
Assembleia Legislativa homenageia a Expodireto Cotrijal
Os deputados Pedro Westphalen e Frederico Antunes ocuparam ontem (19) Grande Expediente Especial na Assembleia Legislativa do RS para homenagear a Expodireto/Cotrijal, que chegou a sua 15ª edição este ano. O evento, realizado em Não-Me-Toque pela Cooperativa Cotrijal, é considerado a maior feira agrodinâmica do Mercosul e uma das maiores do mundo.
Para o deputado Frederico Antunes, o evento é um orgulho para os gaúchos, divulgando positivamente a imagem do Estado internacionalmente. “Nós somos do Estado que tem a Expodireto.” E destacou o idealizador da Expodireto, Nei Mânica. “Sob seu comando, ano após ano, a Expodireto vem batendo recordes.”
Antunes enfatizou a permanente preocupação da Expodireto em levar informações e tecnologias que atendam às demandas dos produtores, reduzam seus custos e elevem cada vez mais a produtividade no campo. O deputado enalteceu sua entidade criadora e mantenedora, a Cotrijal, hoje uma das mais importantes e premiadas cooperativas agropecuárias do País.
Em 2014, os negócios assinados na feira chegaram a R$ 3,2 bilhões, superando o recorde de 2013, quando a perspectiva de vendas alcançou o total de R$ 2,5 bilhões. De acordo com o parlamentar, 235 mil pessoas passaram pelo parque em cinco dias. Em 2015, a feira será realizada de 9 a 13 de março.
Para o deputado Pedro Westphalen, a Expodireto mostra a força do agronegócio e do cooperativismo como instrumentos propulsores do desenvolvimento, reconhecendo a capacidade e a competência do produtor gaúcho.
Com a implantação do sistema de "plantio direto", reconhecido como opção técnica para o aumento da produtividade, verificada na região do Planalto Médio gaúcho, onde se concentra uma das maiores produções de grãos do Estado, a cidade de Não-Me-Toque passou a ser reconhecida como a “capital nacional da agricultura de precisão". Segundo Westphalen, foi pela excelência dos resultados que surgiu a ideia de realizar uma exposição que mostrasse para os produtores e técnicos ligados às cooperativas agropecuárias como esse sistema pode aumentar a renda na produção de grãos.
Outro destaque da 15ª edição foi o número de representações estrangeiras, a maior da história da feira, com 77 países. Estiveram presentes três presidentes (Togo, Gabão e Guiné Equatorial) e quase duas dezenas de embaixadores, a maioria representando países africanos e asiáticos, que passam por uma fase de modernização da produção rural e precisam não somente de tecnologia, mas da experiência do agronegócio gaúcho. “O Rio Grande só é grande porque tem uma grande agricultura. Se a economia brasileira e gaúcha não está melhor, não é por culpa do campo. Ao contrário, se estamos comemorando um PIB superavitário, muito se deve ao produtor rural, como se pode constatar nos resultados obtidos pela Expodireto 2014”, finalizou Westphalen.
Presenças
Participaram da homenagem, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica; o vice-presidente Ênio Schroeder; o subprocurador-geral de Justiça, Daniel Sperb Rubin; o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva; o presidente da Câmara Municipal de Não-Me-Toque, vereador Gilson dos Santos; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto; e os representantes da Farsul, Gilmar Tietböhl e Hermes Ribeiro; do Simers, Cláudio Bier; e da Fetag, Carine Pacheco de Souza.
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Eventos