Evento destaca desafios e inovações para a agricultura sustentável no Rio Grande do Sul

Evento destaca desafios e inovações para a agricultura sustentável no Rio Grande do Sul

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) foi palco nessa quinta-feira (23/11) do evento "Solos do Futuro para Produtores do Futuro". A iniciativa, promovida pela CCGL, em parceria com a Rede Técnica Cooperativa (RTC), a plataforma Smartcoop e o Sistema Ocergs, contou com o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, a partir do projeto “Qualificação e incentivo à agricultura de baixo Carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RS”.

O evento, que contou com palestra do professor e pesquisador na UFSM campus de Frederico Westphalen, Antônio Luis Santi, e do professor doutor do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Maurício Roberto Cherubin, foi mediado pelo gerente de pesquisa da CCGL e coordenador da RTC, Geomar Corassa e teve participação de 17 cooperativas e cerca de 130 participantes, todos técnicos ou produtores rurais participantes da Operação 365.

Desafios da agricultura

Durante o evento, foram abordados os desafios enfrentados pela agricultura e a importância de ações que foquem no aumento da produtividade e rentabilidade, destacando a Operação 365, projeto que em parceria com a Embrapa busca promover a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e, consequentemente, maximizar a rentabilidade das propriedades rurais.

Em sua fala, Santi abordou o tema “Produtividade e sistemas de produção para produtores do futuro”. O professor e pesquisador na UFSM campus de Frederico Westphalen destacou ainda a contribuição inegável das tecnologias, como a agricultura de precisão, para a melhoria do solo, mas criticou a falta de uma visão abrangente de sistema de produção, muito necessária na agricultura. Ele enfatizou a necessidade de reconstruir o carbono do solo como caminho indispensável para assegurar a qualidade do solo.

Cherubin compartilhou insights valiosos sobre a evolução do conhecimento científico em saúde do solo. Ele destacou a relevância da saúde do solo como base para uma agricultura mais produtiva e resiliente.

Cherubin ainda ressaltou o potencial de retornos ambientais e financeiros através de práticas pioneiras de manejo sustentável do solo. O pesquisador enfatizou a capacidade única da agricultura no seu papel crucial para o sequestro de carbono. Ao abordar os desafios da saúde do solo, o pesquisador apontou áreas prioritárias, como melhorar a eficiência do uso de nutrientes, otimizar o uso da água, sustentar a alta atividade e diversidade biológica, além de promover a estabilização do carbono no solo.

O evento proporcionou um momento de discussão e informação, reunindo pesquisadores, técnicos e produtores em busca de soluções para garantir um futuro da agricultura. Participaram do evento também o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o presidenta da CCGL, Caio Vianna, e dirigentes de cooperativas agropecuárias.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da CCGL

Conteúdos Relacionados