Gaspar Santos, o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Educação, Guildo Edílio Hoppe, o presidente do Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita, Francisco Irineu Shardong, e o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

"Torço para que a juventude de Triunfo aproveite muito bem a palestra e que desperte esse espírito do cooperativismo, que é tão importante no bom funcionamento da comunidade", analisou o vice-prefeito.

“É motivador ver essa criançada envolvida com uma proposta dessas. E graças a esse esforço da nossa equipe e da direção da escola, vemos uma mobilização e motivação muito grande para que a gente feche com chave de ouro dentro daquilo que propomos”, concluiu Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Certaja

Sescoop/RS promove Workshop Ciclo PDGC 2022

Tendo em vista a atualização do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas
(PDGC), o Sistema Ocergs promove, nos dias 18, 19 e 20 de julho, das 9h às 12h, o WORKSHOP PDGC CICLO 2022, voltado para cooperativas registradas e regulares no Sistema, especificamente colaboradores e gestores que tenham conhecimento sobre os processos das cooperativas.

O Workshop contará com três turmas, sendo a primeira para as cooperativas do nível Primeiros Passos, a segunda para as Cooperativas do nível Compromisso com a Excelência e, a última turma, para as cooperativas do nível Rumo à Excelência.

A capacitação tem como principais objetivos:
* Entendimento da estrutura do modelo do PDGC quanto aos níveis de maturidade;
* Apresentar os resultados exigidos no Modelo de Referência em Governança e Gestão
de Cooperativas e sua relação com os processos gerenciais;
* Sistemática de autoavaliação - Orientação quanto aos fatores de avaliação de
resultados visando ao estabelecimento de indicadores adequados.

Os eventos serão on-line, através da Plataforma Microsoft Teams.
As inscrições podem ser feitas através dos links:

Primeiros Passos:
https://intranet.sescooprs.coop.br/site/procursos_informacoes.php?c=11888&i=CINTR

Compromisso com a Excelência:
https://intranet.sescooprs.coop.br/site/procursos_informacoes.php?c=11889&i=CINTR

Rumo à Excelência:
https://intranet.sescooprs.coop.br/site/procursos_informacoes.php?c=11890&i=CINTR

Carga horária: 3h
Datas e horários: 18, 19 e 20/07/2022 – das 9h às 12h.
Local: On-line – através da plataforma Teams

Mais informações:
Tatiana Francisco
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(51) 3323-0015

Lembramos que a realização da autoavaliação e diagnóstico do PDGC credencia a cooperativa
para o acesso aos recursos do SESCOOP/RS para projetos de desenvolvimento humano e
organizacional, conforme a Resolução Sescoop/RS 132/2019 o prazo para preenchimento se
encerra em 31/08/22.


Participe e faça parte do movimento pela busca da excelência da gestão!

Rio Grande ganha comitê pra estimular o cooperativismo

Rio Grande ganha comitê pra estimular o cooperativismo

Como forma de estimular o desenvolvimento do cooperativismo em Rio Grande, o prefeito Fábio Branco decretou a criação de um Comitê Gestor de Fomento ao Cooperativismo. O documento foi assinado nessa quarta-feira (6/7) na Prefeitura de Rio Grande, durante ato com a presença da direção da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs).

O objetivo do colegiado será trabalhar de forma conjunta com representantes do setor para difundir o cooperativismo, organizar ações de promoção e atuar na construção de políticas públicas para a área. Também ficará a cargo do Comitê a formatação do estabelecimento de um Conselho de Cooperativismo, que futuramente será responsável por elaborar uma lei local específica para o setor.

“Queremos sair da teoria e começar a trabalhar na prática. A nossa intenção é construir uma política pública em Rio Grande e fazer com que a gente possa ter um bom sistema de governança nesse processo. Queremos dar início, identificar as oportunidades e fazer com que a sociedade se aproprie disso, porque temos a certeza que estamos trazendo desenvolvimento para o Rio Grande. O poder público precisa olhar por todos, mas agir por quem precisa”, diz o prefeito Fábio Branco.

De acordo com o secretário da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, Bercílio Silva, a criação do Comitê marca o “pontapé inicial” dos projetos de cooperativismo da Prefeitura. “Hoje tivemos essa introdução, trazendo as cooperativas para essa integração, para podermos formatar uma política pública municipal do cooperativismo. Não há dúvida que temos bons caminhos e muito trabalho pela frente para ativar o cooperativismo, para que seja instrumento de mudança econômica e social para a sociedade como um todo”, declara.

Aproximação com a Ocergs

O evento, alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no último sábado (2/7), contou com a participação do presidente da Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Darci Hartmann, acompanhado do superintendente da entidade, Gerson José Lauerman, e do gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto. Além deles, também participaram dezenas de associados e dirigentes das cooperativas atuantes em Rio Grande.

Em seu pronunciamento, Hartmann reforçou a parceria da Ocergs para trabalhos de formação, acompanhamento e orientações, mas destacou que são as cooperativas e a comunidade que devem trabalhar para buscar o desenvolvimento.

“Nós não vamos fazer a mudança, vamos ser instrumento para a caminhada. Queremos investir nas cooperativas efetivamente cooperativas. Não podemos esquecer que a cooperativa pertence ao associado. Mas vamos trabalhar em conjunto para gerar um desenvolvimento muito maior em Rio Grande, e o cooperativismo é uma grande ferramenta para isso”, declara.

O presidente ainda apresentou alguns números sobre o cooperativismo no Estado, como o número de associados que chega a 35% da população gaúcha e os valores movimentados pelo setor, que em 2021 chegaram a R$ 71,2 bilhões. Isso representou um incremento de 36,8% na comparação com o ano anterior. “Tivemos um avanço em todos os setores do cooperativismo. Isso mostra que esse modelo está em franco crescimento”, afirma.

Também durante o ato, as cooperativas convidadas para integrar o Comitê tiveram espaço para realizar uma apresentação aos demais, sobre o método de trabalho, resultados e projetos sociais desenvolvidos junto aso associados e comunidades. Participaram da apresentação as cooperativas Unimed, Sicredi, Uniodonto, Cootracam, CRTLOG, Coolitoral, CCGL (Tergrasa), Coopestiva e Sicoob.

Reunião Técnica

Por proposição do presidente da Ocergs, ficou acertado no encontro uma reunião de trabalho que deverá ocorrer no início de agosto. A intenção é que os representantes do setor apresentem suas demandas à equipe técnica da Ocergs, que estará presente para aconselhar e discutir os problemas das cooperativas de Rio Grande.

O Comitê

O Comitê Gestor de Fomento ao Cooperativismo será formado por todas as cooperativas com atuação em Rio Grande cadastradas junto à Ocergs, além da SSecretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Secretaria de Educação e a 18ª Coordenadoria de Educação. Confira, abaixo, a composição completa.

  • Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo - SMPAC;
  • Secretaria de Município da Educação - SMED;
  • 18ª Coordenadoria de Educação;
  • Unimed;
  • Sicredi;
  • Unicred;
  • Uniodonto;
  • Cootracam;
  • CRTLOG;
  • Coolitoral;
  • CCGL (Tergrasa);
  • Coopestiva;
  • Sicoob.

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Grande

Cotrirosa inicia nova turma de Aprendiz Cooperativo Sescoop/RS

A Cotrirosa iniciou no final do mês de junho, uma nova turma de Aprendiz Cooperativo Sescoop/RS. Os 24 aprendizes terão uma formação 1000h, sendo 400h de aula teórica e 600h de atividades práticas, junto à Cooperativa. O término das atividades está previsto para o final de setembro de 2023.

A escola formadora é a Cooperconcórida, de Santa Rosa e oferece formação qualificada durante as aulas teóricas. As disciplinas e atividades são voltadas às seguintes temáticas: informática, cooperativismo, cidadania e trabalho, linguagem e comunicação, matemática comercial e financeira e empreendedorismo. Já as aulas práticas, serão realizadas nas unidades da Cotrirosa, e Santa Rosa, em lojas agropecuárias, supermercados e setores administrativos.

Os jovens aprendizes recebem remuneração e vale alimentação durante o desenvolvimento do curso. Atualmente a Cotrirosa conta com 45 aprendizes cooperativos e nove aprendizes cooperativos do campo. Um total de 54 jovens ativos, junto ao quadro de colaboradores da Cooperativa.

Incentivo ao ingresso no mercado de trabalho e oportunidade de qualificação, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, que podem vivenciar no dia a dia, o trabalho cooperativo.

Fonte: Cotrirosa

Sicoob deve movimentar R$ 41 bilhões para o Plano Safra 22/23

Sicoob deve movimentar R$ 41 bilhões para o Plano Safra 22/23

O Sicoob, um dos maiores apoiadores da produção agrícola do Brasil, deve movimentar R$ 41 bilhões na Safra 2022/2023 para produtores rurais cooperados, segundo informações da instituição financeira cooperativa. O percentual de aumento é de 71%, comparado ao ano-safra anterior, em que foi concedido cerca de R$ 24 bilhões em crédito para produtores pequenos, médios e empresariais.

A instituição disponibiliza seus recursos para estruturar, custear e comercializar sua produção. Em seguros, dispõe de produtos voltados para proteção do patrimônio e promoção da segurança, estabilidade e tranquilidade deste público.

De acordo com o diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Junior, o Sistema está com a expectativa de crescer 71% em relação ao ano-safra anterior e acredita que o valor a ser destinado é uma excelente oportunidade para produtores de todos os portes. “Todos os nossos cooperados produtores rurais, não importa o seu tamanho, poderão se beneficiar do recurso”, comemora.

No atual Plano, o Sicoob irá destinar R$ 21 bilhões às operações de custeio, R$ 17 bilhões para operações de investimento e R$ 3 bilhões para industrialização e comercialização. Serão R$ 9 bilhões direcionados aos pequenos produtores por meio do Pronaf, e R$ 11 bilhões para os médios produtores via Pronamp.

O Sicoob é o principal repassador de Funcafé do Brasil e a expectativa é liberar neste ano-safra mais de R$ 1 bilhão para os cafeicultores que utilizam recursos desse fundo. Além disso, os produtores rurais cooperados do Sicoob terão à disposição os recursos dos Fundos Constitucionais do Norte e do Centro-Oeste, recursos do BNDES, além dos recursos livres das cooperativas.

Além da movimentação do atual Plano Safra, o Sicoob realiza diversas ações para os produtores rurais que adotam estratégias e modelos de negócios comprometidos com a sustentabilidade, alinhados às melhores práticas de ESG (Environmental, social and Governance) – em português, meio ambiente, social e governança.

Nesta quinta-feira (7), por exemplo, ocorrerá o 13º Workshop Produtor Rural, no qual quatro produtores mineiros, um capixaba e um catarinense, serão anunciados como vencedores do Prêmio Produtor Rural Sustentável, uma forma do Sistema reconhecer produtores que colocam o tema sustentabilidade no centro do processo produtivo, e com responsabilidade socioambiental geram soluções sustentáveis que impactam positivamente as comunidades em que atuam.

Hoje, o Sicoob conta mais de 6 milhões de cooperados. Destes, cerca de 490 mil são produtores rurais e 76% deste público são formados por pequenos produtores.

Sicoob SC/RS
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que o incremento de 71% de recursos para a safra que está começando, “é a demonstração maior de que o Sicoob é um grande parceiro do produtor rural, sempre pronto a apoiá-lo em suas demandas, impulsionar seus negócios e contribuir para o desenvolvimento regional, gerando mais empregos, renda e qualidade de vida”.

Segundo o diretor de Negócios da Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, o Sicoob tem recursos para modernizar, custear, proteger e expandir a produção do agronegócio. Para o gerente de Agronegócios da Central SC/RS, Rodinei Munaretto, a expectativa, mesmo diante das dificuldades, é de mais uma grande safra “e o Sicoob vai atender, com recursos próprios e do governo, desde a agricultura familiar até a empresarial”. Acrescentou que “as linhas de custeio, investimento, comercialização e industrialização do Sicoob vão garantir a flexibilidade necessária e contribuir com a competitividade da cadeia produtiva dos nossos cooperados”.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo forma mais uma turma

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo forma mais uma turma

A Coopermil, em parceria do Sescoop/RS, Cooperconcórdia e Cotrirosa finalizou no dia 29 de junho as atividades de mais uma turma de Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo. O curso teve duração de um ano e sete mês, intercalando aulas teóricas, no sistema de aulas digitais, atendendo as determinações do combate a Covid-19 e aulas práticas nas propriedades dos alunos, filhos de associados das Cooperativas.

O evento de encerramento foi realizado de forma presencial junto as dependências da Cooperconcórdia, onde cada aluno pode apresentar o seu trabalho de conclusão de curso e apresentar uma avaliação de como o programa contribui na vida destes e também na propriedade da família, destacando ainda a importância do relacionamento criado com a Cooperativa.

Segundo o presidente da Coopermil, Ernani Thober, "a conclusão deste curso marca uma nova fase na vida destes jovens, onde pudemos observar como ele trouxe vários aspectos positivos no desenvolvimento destes jovens, onde os relatos reforçaram o envolvimento nas atividades da propriedade rural e também um maior diálogo com a família, buscando aprimorar a atividade no campo e consolidando a espirito do programa Aprendiz Cooperativo do Campo de fortalecer o processo de permanência do jovem na atividade e da continuidade da propriedade rural na família. Estes jovens são o futuro do Cooperativismo e também da sucessão familiar no campo".

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopermil

2ª Chamada CNPq/Sescoop recebe 131 submissões

2ª Chamada CNPq/Sescoop recebe 131 submissões

O Sistema OCB encerrou na última quinta-feira (30/6) as inscrições para a Chamada Pública CNPq/Sescoop 011/2022 - Pesquisa em Cooperativismo, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, 131 trabalhos foram submetidos para avaliação nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.  

O programa oferece fomento de até R$ 4 milhões para projetos e os pesquisadores contemplados poderão custear, entre outros, bolsas para orientandos, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participar de congressos e até mesmo comprar equipamentos e materiais para executar o trabalho.  

“Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.   

O maior número de submissões foi para a Linha 1 - Impactos econômicos, sociais e ambientais, com 65 inscrições; A Linha 2 – Competitividade e inovação no Cooperativismo recebeu 39 projetos, enquanto a Linha 4 – Cenário jurídico do cooperativismo, conta com 15 propostas. Já a Linha 3 – Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.  

O período de julgamento das propostas apresentadas será de 27 de julho a 5 de agosto. O resultado preliminar será divulgado no dia 15 de agosto. Após o prazo final para interposição de recursos (19 de agosto), a divulgação do resultado final ocorrerá no dia 12 de setembro.  

Calendário 

  • 27/7 a 5/8 – Período de julgamento das propostas apresentadas; 
  • 15/8 – Divulgação do resultado preliminar no Diário Oficial da União (DOU) e na página do CNPq na Internet; 
  • 19/8 – Prazo final para interposição de recursos administrativos; 
  • 12/9 – Divulgação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU) e na página do CNPq na Internet. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Languiru oportuniza nova formação em gestão e sucessão

Languiru oportuniza nova formação em gestão e sucessão

Em junho teve início o Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas. Na edição 2022 a formação agrupa os conteúdos trabalhados até então em dois cursos distintos de formação de líderes e de sucessão familiar promovidos pela Languiru. A turma conta com 24 participantes, integrantes do núcleo familiar de associados e empregados da Cooperativa. Realização da Languiru, o curso conta com a execução da Univates e apoio do Sescoop/RS. Os encontros serão quinzenais, com aulas nas quintas-feiras, na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, estendendo-se até novembro.

Aula inaugural

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, prestigiou a aula inaugural, acompanhado do vice-presidente Cesar Wilsmann. “É muito bom ver este grupo buscando a qualificação e se habilitando para ocupar posições importantes nos Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru, visto que o curso é pré-requisito para essa condição. A base de tudo é o estudo, o investimento nas pessoas vale a pena e garante futuro promissor à Languiru e às propriedades rurais”, disse.

O vice-presidente acrescentou que a formação contribui significativamente para a profissionalização do campo. “Gerenciar uma propriedade com base no conhecimento é fundamental”, disse Wilsmann.

Gestão, liderança, sucessão e conceitos do cooperativismo

A primeira aula foi ministrada pelo professor Albano Mayer, que abordou gestão, liderança, sucessão e conceitos do cooperativismo. “A Languiru dá mais um importante passo na preparação de gestores e lideranças, seja na propriedade rural ou na Cooperativa”, frisou.

O conteúdo programático ainda prevê o debate sobre governança; sentimentos e emoções na gestão de pessoas; direito e legislação cooperativa; sistemas de controle e avaliação das cooperativas; sistemas de produção e logística; noções de contabilidade e análise de demonstrações contábeis; relações familiares e gestão de conflitos; gestão estratégica e análise de investimentos; gestão da inovação; gestão de projetos; vivencial e trabalho aplicado na Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Unicred Erechim inaugura seu primeiro eletroposto

Unicred Erechim inaugura seu primeiro eletroposto

Unicred Erechim acaba de inaugurar seu primeiro eletroposto para carregar veículos elétricos. A iniciativa pioneira no Alto Uruguai vem ao encontro do princípio do cooperativismo de interesse pela comunidade, visa estimular práticas ambientais e sustentáveis entre o quadro social e, também, facilitar a vida do cooperado, que poderá usufruir desta tecnologia sem custo.

O primeiro eletroposto da Unicred Erechim, apresentado à comunidade no fim de junho, tem potência de 7,5 KW, é do Tipo 2, padrão europeu, que atende mais de 90% das marcas do mercado, e está integrado ao Google Maps por meio da plataforma de carregadores Plug Share. A estação de recarga fica na Avenida XV de Novembro, 236, no centro da cidade, em frente à entrada principal da Agência Sede.

O vice-presidente do Conselho de Administração da Unicred Erechim, Plinio Costa Junior, destacou o empenho dos colaboradores, o apoio da Diretoria, dos Conselhos e cooperados neste projeto inédito em Erechim e no Alto Uruguai. “A Unicred tem na sua raiz o desenvolvimento financeiro, mas dentro do cooperativismo atua no desenvolvimento social, ecológico e educacional. A Cooperativa se antecipou e trouxe o futuro para o presente haja vista a carência e o custo do combustível de carbono e visando oferecer mais esse diferencial e facilidade aos nossos cooperados, que enquanto são atendidos e fazem seus negócios podem carregar o seu veículo sem custo. Esperamos ter um bom benefício ecológico, pois o eletroposto é não poluente, efetivo e é o futuro”, declarou.

Em nome da Diretoria Executiva, Dra. Fabiana da Silva Bitencourt, ratificou o empenho dos cooperados e colaboradores no dia a dia da Cooperativa. “Com pouco mais 2.460 cooperados, administrando, aproximadamente, R$ 350 milhões de ativos e atuando em uma área de ação de 39 municípios, nos orgulhamos de estarmos contribuindo para impactar direta e indiretamente as pessoas e o meio ambiente, e no nosso caso não só financeiramente, como é o nosso negócio, mas também com ações práticas voltadas à sustentabilidade ambiental”, disse.

Ao elogiar a iniciativa do eletroposto, ideia do gerente de Operações, Everton Luis Poletto, a executiva lembrou que a Unicred Erechim possui linhas de crédito voltadas à aquisição de painéis solares e outros equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica, que possuem prazo mais amplo e possibilidade de ser 100% financiável. “Com estas iniciativas, mas, principalmente, com ideias inovadoras, o apoio incondicional da equipe de colaboradores, e em especial, no dia de hoje, do nosso Assessor de Endomarketing, Evandro Didomenico, e a ajuda dos parceiros Sostrale Energia; Concessionária IESA/BMW de Passo Fundo e Secretaria do Meio Ambiente, nos colocamos à disposição de toda a comunidade porque acreditamos que estes investimentos trazem mais valor e cooperam para um mundo melhor”, acrescentou.

O secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira, afirmou que ações voltadas ao social e à sustentabilidade são de extrema importância e sempre feitas de forma coletiva. “Muitas vezes é preciso superar limites para que a sociedade receba aquilo que no momento não consegue reconhecer, mas aos poucos deixa a comunidade melhor. O ato de hoje é mais uma antecipação do futuro que a Unicred faz, assim como fez há 25 anos quando foi fundada, e novamente faz história ao inaugurar o primeiro eletroposto de Erechim e do Alto Uruguai, que representa sustentabilidade ambiental, mas, também, tecnologia”, enfatizou, parabenizando a Unicred e assegurando que a Secretaria do Meio Ambiente continuará sendo parceira de todas ações voltadas à preservação e conservação do meio ambiente.

Além de cooperados e colaboradores também participaram do ato como convidados o Diretor da Solstrale Energia, Juan de León; o Gerente da Concessionária IESA/BMW de Passo Fundo, Cristian Medeiros do Amaral; a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didoné; o secretário da Fazenda, Valdemar Loch; o Diretor de Trânsito, Elenilton José Pires de Lima; o Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Fábio Vendruscolo; e o Diretor Geral do Colégio Franciscano São José, Leocir Oldra.

Fonte: Unicred Erechim

Unicred Porto Alegre pratica solidariedade no Dia do Cooperar

Unicred Porto Alegre pratica solidariedade no Dia do Cooperar

No último sábado, 2 de julho, Dia de Cooperar (Dia C), iniciou a entrega da arrecadação das doações da Campanha do Agasalho deste ano da Unicred Porto Alegre. Com o slogan “Cooperar Aquece Corações”, a Cooperativa, por meio de sua comissão de Responsabilidade Social, mais uma vez lidera colaboradores e associados das suas 21 agências, em uma grande campanha de solidariedade.

A iniciativa, contemplando toda a rede no período de 15 a 27 de junho, arrecadou roupas em boas condições de uso, calçados, cobertores, mantas, meias, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis, copos e talheres descartáveis. Também foram recebidas doações pela chave Pix: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, lembra que o interesse pelo próximo é um dos princípios do cooperativismo. “Por isto, a Cooperativa está constantemente, buscando formas de acolher aqueles que mais precisam, em especial, nos momentos mais difíceis, como agora, nos meses de inverno, protegendo os mais vulneráveis diante das baixas temperaturas, que estamos enfrentando”, diz ele.

As instituições locais indicadas pela Cooperativa para receberem doações foram selecionadas por meio de um levantamento realizado nas cidades. São elas:

  • FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania e o Ginásio DEMHAB, que faz o acolhimento às pessoas em situação de rua em Porto Alegre;
  • CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Camaquã;
  • CREAS - Centro de Referência em Especialidade de Assistência Social e o Lar São José Canoas, em Canoas;
  • Secretaria Municipal de Assistência Social, em Guaíba;
  • CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Gravataí;
  • CREAS Girassol - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, em Esteio;
  • CRAS Arco-Íris (Centro de Referência de Assistência Social), em Capão da Canoa;
  • CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, em Torres; e
  • Prefeitura Municipal de Osório – Secretaria da Saúde e Ação Social.

A Cooperativa tem uma preocupação constante com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida, tanto pela consultoria financeira especializada, produtos e serviços, que oferece, quanto por meio de ações sociais que transformam, buscando sempre cooperar com mais vidas e inspirar futuros. Conheça mais em https://escolhaunicredportoalegre.com.br/.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Porto Alegre

Bike e sustentabilidade: cooperativas se unem para celebrar o Dia C

Bike e sustentabilidade: cooperativas se unem para celebrar o Dia C

No sábado, 2 de julho, as cooperativas Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas RS/MG e Unimed Noroeste/RS se uniram para materializar o seu compromisso com a sociedade, estimulando ações voltadas desenvolvimento social e sustentável. E a bicicleta foi justamente o símbolo desta ação, intitulada “Leve a Cooperação na Garupa”, para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, também denominado Dia de Cooperar ou Dia C.

Com a participação de cerca de 100 ciclistas, vinculados a diversos grupos que pedalam longos percursos pela região, foi realizado o Circuito das Usinas, passando pela PCH Ijuí Centenária e se estendendo até a PCH José Barasuol, usinas da Ceriluz, totalizando 18 km só de ida. Também foi realizado um circuito para crianças e iniciantes, na área central de Ijuí, ambos contando com o apoio da Coordenadoria Municipal de Trânsito. Na Praça da República, ponto de encontro, também ocorreram diversas atividades para as famílias, como distribuição de camisetas da ação, de frutas e de água, a bike do suco e uma interação com a Cia. Cadagy da Unijuí, entre outras.

“A união das cooperativas favoreceu uma atividade física sem poluição ambiental, mostrando nossas belezas do interior e fazendo com que pessoas se desafiassem num evento de tamanha grandiosidade. Sou muito grata em ter participado”, observa a ciclista Guilhermina Maria Van Riel Weber, 67 anos. Ela pedala desde 2016, estimulada pelos filhos, também ciclistas, participando de diversos tipos de provas e percursos. Em 2019, uma queda feia, que resultou em três vértebras fraturadas, a afastou por 10 meses das duas rodas, mas assim que possível voltou, pela paixão que desenvolveu por este estilo de vida. “Até onde tenho conhecimento sou a mulher mais velha que pedala nessa frequência e participa dos eventos. Mas meu objetivo é mostrar que não tem idade para

fazermos o que gostamos, me sinto no dever de continuar para incentivar elas e tem funcionado bem”, complementa.

Já o integrante do grupo Las Monaretas, Carlos José Barboza, que auxiliou na organização do evento convidando os ciclistas para a ação, observa que, com a pandemia, aumentou o número de pessoas que pedalam na cidade. “Além do condicionamento físico, pedalar traz uma série de benefícios, como o bem-estar e questões emocionais e a melhora da mobilidade urbana, por exemplo, o que é muito importante. E o evento marcou muito bem essas questões, agradou muito a quem participou”, complementa.

O evento idealizado pelas cooperativas em Ijuí esteve focado em três objetivos centrais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, as iniciativas incluem o estímulo à prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Noroeste

Cotrirosa comemora 54 anos com atuação cada vez mais próxima da comunidade

Cotrirosa comemora 54 anos com atuação cada vez mais próxima da comunidade

Fundada no dia 29 de junho de 1968 por um grupo de 77 agricultores, instigados pelo espírito de solidariedade e de ajuda mútua, a Cotrirosa comemora nesta quarta-feira (29/6) 54 anos de história. Os 77 associados, conscientes de suas responsabilidades, não pouparam esforços e traçaram os rumos da Cooperativa. Apesar das dificuldades e da instabilidade na agricultura, com o passar do tempo, o número de associados foi aumentando significativamente. Eles buscaram e encontraram uma Cooperativa para atender as necessidades da agricultura.

Uma história construída por muitas mãos e que, hoje, permite que a Cotrirosa tenha uma atuação sólida em 18 municípios, com 23 supermercados, 27 lojas agropecuárias, 24 unidades de recebimento de grãos, dois moinhos e uma cerealista. Em breve, a Cooperativa também irá inaugurar mais um supermercado e uma loja agropecuária, no município de Tuparendi.

Quadro social

Atualmente, a Cooperativa conta com um quadro de mais de 5 mil associados. Também estão à frente da Cotrirosa, o presidente do Conselho de Administração, Clenir Antonio Dalcin; o vice-presidente, Pedro Olavo Rauber; o secretário, Cirio Adam, além dos membros efetivos e suplentes do Conselho de Administração, que representam os municípios de atuação, em um mandato de quatro anos. A Cooperativa também conta com um Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes, com mandato de um ano. Somam a esse grupo, mais de 950 colaboradores.

Dalcin explica que desde que a atual direção assumiu a Cotrirosa, em 24 de março de 2021, muitas mudanças foram feitas. O novo posicionamento coloca a Cooperativa ainda mais próxima de toda a comunidade, com práticas que remetem ao slogan “Ser parceiro é estar presente” e ações junto aos associados, clientes, fornecedores e colaboradores.

“Queremos cada vez mais ser uma cooperativa presente, forte, com bons resultados e que tenha vida longa, gerando prosperidade para nossas comunidades e desenvolvimento para nossa região. Tudo isso só será possível com a união e a força de todos que fazem a Cotrirosa”, destaca o presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin.

A história da Cotrirosa é marcada por desafios e conquistas, fruto do trabalho cooperativo e do espírito empreendedor. Pessoas que deram continuidade ao crescimento e ao fortalecimento da Cooperativa. Hoje, em todos os negócios, a Cooperativa intensifica as ações que fortalecem o compromisso de proteger e prosperar, com presença de forma cada vez mais significativa, nas comunidades onde atua.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrirosa

Sicredi chega à marca de 6 milhões de associados

Sicredi chega à marca de 6 milhões de associados

O Sicredi ultrapassou, em junho, a marca de 6 milhões de associados. A instituição cresceu 13% nos últimos 12 meses em número de associados, o que representou uma marca de mais de 750 mil novos entrantes. O crescimento da rede de atendimento físico do Sicredi está alinhado ao objetivo de estar próximo para atender as necessidades das pessoas. Desde abril, a instituição está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Atualmente, são mais de 2,2 mil agências, em mais de 1,6 mil municípios, sendo que em mais de 200 destes o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente, o que reforça a importância do cooperativismo na bancarização e no acesso ao crédito para as pessoas. Aliado a isso, o Sicredi investe continuamente na ampliação de suas ferramentas e meios digitais que se somam para manter a proximidade com seus associados e comunidades em que está inserida.

“O novo marco em número de associados reforça o ciclo virtuoso do cooperativismo, que leva serviços financeiros e de crédito para todas as regiões do País, apoiando o desenvolvimento local sem fronteiras. Como fazemos há 120 anos, nosso propósito é construir juntos uma sociedade mais próspera e quanto mais gente caminhando conosco nessa mesma direção, melhor”, diz o presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall‘Agnese. 

Alicerces da expansão

O crescimento do Sicredi ao longo da sua trajetória se deve principalmente à atuação das cooperativas, que expandiram a presença para diversos estados nos últimos cinco anos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, há constantes investimentos em melhorias organizacionais e na implementação de estratégias inovadoras para aperfeiçoar os canais de atendimento e o olhar atento sobre governança. A instituição apresentou um total de mais de R$ 136 bilhões em depósitos no final do primeiro trimestre deste ano, recursos que permanecem nas regiões onde são captados, fortalecendo a economia local.

O histórico de confiança dos associados se reflete também nos números relacionados ao crédito. No primeiro trimestre de 2022, o Sicredi alcançou R$ 138 bilhões na carteira de crédito, atendendo pessoas físicas, jurídicas e associados ligados ao agronegócio, com apoio principalmente a pequenos e médios empreendedores e agricultores. O atendimento também envolve projetos e iniciativas sustentáveis, empreendedorismo feminino, capacitação profissional e geração de energia limpa, o que diversifica a participação da instituição e garante opções variadas de financiamento a cada necessidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi