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Certaja completa 50 anos e consolida distribuição de energia elétrica

Certaja completa 50 anos e consolida distribuição de energia elétrica

A Cooperativa Certaja comemorou, no dia 6 de novembro, seus 50 anos. A celebração começou com um show acústico que alegrou os 260 convidados do almoço. O cerimonial iniciou com a composição da mesa de autoridades, com o presidente da Certaja Energia, Renato Martins, seu vice Gilberto Coutinho, o secretário do conselho de administração e prefeito de Vale Verde, Gustavo Schuh, o presidente da Certaja Desenvolvimento Pedro Maia e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius. Outros integrantes da mesa foram o vice-prefeito de Taquari, André Britto, o presidente da Cermissões e representante da presidência da Fecoergs, Diamantino Marques dos Santos, e o vice-presidente do Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeyer. Os conselhos fiscal e administrativo foram nomeados e homenageados, e na sequência os hinos nacional e rio-grandense foram entoados.

HOMENAGENS - A exibição do novo vídeo institucional da Certaja, estrelado pelo humorista taquariense Paulinho Mixaria, contou os anos de luta e empreendedorismo para levar luz àqueles rincões que não eram atendidos pelas grandes concessionárias. Homenagens especiais foram dedicadas a diversas pessoas que ajudaram a escrever as cinco décadas de trabalho árduo e honrado. Assim, houve menções celebrativas e entrega de placas ao primeiro presidente Alcides Antunes da Cunha Neto, na pessoa de sua esposa Dona Rosamaria Praia Antunes da Cunha, que não pôde comparecer por motivos de força maior, e ao segundo presidente Adão Rodrigues Martins, representado por seu neto Flávio Martins. Marla Cecília Quadros da Rocha, neta do terceiro presidente Nero Pereira de Freitas, recebeu a placa em nome de seu avô. Os filhos Clóvis e Magda, do presidente Frederico Damião Arnt Bavaresco, fizeram-se presentes e receberam a placa em homenagem ao seu pai. Hilário Rollof, o único associado hoje remanescente do grupo de 30 pessoas que participaram da assembleia de fundação, tomou em mãos a homenagem que a Certaja lhe dedicou. Por motivos de saúde Júlio Fornari não se fez presente, mas foi lembrado e festejado por sua colaboração como conselheiro administrativo até 2016. Gilberto Coutinho Cunha, que em 1983 integrou os conselhos fiscal e administrativo, desde 2008 assumiu o desafio da vice-presidência, pelo que foi amplamente aplaudido. Representando a Fecoergs, Diamantino Marques dos Santos ouviu palavras de gratidão à José Zordan, superintendente da Fecoergs, pelos relevantes serviços ao Sistema de Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

A última homenagem foi dedicada a Renato Martins, vinculado a Cooperativa desde janeiro de 1973 e que em 2008, com o falecimento de Bavaresco, assumiu o cargo máximo na Cooperativa, conduzindo-a por desafios como a cisão dos negócios de energia e desenvolvimento, bem como a assinatura do contrato de permissão de distribuição de energia elétrica. Emocionado e em companhia de sua esposa Maria da Graça, Renato recebeu a placa sem conter as lágrimas. Seu discurso celebrou a vitalidade do empreendimento cooperativista, com o apoio dos colaboradores, associados, conselheiros e órgãos de classe que viabilizam as atividades cotidianas. Ele recordou os desafios imensos que se apresentaram no início da Cooperativa, do espírito de garra das equipes que iam a campo com uma estrutura de trabalho difícil, bem como da coragem dos associados ao aderirem à ideia cooperativista em um período no qual o sistema não tinha a mesma credibilidade que hoje possui. E assegurou, em um misto de alegria e prenúncio de um futuro luminoso: “Nossa história está só começando”.

FAÇANHAS CERTAJANAS - Vergilio Perius não escondeu sua admiração pela trajetória luminosa da Certaja, repleta de coragem e realizações que construíram uma reputação impecável dentro e fora do Rio Grande do Sul. “Aqueles 30 associados não podiam imaginar que a sua cooperativa se tornaria um referencial como este”. E acrescentou: “Sirvam as façanhas da Certaja de modelo a toda Terra”. O jornal dos associados, o Certajano, e o Projeto Sementes do Cooperativismo são duas dessas grandes façanhas certajanas dignas de orgulho.

O vice-prefeito André Brito afirmou sua honra em representar a administração municipal taquariense, frisando o espírito visionário dos 30 pioneiros que “inauguraram” o empreendimento. O prefeito de Vale Verde, Gustavo Schuh, comentou a decisão de incluir a disciplina de cooperativismo nos currículos das escolas municipais, inspirados pelas ideias certajanas, o que aponta como fundamental na construção de uma sociedade mais cidadã e unida. Fez efusivos agradecimentos pelo empenho da CERTAJA no desenvolvimento de suas comunidades. Fez uso da palavra também o Sr. Silvo Landmeyer, vice-presidente do Sicredi Ouro Branco, destacando a importância da Certaja e do cooperativismo para a região. Os religiosos Frei Gastão, representando a comunidade católica e o pastor Marcos Roberto Makewitz deram a benção final ao evento.

Está no ar o segundo episódio do Fala ae, Geração

O segundo episódio da nova temporada do Fala ae, Geração está no ar a partir de hoje! Dessa vez, a protagonista da 2ª temporada, Camila Luconi, explica como desenvolver sua liderança para gerar impacto positivo no mundo.

O empreendedorismo é o assunto de destaque neste segundo episódio. “Você pode empreender de diversas formas, desde a maneira clássica, abrindo uma empresa, ou então abrindo projetos, tocando iniciativas dentro de uma escola, de uma outra empresa ou de uma organização”, destaca Camila.

Segunda Temporada

E como tudo muda o tempo todo no mundo, a segunda temporada vem recheada de novidades. A principal é a nova apresentadora, a queridona Camila Luconi. Já conhecida por projetos com a galera mais jovem, participar de hackatons e estar conectada com os assuntos cooperativismo e jovens, ela vai apresentar assuntos relevantes para esse público tão especial pra gente. O novo formato, layout e insights também estão diferentes!

Os assuntos a serem tratados incluem mercado de trabalho, empreendedorismo, empresas sustentáveis e responsabilidade social e economia colaborativa. Sim, todos parecem meio “adultos”, mas a pegada da Camila é diferente, tratando conteúdos assim pro público jovem que já está pensando no futuro.

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Cooperativas estão entre as 60 melhores empresas para trabalhar no RS

Cooperativas estão entre as 60 melhores empresas para trabalhar no RS

A 9ª edição do ranking Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, realizada pelo Great Place to Work (GPTW) com o apoio do Grupo RBS, tem novas líderes nas três categorias do prêmio. O evento de condecoração, que ocorreu nesta terça-feira (5), em Porto Alegre, reconheceu 60 empresas. Foram mais de 170 inscritas na fase final.

O ranking deste ano revelou muitas novidades. Além do número recorde de empresas participantes e premiadas, 16 empresas entraram no ranking pela primeira vez. As líderes nas três categorias (Grande, Médio e Pequeno Portes) também mudaram em relação ao ranking de 2018. Ao todo, mais de 82 mil colaboradores responderam ao questionário, e avaliaram o clima organizacional de suas empresas em cinco pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Cultura e desenvolvimento são destaque entre funcionários

Das cinco dimensões avaliadas na pesquisa, o orgulho do trabalho realizado e de pertencer à empresa apresenta o melhor índice. E, quando questionados sobre o principal motivo de permanência nas organizações, 42% dos funcionários indicaram a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. A pesquisa aponta, ainda, que 33% das companhias têm universidade corporativa, enquanto 68% oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação e 72% disponibilizam verba para funcionários utilizarem no programa de desenvolvimento que quiserem.

Em relação à distribuição de gênero, embora o público geral seja mais equilibrado, com 43% de mulheres e 57% de homens, o desafio ainda está nas posições de gestão: apenas 36% dos cargos de média liderança são ocupados pelo público feminino. E na alta liderança, a diferença é ainda maior: somente 20% das mulheres respondem pelo nível mais alto de liderança das empresas.

Fonte: ClicRBS
Sistema Ocergs-Sescoop/RS presente na HSM Expo 2019

Sistema Ocergs-Sescoop/RS presente na HSM Expo 2019

Uma comitiva de 11 pessoas representam o Sistema Ocergs-Sescoop/RS na HSM Expo 2019, que acontece de 4 a 6 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo/SP. Além dos participantes da organização cooperativa do Rio Grande do Sul, cerca de 150 integrantes de cooperativas dos ramos Agropecuário (43), Crédito (40), Saúde (70) e Infraestrutura (5) estão presentes em um dos maiores eventos em inovação em gestão do país.

Desde sua fundação, em 1987, a HSM acompanha o que há de mais inovador em gestão, trabalhando ao lado das lideranças de negócios para alcançar sua missão de transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. Hoje, a HSM é uma plataforma de conhecimento, que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira, construindo redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes, e colocando as vozes mais importantes do mundo atual dos negócios em contato com executivos e gestores nacionais.

Segundo o superintendente Gerson Lauermann, um dos integrantes que representam o Sescoop/RS no evento, a participação no HSM Expo 2019 é uma oportunidade única de adquirir conhecimento com os mais renomados estudiosos, cientistas e especialistas nos assuntos do momento, que são a mudança e inovação. “Oportunidade para grandes reflexões, muitas ideias e desafios, e uma certeza: a mudança é irreversível e o foco é o cliente na sua plenitude, ou seja, as nossas cooperativas”, destaca.

Integram a delegação os conselheiros de Administrativos do Sescoop/RS José Milton Cunha Mirenda e Zélia Hohn; os superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini; os gerentes Hélio Loureiro de Oliveira (Formação Profissional) e José Máximo Daronco (Monitoramento); o coordenador Junior Oliveira (Comunicação), além dos técnicos Guilherme Bragé (Monitoramento), Rosângela Paim (Promoção Social), Jaime Coutinho (Escoop) e Diene Ludwig (Formação Profissional).

Para saber mais informações sobre a HSM Expo 2019 acesse o link: HSM Expo 

Dália Alimentos inaugurará Complexo Avícola no dia 13 de dezembro

Dália Alimentos inaugurará Complexo Avícola no dia 13 de dezembro

Um projeto pioneiro no País no segmento aves e desenvolvido de forma associativa, o que difere dos demais, será inaugurado pela Cooperativa Dália Alimentos no dia 13 de dezembro. A partir das 14h, no Complexo Avícola, em Linha Palmas, interior do município de Arroio do Meio, às margens da ERS-130, no KM-91, autoridades, lideranças, produtores associados, imprensa e demais convidados irão participar da solenidade de inauguração do empreendimento que demandou valor de R$ 96 milhões.

O complexo é uma das etapas do Programa Frango de Corte, estruturado pela Dália Alimentos para viabilizar toda a cadeia produtiva avícola. O empreendimento tem área construída de aproximadamente 18 mil metros quadrados. É constituído por uma unidade frigorífica com capacidade para abater 55 mil frangos/dia, expandindo futuramente para outros dois módulos de abate: 110 mil frangos/dia e 165 mil frangos/dia.

O gerente da Divisão Produção Aves, Pedro Raul Mallmann, explica que a obra está praticamente concluída, sendo que restam apenas alguns acabamentos. “As linhas de produção estão concluídas, com maquinários e equipamentos instalados, desde a recepção, sangria, escaldagem, evisceração, pré-resfriamento, cortes, embalagem primária e embalagem secundária, congelamento e resfriamento, estocagem e expedição”.

Malmann detalha, ainda, que o complexo possui máquinas e equipamentos de última geração, com alta tecnologia empregada, e que 23 delas são de grande porte e muitas importadas, principalmente da Holanda. “Existe uma grande expectativa em torno deste projeto, o qual iniciamos os primeiros trâmites ainda no ano de 2013 e que estamos prestes a consolidá-lo dentro de algumas semanas”.

O primeiro abate já tem data marcada, será no dia 27 de janeiro de 2020, como uma etapa inicial de testes numa parceria de intercooperação com a Cooperativa Languiru, de Teutônia. Além do frigorífico, compõem o complexo a Fábrica de Farinhas de Origem Animal e a Fábrica de Rações, também em Arroio do Meio, além do Incubatório, em construção no município de Mato Leitão, com investimento no valor de R$ 12 milhões por parte da Cooperativa.

Outra etapa que complementa o Programa Frango de Corte da Dália Alimentos são os nove condomínios associativos para a produção dos frangos que irão abastecer a unidade frigorífica. Os condomínios são de propriedade dos produtores e estão localizados nos municípios de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul, Encantado (com duas unidades), Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa e Relvado. Todos seguem o mesmo padrão, com oito aviários cada e capacidade para alojar 275 mil frangos. O somatório dos nove núcleos soma investimento de R$ 67,5 milhões.

Por fim, também faz parte deste programa industrial o Matrizeiro, localizado no município de Vale Verde e de responsabilidade da Empresa ASA – América Sociedade Avícola, formada por um grupo de funcionários da Cooperativa – que possui uma cota – responsáveis pelo investimento de R$ 15 milhões na obra.

ENTENDA COMO O PROGRAMA FRANGO DE CORTE DA DÁLIA ALIMENTOS ESTÁ ESTRUTURADO:

 

1) Matrizeiro (Empresa ASA): Está sendo construído em Vale Verde. Fazem parte desta sociedade 37 funcionários da Dália Alimentos, mais a cota da Cooperativa. O investimento será de R$ 15 milhões;

2) Incubatório: Em construção no município de Mato Leitão. O investimento será de R$ 12 milhões por parte da Cooperativa. Algumas máquinas já foram instaladas e estão sendo realizados alguns acabamentos na parte de apoio, de água quente, ar comprimido e energia elétrica.

3) Condomínios Avícolas para Produção de Frango de Corte: Os condomínios são constituídos por produtores associados à Dália. Em cada um dos empreendimentos a Cooperativa possui uma cota e o investimento em cada um gira em torno dos R$ 7,5 milhões (valor investido pelos associados);

4) Complexo Avícola: Inclui frigorífico (que demandará em torno de 350 postos de trabalho inicialmente), fábrica de farinhas de origem animal e fábrica de rações. O investimento será de R$ 96 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Nova Aliança promove 1° Encontro de Mulheres Associadas e Integrantes de Famílias Cooperadas

Nova Aliança promove 1° Encontro de Mulheres Associadas e Integrantes de Famílias Cooperadas

A Cooperativa Nova Aliança promove no dia 8 de novembro o 1° Encontro de Mulheres Associadas e Integrantes de Famílias Cooperadas. A atividade acontece da sede da cooperativa, em Flores da Cunha, e tem início às 14h. Haverá transporte saindo dos núcleos de Caxias do Sul, Pinto Bandeira, Linha Jacinto e Nova Pádua. Mais informações sobre os horários de saída, e também sobre a volta, podem ser obtidas com os delegados de cada Núcleo. A confirmação de presença também deverá ser feita com os mesmos líderes.

A tarde será dividida em diversos momentos. Um deles será uma palestra que terá como tema ‘O Papel da Mulher no Desenvolvimento do Cooperativismo’, e será ministrada por Icledes Maria Matté, referência quando o assunto é cooperativismo. As participantes também terão a oportunidade de conhecer o cenário atual da cooperativa, além das projeções e planos de investimentos. Ao final, uma confraternização encerra o encontro.

O presidente da Cooperativa, Alceu Dalle Molle, ressalta a importância desse primeiro encontro e enfatiza a importância da mulher para o sucesso da cooperativa como um todo. “Nas nossas famílias e na família dos nossos associados as mulheres têm um papel fundamental. Seguramente sem elas não teríamos continuidade da propriedade rural. A mulher tem uma sensibilidade muito aguçada e, por natureza, é mais solidária e colaborativa “cooperativa”. Então, poder proporcionar algo que possa retribuir um pouco do muito que estas mulheres fazem por nós, é gratificante”, afirma Dalle Molle.

Sobre a palestrante

Icledes Maria Matté (foto acima), administradora, especialista em gestão de pessoas, especializada em gestão de sociedades cooperativas, consulta, coach, palestrante motivacional, proprietária do Instituto Prosperittá, com sede em Erechim. Conta com vasta experiência, atuando em todo Brasil.

Começa o trabalho do GT de Inovação

Começa o trabalho do GT de Inovação

A inovação é um elemento fundamental para impulsionar e manter a competitividade no cooperativismo. Por isso, o Sistema OCB realizou, nos dias 24 e 25 de outubro, a primeira reunião presencial do recém-formado Grupo de Trabalho, nomeado GT InovaCoop. O GT foi criado em atendimento a uma das diretrizes aprovadas durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).

Composto por representantes de oito cooperativas, da unidade nacional, de unidades estaduais e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop), o GT InovaCoop tem status de consultivo e propositivo.

FAZENDO HISTÓRIA

A iniciativa foi celebrada pelos participantes. Para a representante da Coopercarga, Alessandra Cassol, este é um momento histórico para o cooperativismo. “Estar presente neste momento de construção do futuro do cooperativismo do Brasil é extremamente impactante e relevante. Acredito que a gente dá um passo que vai ficar na história da OCB, das cooperativas, e vai ser fundamental pra que a gente possa ser competitivo e sustentável ao longo dos próximos anos”, afirmou.

TRANSFORMAÇÃO

Para Eduardo Sleiman, da Unimed do Brasil, o movimento de inovação e transformação são extremamente importantes para o cooperativismo. “Acho que incluir vários atores em todos os segmentos num único local, a fim de discutir e pôr em prática as soluções para dificuldades, iniciativas e o propósito da transformação do cooperativismo, eu acho que foi muito importante. E o fomento do movimento de cooperação e, no nosso caso o Sistema Unimed, que é de cooperação aberta, eu acho que vem a calhar com o que está acontecendo!”.

AÇÕES PARA 2020

O GT Inovacoop deve se reunir presencialmente três vezes por ano. Também serão feitas algumas videoconferências, conforme a necessidade de discussão dos assuntos.

Nesta primeira etapa, o grupo concentrou o trabalho nas propostas a serem implementadas em 2020. Foram mapeadas ações para fomentar inovação nas cooperativas do Brasil como sensibilização de lideranças, capacitação para inovação e ações que facilitem a conexão com o ecossistema de inovação.

O próximo encontro já está marcado para o dia 28 de novembro e vai ocorrer durante o Cooptech — evento que vai discutir a inovação no cooperativismo. Lá, os membros do GT Inovação vão validar as propostas que foram discutidas agora, em Brasília, e pautá-las para 2020.

CBC

Realizado em maio deste ano, o 14º CBC aprovou um conjunto de diretrizes prioritárias, com intuito de pensar o futuro do cooperativismo, abordando temas como: comunicação; governança e gestão; inovação; intercooperação; mercado; representação. E do conjunto de diretrizes para o futuro do cooperativismo, consta a criação de um Grupo de Trabalho permanente pra debater a inovação no setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB

Programa de Educação e Cultura Cooperativista do Sescoop/RS chega a Venâncio Aires

Venâncio Aires receberá no (9/11), o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, da Prefeitura Municipal e da Escola do Chimarrão. O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação serve como preparação para a 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no dia 23 de novembro, e trabalhará a educação cooperativista com quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

Os Encontros com a comunidade acontecerão no Parque da Fenachim, no dia 9 de novembro, a partir das 9h30min. Confira o que está previsto para cada espaço:

Crianças – Pista Lenz - Oficinas do Programa a União Faz a Vida (Sicredi), Oficinas da Coopeva, Uniodonto VTRP e Eco Cooperação (da Fundação Aury Bodanese, mantida pela Aurora Alimentos).

Jovens – Espaço Café Colonial - Apresentação das Cooperativas Escolares, palestra sobre Saúde para os Jovens (Unimed) e Gincana Cultural (Certel, Languiru e Unimed).

Mulheres – Auditório - Palestra Mulher e Cultura, com a declamadora Liliana Cardoso e palestra sobre O Papel da Mulher no Cooperativismo (Ubiracy Barbosa Ávila – Sescoop/RS).

Lideranças (Associados, Colaboradores e Comunidade) – Espaço Morada Velha – Apresentação das potencialidades do cooperativismo gaúcho com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a experiência em Gestão e Inovação nas Cooperativas Gaúchas, por dirigentes das cooperativas apoiadoras.

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reunirão para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo.

O programa será coroado com a realização do 12º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, com etapa eliminatória no dia 22 de novembro, também no Parque da Fenachim. Na oportunidade, das 20 músicas classificadas, serão selecionadas as dez finalistas, que serão apresentadas no dia 23 de novembro a partir das 20 horas. O show de encerramento ficará a cargo de Tchê Garotos.

O Programa de Educação e Cultura Cooperativista e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo são realizados pelo Sescoop/RS com a participação das cooperativas Cooprova, Coopeva, Uniodonto VTRP, Sicredi Vale do Rio Pardo, Certaja, Languiru, Dália, Certel, Sicoob Valecredi Sul, Unimed VTRP e Arla, com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da Escola do Chimarrão.

Para mais informações sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acesse www.sescooprs.coop.br e https://www.facebook.com/ORioGrandeCantaoCooperativismo/?ref=bookmarks.

Sescoop/RS promove Workshop Plano de Melhorias do PDGC

Sescoop/RS promove Workshop Plano de Melhorias do PDGC

O Sescoop/RS realizou, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, na Escoop, o Workshop Plano de Melhorias do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão da Cooperativa). O evento teve como objetivo a orientação para desenvolvimento de um Plano de Melhoria da Gestão e da Governança da cooperativa através dos Relatórios de Autoavaliação (RAA) do PDGC.

Ao todo, cerca de 120 representantes de 60 cooperativas participaram das cinco turmas oferecidas que trataram dos seguintes temas: orientação para elaboração de planos de melhoria da gestão com base nos relatórios de autoavaliação do PDGC; definição e priorização de temas para a elaboração de ações de melhoria e métodos para monitorar a execução dos planos de melhoria da gestão.

A instrutora do Workshop foi Luciana Santos, que atua desde 2012 como especialista técnica da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) no PDGC, desenvolvendo instrumentos de avaliação e capacitações para os técnicos do Sistema OCB e de cooperativas participantes do Programa.

Casos de sucesso inspiram participantes de Workshop da ONU

Casos de sucesso inspiram participantes de Workshop da ONU

Superar desafios e tornar as metas do desenvolvimento sustentável, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais próximas de serem alcançadas. Essa foi a tônica dos discursos durante os debates do Seminário Internacional Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Sistema OCB entre 28 e 30 de outubro, em Brasília (DF).

Os painelistas apresentaram as ações realizadas nos seus países. Embora o foco das discussões do seminário esteja centrado no ODS 8 (crescimento econômico) e ODS 9 (inovação), muitos exemplos de cooperativas cumprem também outros ODS, em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável).

No painel dedicado às questões de inovação, casos de sucesso ilustraram as falas do presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober), Rafael Sampaio Vale, do representante da Federação chinesa de Cooperativas de Fornecimento e Marketing, Zhang Wangshui e Steve Otieno, representante da Organização Cooperativa do Quênia, que mediou o debate.

SUCESSO

Localizada no município de Paragominas, no Pará, a cooperativa Coober chama a atenção pelo potencial de crescimento do negócio enraizado em plena Amazônia. Naturalmente inovadora, a Cooperativa surgiu a partir da união de 23 pessoas que, em 2016, decidiram produzir a própria energia. Atualmente, investe em pesquisas direcionadas aos modelos de geração a gás e fotovoltaico (solar).

O que era antes uma atividade desconhecida para a região tornou-se objeto de investigação. Agora, mensalmente, a Coober recebe visitas de escolas públicas e privadas interessadas em conhecer o trabalho da Cooperativa.

O caso da Coober também tem atraído a curiosidade de novos empreendedores que sonham em produzir também a própria energia. Segundo Rafael, eles recebem visitas de gente de São Paulo, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, do Ceará, do Maranhão, sempre em busca de conhecimento, para replicar o modelo.

Durante sua participação no seminário, ele também ressaltou que o setor ainda tem muito a crescer. “Para você ter uma ideia, nós temos atualmente no Brasil, cerca de 130 mil unidades consumidoras que produzem a própria energia. Dessas, apenas nove ou dez são cooperativas. Mas, ao todo, temos 83 milhões de unidades consumidoras no geral”, comparou. Além disso, de acordo com Rafael, a produção de energia fotovoltaica gera muitos empregos, impactando positivamente as comunidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Coagrisol forma duas turmas do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa

Coagrisol forma duas turmas do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa

Através de parceria institucional firmada com o Sistema Ocers-Sescoop/RS, FecoAgro/RS e ISAE Brasil, a Coagrisol Cooperativa Agroindustrial, concluiu na quinta-feira,24/10, a primeira etapa do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa. No total, 60 pessoas entre cooperados e colaboradores da cooperativa, receberam os certificados de participação no treinamento que iniciou em maio deste ano e teve duração total de 144 horas.

As aulas foram ministradas por professores da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop e docentes do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – ISAE Brasil, abrangendo tópicos como autogestão, direito cooperativo, gestão econômica, financeira e de projetos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, negociação e gestão de conflitos.

Na solenidade de formatura, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, se disse realizado ao ter a Coagrisol inserida no programa. “Tenho convicção de que o conhecimento é fundamental, e por isso em nossa gestão, investimos muito para poder entregar aos nossos cooperados e também aos colaboradores muitas oportunidades de qualificação. Todos vocês formandos passam a ser fundamentais no processo de construção de uma Coagrisol melhor, pois só o conhecimento transforma”, disse o líder cooperativista que ainda lançou o desafio para a formação de novas turmas do treinamento.

Já o diretor de educação do ISAE, Antônio Raimundo dos Santos, frisou que o aprendizado é um caminho constante. Ele ainda parabenizou a Coagrisol pela iniciativa em oportunizar o treinamento. “Treinamentos como o PDLC são ferramentas essenciais e que contribuem muito no fortalecimento dos processos de governança e sustentabilidade das Cooperativas. Tenho certeza que a Coagrisol agora tem um grupo muito bem preparado para contribuir com o crescimento desta Cooperativa” comentou.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coagrisol
Vestibular 2020 da Escoop está com inscrições abertas

Vestibular 2020 da Escoop está com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular 2020 da Escoop estão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23/11/2019 e devem ser feitas unicamente pelo site da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

Para realizar a inscrição, o candidato deve entregar um quilograma (kg) de alimento não perecível, no dia 1º de dezembro, data de aplicação da prova única, na Avenida Berlim, nº 409, Bairro São Geraldo, Porto Alegre. A prova ocorre das 10h às 12h30 e consistirá em redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, sobre tema relacionado ao Cooperativismo, que será definido pela Comissão de Processo Seletivo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

A divulgação dos resultados do Vestibular 2020 será no dia 11/12/2019, através do site www.escoop.edu.br.

Para acessar o edital completo CLIQUE AQUI.

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas visa à formação de profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Sescoop/RS, que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

Sicredi das Culturas realiza o descarte certificado de meia tonelada de pilhas e baterias

Sicredi das Culturas realiza o descarte certificado de meia tonelada de pilhas e baterias

A Sicredi das Culturas RS/MG é uma instituição que se preocupa com as ações que podem gerar impacto ambiental e se compromete, através de sua atuação, com o desenvolvimento sustentável. Diversas são as iniciativas desenvolvidas na Cooperativa para garantir a sustentabilidade no cotidiano. Umas delas é voltada para a campanha de ecoeficiência, uma estratégia de gestão que busca promover a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais, abrangendo todas as agências e a sede da Cooperativa, localizada no município de Ijuí.

A campanha busca envolver colaboradores e associados na conscientização do uso consciente dos recursos naturais e do descarte correto de materiais recicláveis. A redução do consumo de água e a economia de energia elétrica são algumas das principais iniciativas. Ligada a esta campanha, a Cooperativa oferece coletores de pilhas e baterias em todas as agências e na sede administrativa e, uma vez ao ano, realiza o descarte apropriado destes materiais.

Neste ano, a instituição financeira cooperativa realizou o descarte certificado de mais de meia tonelada de lixo eletrônico, totalizando 566,5 quilos, através da empresa Ambe Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, de Caxias do Sul.

"Através dessa iniciativa, cumprimos nosso seu papel como uma instituição que, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde está inserida, reduz a degradação ambiental e evita o desperdício, diminuindo os custos e o impacto ambiental causado pelas atividades do dia a dia. Dessa forma, nossa atuação se torna verdadeiramente sustentável e ecoeficiente", destaca a gerente de Relacionamento da Sicredi das Culturas RS/MG, Vanessa Goi Wender Heusner.

Para ilustrar essa campanha, a Sicredi traz o conceito “Ser verde faz parte da nossa natureza”, vinculando a cor da marca com as ações focadas no meio ambiente.

Fonte: Assistente de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Unijuí fomenta debate sobre cooperativismo, inovação e perspectivas

Unijuí fomenta debate sobre cooperativismo, inovação e perspectivas

Os painéis sobre cooperativismo, inovações e perspectivas foram um marco importante dentro das programações do Salão do Conhecimento 2019 da Unijuí. Com o objetivo de seguir no processo de ampliação das relações do cooperativismo com a Universidade através das suas diferentes dimensões no ensino, na pesquisa e na extensão, gerando elementos inovadores e agregadores as demandas da institucionais voltadas ao segmento.

Os painéis, no dia 22 e 23 de outubro, contaram com aportes qualificados das experiências e práticas inovadoras das cooperativas representadas pelos seus dirigentes e colaboradores. No Campus Santa Rosa participaram: Janete Sander Stochero, coordenadora de RH da Coopermil, Zélia Savoldi, assessora de Comunicação, Educação e Marketing da Cotrirosa, Fernanda Braga Royer Camargo, gerente de Gestão de Pessoas do Sicredi União RS e contou com a coordenação do professor Pedro Luís Büttenbender. No Campus Ijuí participaram Reimar Bock, presidente do Conselho de Administração - Unimed Noroeste, Romeu Ângelo de Jesus, diretor secretário da Ceriluz, Vanessa Wenders Heusner, gerente de Relacionamento do Sicredi Culturas, Arno Malheiros dos Santos, assessor jurídico da Cotripal e a coordenação dos trabalhos foi organizada pelos professores Pedro e Nelson José Thesing.

Para um dos coordenadores dos painéis, professor Pedro, os eventos expressam as relações de cooperação já existentes entre a Universidade e as cooperativas. “Revelam a maturidade para a elaboração conjunta de novos projetos audaciosos que visam fortalecer o desenvolvimento cooperativo em prol da região. Os painéis geraram vários subsídios e referências para ampliar a presença do cooperativismo enquanto temas de pesquisa e de abordagem, nos programas institucionais da Unijuí em todos os seus níveis. Cabe à Universidade o protagonismo da formulação e proposição”, destacou o professor.

Os painéis foram promovidos pelo MBA em Gestão de Cooperativas, Curso Superior em Gestão de Cooperativas, Programa de Formação de Gestores e o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, com apoio do Sescoop/RS.

Conformidade no Setor Cooperativo é tema de debate no Seminário do CRCRS

Conformidade no Setor Cooperativo é tema de debate no Seminário do CRCRS

A Casa do Cooperativismo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu nesta quarta-feira (23/10), o Seminário de Contabilidade do Setor Cooperativo, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), com apoio da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS e do Sescoop/RS. Com o tema Conformidade no Setor Cooperativo: profissional, societária, contábil e tributária, o evento reuniu profissionais de contabilidade de cooperativas do Estado.

O contador e vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Gilberto Comazzetto, sob a coordenação da analista técnica do Monitoramento do Sescoop/RS, Andreza Mainardi, abriu a programação da manhã falando sobre a conformidade do profissional contábil sob o viés da técnica e da conduta ética. “Nós da Fiscalização, não buscamos diretamente a não conformidade, nós procuramos a conformidade, mas em um segundo momento, quando houver a necessidade nós como órgão de fiscalização que somos, nós somos obrigados a colocar aquelas não conformidades encontradas para averiguação. A ideia inicial é procurar a correção e a conformidade”, afirmou.

Comazzetto explanou sobre o Decreto Lei 9.295/46 que dispõe sobre a Lei de Regência da Profissão Contábil, e a Lei 12.249/2010 que incluiu a questão da legitimidade para criar normas contábeis, a Educação Profissional Continuada, a cassação do registro profissional, o fim do registro do técnico de contabilidade e o exame de suficiência. Dentre os temas expostos, o palestrante comentou sobre a condição para o exercício da profissão, enfatizando o DL 9.295/46, a Resolução 1.554/2018 e a Resolução 1.555/2018, que torna obrigatório o registro de organizações que exploram atividades contábeis.

Segundo dados do CRCRS de outubro deste ano, o Rio Grande do Sul conta atualmente com 38.229 profissionais ativos e 4.355 sociedades e empresários. Na divisão por categoria, o Estado possui 24.779 contadores e 13.450 técnicos em contabilidade.

Fiscalização Preventiva e Operacional

O vice-presidente de Fiscalização do CRCRS explicou que o órgão atua de forma preventiva e operacional na fiscalização. Na preventiva, a atuação se dá através da Educação Continuada, com palestras, seminários, cursos e orientação dos profissionais de forma presencial e eletrônica. Dentro desse processo, o contador citou que em 2019 fora visitadas 23 cooperativas, com o objetivo de coletar informações para análise posterior. Na esfera operacional, ele explicou que o trabalho se desenvolve por intermédios de ações fiscalizatórias decorrentes do cronograma do CRC ou atendimento de denúncias recebidas. “Os tópicos prioritários fiscalização são: combate ao leigo; escrituração contábil; contrato de prestação de serviços; cumprimento da Educação Continuada; demonstrações contábeis; auditoria; perícia e decore”, elencou Comazzetto.

Conformidade Jurídica e Societária

Na sequência do Seminário, o analista do Registro Comercial na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), o advogado Sílvio Moisés Ramão, falou sobre o Sistema Integrar, o Redesim RS. Dentro do Portal de Serviços, Ramão explicou como funciona a consulta de viabilidade e o integrador. “Todos os processos, desde o registro até o licenciamento, estão disponíveis no Integrar. Vocês podem acompanhar e dialogar com os órgãos pelo Sistema. É uma ferramenta extremamente eficiente”.

O representante da JucisRS ressaltou que todas as certidões são emitidas atualmente pela internet e que a grande maioria sai na hora, assim que o pagamento é compensado, evitando a necessidade de ir até a JucisRS para emissão de documentos. Sobre os protocolos aceitos fisicamente, Ramão apresentou uma lista ao público presente, com destaque para as constituições de cooperativas, procurações, comunicações de funcionamento, redução a termo MEI, solicitação de restituição de taxa, recurso ao plenário, livros em branco (livros de atas de assembleias), protocolos autorizados pelas diretorias, entre outros.

Registro Digital

De acordo com Ramão, as cooperativas estão dispensadas de Registro Digital por causa da forma como são registradas as atas. O processo atual para registro empresarial passa pelo protocolo do pedido, exame e posterior aprovação da Junta Comercial, que digitaliza o documento aprovado e disponibiliza no Portal de Serviços para que o empresário faça o download do documento registrado e assinado digitalmente. Ramão esclarece que para o Registro Digital não é necessário apresentar o DBE, a consulta de viabilidade, o FCN, a conta de luz e de telefone.

Declaração de veracidade

Segundo o palestrante, existem alguns casos em que ocorre a necessidade de uma declaração de veracidade:

- Documento principal que dependa de autorização prévia;

- Termos de renúncia;

- Carta de exclusividade;

- Traduções juramentadas;

- Identidade do administrador que não assina digitalmente;

- Termo de inventariante de curatela e de tutela;

- Partilha judicial e extrajudicial;

- Alvará judicial;

- Autorização de órgão governamental;

- Anuência do cônjuge;

- Boletim de subscrição;

- Publicações;

- Notificações judiciais e extrajudiciais.

Conformidade Contábil

Na parte da tarde, o painel “Conformidade Contábil” reuniu os contadores Vilson Ketzer, da Cotripal, Eduardo Netto Sarubbi, do Sicredi, e Elizabeth Carcuchinski Henriques, da Unimed Porto Alegre, que trouxeram exemplos práticos de como as cooperativas operacionalizam o Compliance e a Gestão de Riscos em suas atividades. O painel foi coordenado pelo gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco.

A composição do painel evidenciou o trabalho desenvolvido pelas cooperativas em relação às boas práticas de governança e transparência. Na implantação do projeto de Compliance da Cotripal, Ketzer ressaltou a importância do desenvolvimento da cultura de compliance na Cooperativa e no comportamento e atitude das pessoas que trabalham nela. Ao abordar os maiores riscos inerentes ao ramo Agropecuário, o contador citou o risco de variação de preços, risco de estiagem e risco de concentração de crédito.

Envolvimento das áreas

Sarubbi apresentou os principais números do Sicredi e explanou sobre os normativos externos de 2018 e 2019. Segundo ele, 242 normativos demandaram plano de ação nesse período. Em 2018, o Sicredi recebeu 1.517 normativos, dos quais 1.168 foram enviados às áreas. Neste ano, os números se aproximam, com 1.363 normativos recebidos e 999 encaminhados para as áreas.

De acordo com o contador do Sicredi, 46 áreas estão envolvidas dentro do fluxo de trabalho organizado pela ferramenta MkCompliance, utilizada pela instituição financeira cooperativa. São 80 pontos focais ativos, com reporte mensal dos planos de ações em andamento para todas as linhas de liderança do Centro Administrativo Sicredi – CAS.

Gestão de riscos

Elizabeth apresentou o modelo de trabalho da Unimed Porto Alegre na área de gestão de riscos. A contadora salientou o trabalho do Comitê de Auditoria e Risco em ações de apoio ao Conselho de Administração na definição do limite de exposição a riscos. Para Elizabeth, o Comitê avalia o cumprimento da legislação cooperativa, fiscal e trabalhista, sendo peça fundamental nesse processo.

Segundo a contadora da Unimed Porto Alegre, a criação do Grupo de Trabalho de Riscos promove uma visão integrada da gestão de riscos da Cooperativa, disseminando a cultura e apoiando o modelo de gestão de riscos da Unimed Porto Alegre através da contribuição de cada profissional envolvido. “O grupo de trabalho acompanha os riscos, entregando para a administração uma visão consolidada da exposição residual da Cooperativa e ações desenvolvidas, alinhadas às boas práticas de governança corporativa”, afirmou.

Como aprendizado, Elizabeth destacou a transformação da área contábil no papel de área fiscalista para colaborativa. “Ser apoio e receber apoio. Contribuir para o crescimento do negócio. Hoje não podemos mais estar conformes e sim ser conformes”.

Conformidade Tributária

O painel de encerramento reuniu o contador e pesquisador em Cooperativismo, Dorly Dickel, e o advogado especialista em direito tributário focado no agronegócio, Juliano Lopes Garcia. Na pauta, os contadores explanaram sobre compliance tributário e a necessidade de inclui-lo no planejamento estratégico das empresas.

Educação financeira para crianças é tema de bate-papos em Rio Grande e Pelotas

Educação financeira para crianças é tema de bate-papos em Rio Grande e Pelotas

Dinheiro e Consumo: O Desafio de Educar é o tema do bate-papo que a Unicred Integração promove nas cidades de Rio Grande e Pelotas nos dias 29 e 31 de outubro, respectivamente. Direcionados aos cooperados, os encontros são gratuitos, integram o projeto Vida que Prospera e fazem parte das ações da Cooperativa neste mês das crianças.

O bate-papo será conduzido pela psicanalista e consultora financeira Márcia Tolotti. Ela lembra que saber lidar com o dinheiro ainda é um desafio, e esse é o primeiro passo para uma gestão financeira responsável, uma vida mais próspera e um horizonte sustentável. “Há inúmeros projetos na área da educação financeira para crianças, mas o Vida que Prospera oferece vários atributos de ineditismo por envolver comunidade, colaboradores da cooperativa e seus cooperados”, adianta.

O evento

Bate-papo Dinheiro e Consumo: O Desafio de Educar

- Dia 29 de outubro, com welcome coffee a partir das 18h30, na Unicred Rio Grande (Rua Marechal Floriano Peixoto, 169 – Centro).

- Dia 31 de outubro, com welcome coffee a partir das 18h30, na Unicred Pelotas Quartier (Rua Albino Brod, 172 - Centro Médico Itamarati EKO 1 – Bairro Três Vendas).

As vagas são limitadas e a confirmação de presença pode ser feita até o dia 25 pelos telefones (53) 3231.5671 (Rio Grande) e (53) 3227.7797 (Pelotas).

Sobre o Projeto

O Vida que Prospera é um projeto de educação financeira pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul, pois oferece educação financeira de forma voluntária a crianças e adolescentes e, com isso, ajuda a fazer a diferença na vida de cada um. O projeto é desenvolvido em três frentes: comunidade, colaboradores e cooperados. Na primeira, um ônibus visitará escolas das cidades onde a Unicred Integração está presente levando o Jogo do Desafio, uma atividade lúdica e pedagógica a estudantes do Ensino Fundamental e, a longo prazo, do Ensino Médio e universitários. As demais frentes envolverão colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira. Saiba mais em: www.vidaqueprospera.com.br

 
Fonte: Unicred Integração
Unimed VTRP lança série com histórias sobre a relação entre médico e pacientes

Unimed VTRP lança série com histórias sobre a relação entre médico e pacientes

Neste ano, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) comemora o Dia do Médico de maneira inovadora. A cooperativa lançou nesta sexta-feira, 18/10, uma série valorizando a força das relações pessoais que se formam entre os profissionais que cuidam de nossa saúde em todas as fases da vida e seus pacientes. A produção inicia agora e segue até o ano de 2020.

A primeira história conta a participação decisiva que a médica cooperada da Unimed VTRP Caroline Schroer teve na vida da cliente Manoela Xavier. Manoela sempre sonhou ser mãe, mas encontrou barreiras que pareciam instransponíveis. No vídeo, é possível ver o desfecho emocionante desta história. O vídeo pode ser acessado diretamente pelo endereço www.unimedvtrp.com.br/diadomedico.

Com produção do Marketing da Unimed VTRP, da Agência Toyz e da Produtora Inverso, a série pode ser conferida no Youtube e nas demais redes sociais da Unimed VTRP.

Cooperativa é destaque nacional

A assinatura do vídeo já divulgado, e dos demais, que estão em produção, contará com uma assinatura especial, que lembra de uma importante conquista recentemente divulgada pela Unimed VTRP. Em setembro, a Cooperativa Médica com sede em nossa região recebeu destaque em levantamento anual divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2018, ano-base 2017. Conforme o rigoroso índice da agência reguladora do setor de planos de saúde, a Unimed VTRP é uma das quatro melhores operadoras de planos saúde do Brasil. Um dos pontos enfatizados pelo índice é a qualidade e o acesso dos clientes à rede de prestadores de serviços.

“Além de contar belas e inspiradoras histórias, a série tem o objetivo de enaltecer a rede diferenciada de profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios em nossa região. Os clientes recebem atendimentos sem precisar sair dos vales, com o cuidado, atenção e jeito de ser das pessoas próximas da gente. Isso faz a diferença”, lembra a Gerente de Marketing da Unimed VTRP, Fabiola Weinberger.

O desempenho da Unimed no IDSS 2018, ano-base 2017, pode ser conferido no endereço www.unimedvtrp.com.br/idss2018.

 
 Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
 
Assembleia Legislativa do RS homenageia os 50 Anos da Coagrisol

Assembleia Legislativa do RS homenageia os 50 Anos da Coagrisol

A Coagrisol Cooperativa Agroindustrial recebeu na segunda-feira, 21/10, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pela passagem de seus 50 Anos. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Ernani Polo e também teve apoio do coordenador da bancada federal gaúcha, deputado federal Giovani Cherini. Para receber a distinção, uma comitiva liderada pelo presidente José Luiz Leite dos Santos e formada por conselheiros e colaboradores, esteve no parlamento gaúcho, em ato solene que também foi acompanhado por deputados e lideranças de diversos segmentos. Os presidentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e da FecoAgro/RS, Paulo Pires, participaram da homenagem.

Ao entregar a honraria, Ernani Polo destacou a importância do trabalho da Coagrisol no fortalecimento do cooperativismo e no desenvolvimento do Agro. “Parabéns ao presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a toda a diretoria e associados. Faço também um reconhecimento especial aos 135 agricultores, que há 50 anos iniciaram esta bela história de dedicação e vocação agropecuária, concretizada no sucesso e na competência que a Coagrisol possui em atender o setor produtivo do meio rural de nosso Estado”, disse o parlamentar.

Ainda na ocasião, o deputado federal Giovani Cherini, que já foi colaborador da Coagrisol, comemorou a pujança da Cooperativa, e destacou que as práticas de gestão da Coagrisol já são exemplo para o cooperativismo gaúcho.

De igual, forma, o presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, comentou sobre o papel que a Coagrisol tem no cenário cooperativista estadual e frisou o protagonismo do cooperativismo no cenário econômico e social do RS e do Brasil. “As cooperativas onde estão presentes geram renda e qualidade de vida. A Coagrisol é um exemplo muito bonito de uma cooperativa que reconhece sua história, mas que ao mesmo tempo está em constante evolução sempre com objetivo de ser uma cooperativa de impacto positivo na vida de seus cooperados e das comunidades onde está inserida, e isso nos orgulha muito” frisou o líder cooperativista.

Reconhecimento que motiva

Ao falar em nome da Coagrisol, o presidente José Luiz Leite dos Santos manifestou gratidão aos deputados e a ALRS pelo reconhecimento. “Dedico este momento aos nossos mais de 16 mil cooperados, aos mais de 600 colaboradores e as mais de 100 mil pessoas que possuem relacionamento direto ou indireto com a Coagrisol. Esta distinção é fruto do trabalho de milhares de homens e mulheres que vivem a cooperação, que constroem a pujança dessa cooperativa diariamente. Estes guerreiros e guerreiras consolidam a força da nossa gente” vibrou o dirigente.

Ele ainda destacou o momento positivo que a Coagrisol vive, evidenciando o reconhecimento feito aos pioneiros, e especialmente os projetos futuros da Coagrisol, que são firmados em diretrizes estratégias de vanguarda no mercado e que projetam os próximos cinco anos da Cooperativa em um alinhamento que prevê dobrar o faturamento da organização.

Após o ato no parlamento gaúcho, as lideranças foram recepcionadas pela Cooperativa no clube Embaixada Bairrista, onde registraram seu reconhecimento à Coagrisol pela passagem de seus cinquenta anos. Entre as autoridades presentes estiveram os deputados estaduais Luiz Marenco e Paparico Bacchi. O vereador de Soledade, Junior Koch Berté. Os prefeitos Paulo Ricardo Cattaneo (Soledade) e Rodrigo Jacoby Trindade (Mormaço). O presidente da EMTAER/ASCAR, Geraldo Sandri, bem como a gerente do escritório local da instituição, Juliane Pires da Conceição. Igualmente acompanharam o ato o vice-presidente da Sicredi Botucaraí, Alberto Zanotelli, a gerente regional de desenvolvimento Cátia Silveira Fernandes, ainda o presidente do Banrisul Cláudio Coutinho e o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires.

Sobre a Coagrisol

Fundada em setembro de 1969, atualmente a Coagrisol está presente em 25 municípios, com 56 unidades de negócios, as quais envolvem recebimento de grãos, supermercados, lojas de móveis, eletro, material de construção e agropecuárias. Em 2018, a Cooperativa registrou um faturamento superior a R$ 1,2 bilhão. O quadro social conta com mais de 15 mil cooperados e o de colaboradores com mais de 550 pessoas.

Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Coagrisol
Divulgadas as 20 músicas da etapa classificatória para o 12º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Divulgadas as 20 músicas da etapa classificatória para o 12º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Foi divulgada na tarde de hoje a lista das 20 músicas selecionadas para a etapa classificatória do 12º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece das 14h às 21h do dia 22/11/19, no Ginásio Poliesportivo - Parque do Chimarrão em Venâncio Aires.

Confira abaixo a lista:

Música: O CONCEITO E A MISSÃO

Ritmo: chacarera

Autor da letra: Carlos Omar Villela Gomes

Autor da música: Maninho Pinheiro

Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG

Música: DA TERRA E DA NOSSA GENTE

Ritmo: milonga

Autor da letra: Valério Teixeira de Souza

Autor da música: Nilton Jr. da Silveira

Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG

Música: MATE DA COOPERAÇÃO

Ritmo: milonga

Autor da letra: Bruno Seligman de Menezes e Adão Quevedo da Silva Filho

Autor da música: Adão Quevedo da Silva Filho

Representando a Cooperativa Sicredi Cooabcred

Música: DE QUEM VIVE A COOPERAR

Ritmo: aire de chacarera

Autor da letra: José Maria Medeiros

Autor da música: Felipe Barreto

Representando a Cooperativa Certaja Desenvolvimento

Música: DIGNIDADE

Ritmo: canção seresta

Autor da letra: Alex Moreira

Autor da música: Adriano Sperandir

Representando a Cooperativa Sicredi Zona Sul RS

Música: DIGNO SAMBA

Ritmo: samba

Autor da letra: Juca Moraes

Autor da música: Tuny Brum

Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG

Música: A PARTILHA

Ritmo: baião

Autor da letra: Rômulo Chaves

Autor da música: Piero Ereno

Representando a Cooperativa Sicredi Vale do Jaguari RS

Música: UNINDO O BRASIL

Ritmo: canção

Autor da letra: Rômulo Chaves

Autor da música: Marcelo Carvalho e Zulmar Benitez

Representando a Cooperativa Sicredi Grande Palmeira RS

Música: DIGNIDADE É UM FRUTO DA COOPERAÇÃO

Ritmo: canção

Autor da letra: Caine Teixeira da Garcia

Autor da música: Adriano Sperandir

Representando a Cooperativa Sicredi Fronteira Sul RS

Música: TRABALHO, SOL E MÃOS DADAS

Ritmo: canção

Autor da letra: Davi Teixeira

Autor da música: Matheus Alves

Representando a Cooperativa Sicredi Pampa Gaúcho

Música: REGA A SEMENTE NESSA TERRA

Ritmo: hip hop

Autor da letra e música: Eduardo Natan Vaz

Representando a Cooperativa Sicoob Valcredi Sul

Música: SOU COOPERATIVA

Ritmo: samba

Autor da letra: Carlos Machado e Marcelo Carvalho

Autor da música: Marcelo Carvalho e Henrique da Luz Dill

Representando a Cooperativa Sicredi Planalto RS/MG

Música: DIGNIFICADO

Ritmo: canção

Autor da letra: Piero Ereno

Autor da música: Diogo Matos

Representando a Cooperativa Sicredi Vale do Jaguari RS

Música: DAS COISAS SIMPLES

Ritmo: moda chamarra

Autor da letra: Alex Moreira

Autor da música: Alexandre Souza

Representando a Cooperativa Sicredi Zona Sul RS

Música: COLONO

Ritmo: toada milonga

Autor da letra e música: Adão Quintana Vieira

Representando a Cooperativa Sicredi Pampa Gaúcho

Música: ALINHAVOS

Ritmo: canção

Autor da letra: Bianca Bergman e Igor Silveira

Autor da música: Tuny Brum

Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG

Música: COOPERA TCHÊ!

Ritmo: xote

Autor da letra: Fernando Saldanha e Ariel Oyhenard

Autor da música: Raphael Madruga

Representando a Cooperativa Unicred Centro-Oeste RS

Música: DOCE VERDADE

Ritmo: toada

Autor da letra: Chico Saga

Autor da música: Mário Tressoldi

Representando a Cooperativa Sicredi Nordeste RS

Música: A DIGNIDADE DAS MÃOS QUE PLANTAM

Ritmo: canção

Autor da letra: Brucevaine de Souza Darde

Autor da música: João Bosco Ayala Rodrigues

Representando a Cooperativa Sicredi Centro Leste RS

Música: A GENTE CRESCE

Ritmo: canção

Autor da letra e música: Jean Kirchoff

Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG

Cooperativas de las Américas busca empresa de consultoria de desenvolvimento web

Cooperativas de las Américas busca empresa de consultoria de desenvolvimento web

A Aliança Cooperativa Internacional e a Cooperativas de las Américas convidam os interessados a fornecer negócios e serviços comerciais com o objetivo de desenvolver e projetar soluções web.

A chamada é para contratação de consultores ou empresa de consultoria para operar as soluções tecnológicas da Cooperativas de las Américas, por meio do design, desenvolvimento, melhorias, implementação e operação de ferramentas, soluções e plataforma web para disseminação e promoção de informações e serviços, promovendo a interação eletrônica e a participação do cidadão, desenvolvendo o processos de gestão de membros e associados, a fim de alcançar os objetivos estratégicos do projeto Aliança Internacional – União Européia / UE) do Escritório da Cooperativas de las Américas.

Inscreva-se até 14 de novembro de 2019. O prazo previsto para a execução da consultoria será até março de 2020. O objetivo é impulsionar a gestão estratégica com foco em “Cooperativas em Desenvolvimento: empresas centradas nas pessoas, na ação”.

Esta publicação foi preparada com a assistência da União Europeia. Seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade da Cooperativa de las Américas e, em nenhum caso, deve ser considerado como refletindo os pontos de vista da União Europeia.

Conheça os termos de referência a serem aplicados clicando aqui (documento original em espanhol).

Leia a notícia original em espanhol clicando aqui.

 
Fonte: Cooperativas de las Américas
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