
Onde tem uma cooperativa, tem resultados que transformam
- Nenhum
Campanha reforça o impacto do cooperativismo no Rio Grande do Sul.
Onde tem uma cooperativa, tem um jeito mais humano de fazer negócio. Com essa certeza, criamos uma campanha que teve como destaque a presença do cooperativismo no dia a dia da sociedade, muitas vezes sem que as pessoas percebam.
Por meio de uma série de conteúdos produzidos ao longo deste ano, a iniciativa mostrou que as cooperativas vão além de negócios: representam desenvolvimento, confiança e união em torno de um propósito coletivo.
Cooperativismo gaúcho em números
O encerramento da campanha dá ainda mais destaque para um ano de resultados positivos no Rio Grande do Sul. Em 2024, as cooperativas gaúchas alcançaram R$93,2 bilhões em faturamento, crescimento de 8,41% em relação ao ano anterior. O patrimônio líquido somou R$39,2 bilhões (alta de 21,87%) e o número de cooperados chegou a 4,2 milhões, avanço de 7,13%.
Os principais destaques por ramo foram:
- Agropecuário: faturamento de R$49,9 bilhões (+2,49%) e crescimento de 30,78% nas sobras (R$1,2 bilhão).
- Crédito: faturamento de R$27,8 bilhões, avanço de 20,46%.
- Saúde: R$10,6 bilhões em ingressos (+11,05%).
- Infraestrutura: faturamento de R$2 bilhões (+5,24%).
Outros ramos, como consumo, trabalho, produção e bens e transporte, também tiveram desempenho positivo, reforçando a diversidade e a força do setor. Confira todos os nossos resultados no Expressão do Cooperativismo.
Presença constante
Além da campanha, o Sistema Ocergs atua de forma permanente no fortalecimento das cooperativas gaúchas por meio de ações que reforcem o impacto do cooperativismo. Entre as iniciativas estão editais de apoio, capacitações por meio da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) e do CapacitaCoop, além de reconhecimentos institucionais como o Prêmio Melhores do Ano e o Prêmio Excelência em Gestão.
Relembre as histórias dos sete ramos do cooperativismo
Ao longo da campanha, cada um dos sete ramos do cooperativismo foi apresentado em artigos exclusivos, mostrando como atuam no dia a dia e transformam a realidade das comunidades. Relembre essas histórias e confira como as cooperativas gaúchas seguem inovando em diferentes setores:
- Cooperativismo de crédito: já pensou em ser cliente e dono ao mesmo tempo?
- Onde tem uma cooperativa de saúde, tem cuidado de verdade
- Onde tem coop, tem transformação – inclusive na educação
- Cooperativas agro: propósito por trás de cada alimento
- Cooperativas de infraestrutura: energia e internet que transformam comunidades
- Do campo à cidade, o transporte cooperativo garante mobilidade, renda e desenvolvimento
- Cooperativas de trabalho impulsionam renda, inclusão e protagonismo social
O carimbo que conecta a sociedade às cooperativas
Para facilitar essa conexão, a campanha ainda reforçou a importância do carimbo SomosCoop, a marca oficial do cooperativismo brasileiro. Presente em produtos, serviços e na Vitrine SomosCoop, ele é o selo que identifica cooperativas comprometidas com resultados sustentáveis e humanos.
Essa campanha ganha ainda mais relevância em 2025, ano declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando o papel do movimento como alternativa inovadora e solidária de fazer negócios.
Assim, seguimos reforçando o compromisso do Sistema em promover a intercooperação, fortalecer os princípios do movimento e preparar as cooperativas para os desafios do futuro. Escolha o cooperativismo. Escolha desenvolvimento, união e um jeito mais humano de fazer negócios.
Artigos