- Artigo Secundário 1
Colaboradores do Sistema e representantes de cooperativas e dos comitês de jovens e mulheres estiveram no evento que aconteceu em Porto Alegre.
As inscrições para o curso “Construindo Marcas que se Destacam: Curso de Branding” oferecido pela Escola Superior do Cooperativismo – Escoop, estão abertas até 15 de maio. Sob a orientação da Professora Ariane Feijó, os participantes terão a oportunidade de aprender os princípios essenciais do branding, adquirindo ferramentas fundamentais para desenvolver estratégias de marca eficazes e autênticas. O curso promete fornecer insights valiosos sobre a construção e fortalecimento da identidade de uma marca.
As aulas serão ministradas online via Microsoft Teams, em várias datas: 21/05, 24/05, 28/05, 04/06, 06/06 e 11/06. Os participantes devem estar vinculados à cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs, que aderem a, pelo menos, um programa de monitoramento.
O curso visa capacitar os colaboradores para a criação e gestão de marcas consistentes e reconhecidas no mercado. A certificação será concedida com uma frequência mínima de 75% nas aulas.
As inscrições podem ser feitas no site sistema no site: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/791521?lang=pt-BR
Atenção, cooperativas! O prêmio SomosCoop Excelência em Gestão está com as inscrições abertas até o dia 15 de maio. Se você ainda não inscreveu a sua Coop, não perca essa oportunidade de reconhecimento pelo trabalho realizado na sua região.
O prêmio destaca as entidades que contribuem para o crescimento e a competitividade do cooperativismo, por meio da excelência na governança cooperativa, na gestão eficiente e na obtenção de resultados notáveis.
São sete categorias disponíveis, adequadas ao nível de desenvolvimento e ao setor de atuação de cada cooperativa:
1) Cooperativas do ramo Agropecuário;
2) Cooperativas do ramo Consumo;
3) Cooperativas do ramo Crédito;
4) Cooperativas do ramo Infraestrutura;
5) Cooperativas do ramo Trabalho, Produção, Bens e Serviços;
6) Cooperativas do ramo Saúde;
7) Cooperativas do ramo Transporte.
A inscrição é gratuita, mais informações no site: https://relacionamento.ocergs.coop.br/premiosomoscooprs
- Artigo Inferior 2
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Papo Sindical 2024, evento promovido pela Organização Sindical do Sistema Ocergs. O Papo Sindical acontece no dia 26 de abril, de forma online, das 11h às 12h.
O evento contará com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, do gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcísio Minetto, e do advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani. Entre as pautas previstas, estão o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) e o Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).
Interessados em participar do Papo Sindical podem se inscrever, até as 11h do dia 26 de abril no link.
Para quem está buscando uma oportunidade de emprego, tem oportunidades novas no Sescoop/RS, por meio da Fapetec. Estão abertas as inscrições para processo seletivo para profissionais com nível superior e com nível médio, na cidade de Porto Alegre. As inscrições vão até o dia 25 de abril.
As vagas são para os cargos de Analista de Comunicação e Marketing, Analista de Inteligência de Dados, Analista Jurídico, Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Desenvolvimento Cooperativo e Assistente de Desenvolvimento Cooperativo. O candidato deve se inscrever para uma vaga apenas. Os salários variam de R$ 3,4 mil a R$ 7,5 mil, com jornada de trabalho de 40h semanais. O detalhamento dos requerimentos e dos benefícios podem ser conferidos no edital, disponível no site da Fapetec (link abaixo).
Interessados podem acessar o edital no link. Em caso de dúvida, envie mensagem para o endereço eletrônico
Vem de um dos principais concursos de vinhos do mundo o reconhecimento à qualidade dos produtos daCooperativa Vinícola Aurora. A edição deste ano do Vinalies, da França, destacou com a medalha grande ouro o Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos. O vinho, que foi o único brasileiro a obter a distinção máxima, já havia conquistado outro grande ouro no certame Cittá del Vino, na Itália.
A edição especial do recém lançado vinho Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon safra 2019 recebeu a sua primeira medalha de ouro. Já o espumante Moscatel Branco, que é o produto mais premiado da história da cooperativa, também levou ouro, assim como a versão rosé da bebida.
O enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio, valoriza o fato de o Gioia Merlot ter sido premiado no país onde nasceu esta uva, que se adaptou tão bem ao terroir Serra Gaúcha. Zilio acredita que feitos como esse atestam a seriedade do Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que garante a tipicidade e a qualidade dos produtos com o selo.
“É o reconhecimento de todo um trabalho, de um vinho que foi elaborado como um produto diferente, como um vinho nobre e que mostra o potencial de guarda. O produto fruto da safra 2018 está na plenitude da sua qualidade, mas tem ainda no mínimo cinco anos de evolução”, garante o enólogo.
Zilio também destaca as premiações concedidas ao Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon e aos moscateis, por demonstrar a capacidade da cooperativa na elaboração tanto de vinhos tranquilos como de espumantes de alta qualidade e padrão internacional.
“Num concurso como o Vinalies, os jurados costumam procurar produtos com aromas finos e complexidade. E isso é o que os nossos espumantes moscateis, tanto o branco como o rosé, apresentam, além das características próprias da uva moscato, de leveza e dulçor. Sobre a premiação ao Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon é o reconhecimento a um vinho que foi repaginado pela Aurora, de um rótulo que tem uma importância muito grande na história da empresa pelas premiações que já conquistou. É a valorização e a afirmação da nossa qualidade que começa lá nos vinhedos dos cooperados, passa pela indústria e chega nas taças dos consumidores”, reafirma Zilio.
O Vinalies está comemorando 30 anos em 2024. Nesta edição as degustações ocorreram entre os dias 1º e 5 de março, em Cannes, e contaram com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).
Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora conta com um portfólio de 220 itens, sendo líder nacional nos segmentos de vinhos finos, de suco de uva integral e de coolers. Também é a vinícola mais premiada do Brasil, com 872 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais.
A história da marca nasceu em 1931, em Bento Gonçalves (RS), com a união de 16 famílias. Hoje, são 1,1 mil pequenos produtores de uvas cooperados, em 11 municípios da Serra Gaúcha. Com pilares cimentados no cooperativismo, a Aurora desenvolve uma economia sustentável, na qual o viticultor tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.
Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, participou nesta terça-feira (5) do Fórum da Soja, um dos principais eventos da Expodireto Cotrijal que, pela primeira vez, contou com o apoio da instituição, demonstrando seu compromisso com o setor.
“Apesar de uma safra promissora, o setor enfrenta desafios como as questões de preço e logística. Nesse sentido, a verticalização da gestão profissional nas cooperativas se torna essencial, e o Sistema Ocergs se compromete a ser uma parceira em todas as atividades e debates, visando sempre a capacitação e profissionalização do setor”, ressaltou Darci.
O presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, que participou do Fórum, destacou a importância da participação das cooperativas nesses debates: "Estamos realizando o fórum com o mesmo formato e as mesmas temáticas, porém mais voltado para as cooperativas e seus parceiros. Incentivamos a participação de gestores, diretores e conselheiros, profissionais altamente qualificados. Para nós é um grande avanço para um evento que teve origem no cooperativismo."
O Fórum foi marcado por palestras que abordaram as tendências do mercado de soja e milho e a produção de combustíveis renováveis. O fundador e CEO da Agroconsult, André Pessôa, apresentou uma análise de mercado para 2024. Segundo ele, será um ano de desafios no plantio da soja, com a eficácia do cultivo dependendo do momento em que o grão foi plantado. A estimativa para safra atual no Rio Grande do Sull é de 53 sacas por hectare, um aumento significativo em relação às 36,9 sacas por hectare do ciclo anterior.
Biocombustíveis
O fundador e presidente da Be8 e do Grupo ECB, Erasmo Carlos Battistella, compartilhou sua visão sobre a importância do produtor rural não apenas como fornecedor de alimentos, mas também como produtor de energia renovável, setor que está em expansão no Brasil – e no qual o agronegócio desempenha um papel fundamental como fornecedor de matéria-prima.
Durante a palestra, Battistella apresentou gráficos mostrando que 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850, com uma elevação de 1,52°C. Ele também discutiu possíveis cenários para 2030, quando a população mundial deve chegar a cerca de 8,5 bilhões de habitantes, em comparação com os 8 bilhões atuais.
Sistema Ocergs reinaugura Casa do Cooperativismo na Expodireto com visita do Ministro da Agricultura
A Casa do Cooperativismo foi reinaugurada no primeiro dia da 24ª Expodireto Cotrijal, com a presença de autoridades, associados e a visita do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o espaço reflete os ideais e os objetivos do cooperativismo.
“É essencial avançarmos na valorização das pessoas, na identificação de oportunidades e na busca pela sinergia entre os membros das cooperativas. Essa abordagem gera uma sinergia poderosa, capaz de promover o desenvolvimento das comunidades em que atuamos. O cooperativismo está em constante crescimento e devemos avançar com entusiasmo para garantir um futuro melhor para nossos associados. Vamos seguir em frente com determinação e urgência, pois o cooperativismo não espera”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Durante sua visita à Casa do Cooperativismo, o ministro Carlos Fávaro abordou pautas como juros, crédito agrícola, linhas de financiamento para produção rural e a importância do fortalecimento do setor cooperativista. “O governo federal investe em programas sociais e nós queremos usar o cooperativismo para incentivar o empreendedorismo”, revelou.
Casa do Cooperativismo
O espaço é um exemplo de inovação e incentivo ao cooperativismo. A Casa passou por uma reformulação completa para mostrar aos visitantes a diversidade de mercadorias produzidas dentro das cooperativas. Com três salas de reuniões que podem ser usadas pelas cooperativas e uma arquitetura vertical, pretende se tornar um ponto de conexão entre as entidades.
A proposta é oferecer experiências mais enriquecedoras aos associados e mostrar ao público que o cooperativismo é uma forma inovadora e valorosa de se fazer negócios, presente em diversos segmentos da economia.
A Casa abriga também o espaço SomosCoop, uma exposição de produtos com o selo Somoscoop, criado para facilitar a identificação de produtos e serviços provenientes de cooperativas, incentivando o consumo consciente. Além disso, a programação inclui rodadas de negócios, encontros com autoridades políticas e do setor, bem como eventos que destacam a relevância econômica do cooperativismo.
Destaque para o Workshop de Comunicação, que busca capacitar profissionais da área para contribuir estrategicamente nas cooperativas, e para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS, reconhecendo a evolução e sustentabilidade econômica das cooperativas. No Dia da Mulher, haverá um encontro específico para lideranças femininas, oficializando a implantação do Comitê Elas pelo Coop no Estado, como parte do planejamento estratégico do Sistema Ocergs.
Abertura da Expodireto Cotrijal
O presidente do Sistema Ocergs Darci Hartmann também participou da abertura oficial da 24ª Expodireto Cotrijal. A feira, que reúne 570 expositores em 131 hectares, receberá este ano representações de pelo menos 60 países. A expectativa é de superar os resultados de 2023, quando o parque de exposições recebeu 320,5 mil visitantes e gerou um total de R$ 7 bilhões em negócios.
“A nossa expectativa para a feira é positiva. O cooperativismo só tem força quando as pessoas se unem e buscam um objetivo comum. Por isso acreditamos que a Expodireto desse ano vai mais uma vez superar as expectativas”, destaca Darci Hartmann.
A nova diretoria da Fetag-RS foi empossada nesta sexta-feira (23). Para os próximos quatro anos, a direção da entidade seguirá liderada pelo presidente Carlos Joel da Silva, reconduzido ao cargo para mais um mandato. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e do vice-governador do Estado, Gabriel Souza. O evento teve a participação do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
De acordo com Hartmann, é fundamental que as diferentes entidades trabalhem de forma coesa e unida em torno dos interesses do cooperativismo e do associativismo. Ele ressaltou ainda em sua fala a importância do trabalho conjunto da Fetag-RS e do Sistema Ocergs na defesa dos produtores associados. Durante o encontro, o presidente também convidou o ministro Teixeira para uma reunião na Casa do Cooperativismo na Expodireto, para avançar nos temas de interesse das cooperativas.
Mais de 50 participantes estiveram presentes na primeira edição de 2024 do Papo Sindical. O evento, promovido pela Ocergs Organização Sindical, foi realizado de forma online, no dia 25 de janeiro, e é direcionado para profissionais que lidam com as rotinas trabalhistas das cooperativas. A pauta desta edição foi o Decreto nº 11.795, que regulamenta a Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023. Essa legislação dispõe sobre a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens.
A live contou com as participações do gerente de Relações Institucionais e Sindicais da entidade, Tarcísio Minetto, e do advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani. Ambos apresentaram suas visões e análises sobre os impactos dessa legislação no universo cooperativista.
Na sua quarta edição, somadas às três edições realizadas em 2023, o Papo Sindical se consolida como um importante evento de debate e disseminação de informações relevantes da área sindical para as cooperativas. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destaca o interesse da Organização em se aproximar cada vez mais das cooperativas, atuando na defesa de seus interesses coletivos frente às entidades sindicais laborais.
“Para todos os produtores que plantam o futuro, vocês têm um lugar, e esse lugar é a Expodireto Cotrijal’’. Com essa mensagem de acolhimento foi oficializado o lançamento da feira que é realizada anualmente em Não-Me-Toque, pela cooperativa Cotrijal.
Em sua 24ª edição, a exposição busca reunir agricultores, pecuaristas, autoridades, pesquisadores e imprensa de 4 a 8 de março. O parque de mais de 130 hectares convida a todos os visitantes para uma imersão em tecnologias, conhecimentos e negócios relacionados ao agro.
A solenidade de lançamento foi realizada na manhã do dia 5 de fevereiro, no hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha. O evento contou com convidados e imprensa, sendo transmitido ao vivo nas redes sociais da Cotrijal.
Pelo reconhecimento do agro
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou o compromisso da feira em mostrar ao Brasil e ao mundo a importância e o valor do agro. Ele citou que o país é líder global em produção e exportação de soja, açúcar, café e suco de laranja e que a cada minuto o agronegócio brasileiro exporta R$ 1,6 milhão.
“A nossa feira foi criada, em 2000, para o agricultor, reunindo todas as soluções que ele precisa. Queremos continuar trabalhando e contribuindo para que a sociedade nos conheça e reconheça cada vez mais como uma parte importante da cadeia de riqueza e valor desse país”, afirmou o presidente.
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, também destacou a importância do agronegócio para o Estado, mencionando ações e projetos do governo para o setor, e citando a Expodireto Cotrijal como uma mostra da capacidade empreendedora do povo gaúcho. “A feira é um bálsamo de otimismo”, elogiou o governante. “Mostra capricho, reúne tecnologias e todos os segmentos do agro, gerando riqueza para o nosso estado”.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, o investimento em irrigação é prioridade e deve receber atenção. “O agro é fundamental para o nosso estado e tem o nosso apoio”, ressaltou.
“A feira tem uma capacidade incrível de se renovar, em todas as áreas, e antecipar o que vai acontecer no agro. Por isso, todos devem participar”, disse o deputado federal Pedro Westphalen, representando a Câmara dos Deputados na solenidade.
Um lugar para todos os produtores
Com o tema “Lugar de quem planta o futuro’’, a Expodireto Cotrijal se posiciona como o segundo lar daqueles que se dedicam aos negócios da terra. Produtores e produtoras que não desistem diante dos desafios, sejam eles climáticos ou de mercado.
A campanha de publicidade destaca que a perseverança dos produtores rurais ajuda a construir um amanhã próspero para suas famílias, o agronegócio e o Brasil.
Veja como foi a solenidade de lançamento da Expodireto Cotrijal 2024.
Assista aqui o vídeo da campanha.
A feira
A Expodireto Cotrijal é reconhecida como uma feira que reúne o que tem de mais atual em termos de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal e serviços. Em 131 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do agro, através de fóruns e palestras em dois auditórios, e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, com ampla programação na Área Internacional. E ainda conta com espaço exclusivo para inovação e tecnologia: a Arena Agrodigital.
Números de 2023
62 países
320,5 mil visitantes
591 expositores
131 hectares
R$ 7,04 bi em negócios
Fonte: Laura Coutinho e Mariliane Cassel | Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal
Após evento climático ocorrido na terça-feira (16), Cooperativa registrou pico de 10.144 cooperados sem energia
A Certaja Energia informou que 100% das equipes técnicas estão trabalhando nas regiões afetadas pelo temporal, ocorrido na noite de terça-feira (16). Neste momento, há 10 equipes pesadas (caminhões) e outras 12 equipes leves (camionetes) em operação.
Temos a previsão de receber suporte adicional de mais duas equipes pesadas de Passo Fundo, que devem chegar às 17h. O Grupo Coopernorte, de Viamão, enviou uma de suas equipes para auxiliar no trabalho de recuperação em nossas redes.
Na madrugada de quarta-feira (17), registramos um pico de 10.144 cooperados sem energia. Nas primeiras 24 horas, 82% das faltas de energia foram corrigidas. Em 48 horas, 96%. "No momento, são, aproximadamente, 400 residências, com problemas isolados, que necessitam de equipes pesadas (caminhões), o que torna os trabalhos mais demorados”, explica o vice-presidente, Ederson Madruga.
A previsão é que a energia seja restabelecida em 99% das residências até a noite desta sexta-feira (19), ficando o restabelecimento total para sábado (20). As equipes trabalharão durante a noite, conforme as condições climáticas permitirem. "Pedimos a compreensão de nossos cooperados neste momento. O temporal que atingiu nossa região já é classificado como um dos maiores prejuízos causados até hoje".
Para contatos emergenciais, ligue para o Disque Energia 0800 541 6185 (também via WhatsApp) ou acesse a Agência Virtual pelo site http://certajaenergia.com.br.
Fonte: Comunicação Certaja
O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na terça-feira e madrugada de quarta-feira deixou um rastro de prejuízos para os gaúchos. Falta de energia elétrica, destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos, desabastecimento de água e interrupções de vias públicas foram alguns dos desafios que a população enfrentou após a passagem da tempestade que provocou chuvas intensas, queda de granizo e ventos que passaram dos 100 quilômetros por hora.
Diante desses problemas, as cooperativas gaúchas, movidas pelo espírito de coletividade e empatia, entraram em ação para oferecer respostas rápidas às comunidades afetadas pelo severo fenômeno climático.
Cootravipa
A Cootravipa, responsável pela Coleta Seletiva de Porto Alegre, mobilizou todo o seu efetivo nesta quarta-feira. Mais de 2 mil colaboradores foram remanejados e contribuíram para recolher com maior agilidade os resíduos espalhados pelas ruas da Capital. Esta ação permitiu que a população se beneficiasse com ruas mais limpas e livres dos vestígios deixados pelo temporal.
Celetro
A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí Ltda (Celetro), que detém a permissão para o serviço público de distribuição de energia elétrica em 29 municípios da região central, também entrou em ação. Com mais de 115 mil beneficiários, a Celetro enfrentou interrupções no serviço devido ao temporal. No entanto, graças à agilidade e expertise das equipes de manutenção, 80% dos usuários já tiveram a energia restabelecida na noite de quarta-feira. A cooperativa trabalha incansavelmente para normalizar completamente a situação e minimizar os impactos causados pela tempestade.
Certel
A eficiência do planejamento, o uso de equipamentos de última geração e uma equipe altamente treinada fizeram a diferença para a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) enfrentar os desafios decorrentes do intenso temporal. De acordo com o vice-presidente da Certel, Daniel Sechi, cerca de 46 mil associados, de um total de 75 mil, foram afetados pela tempestade.
"Às 23 horas da terça-feira, tínhamos 46 mil associados sem energia. Às 7h30min da manhã da quarta-feira, apenas 8 mil clientes continuavam sem abastecimento", relata Sechi.
Ele destaca que essa rápida recuperação foi possível devido ao monitoramento do fenômeno desde segunda-feira e às equipes com técnicos altamente preparados para enfrentar situações críticas, como a tempestade que se abateu sobre o Estado.
Sechi enfatiza a importância dos equipamentos de ponta, como os religadores utilizados pela Certel, que agilizam o processo de religamento das redes a partir do centro de operações. Isso permitiu que as equipes de manutenção atuassem de forma eficaz nos locais onde eram necessárias intervenções técnicas. As equipes trabalharam incansavelmente durante toda a madrugada para atender ao maior número possível de associados.
"Foram inúmeros os problemas encontrados, como árvores caídas nas estradas, obrigando a desobstrução, transformadores queimados por raios, postes caídos e fiação rompida", relata.
Além disso, um plano de contingência entre cooperativas de infraestrutura que atuam na mesma região também foi acionado para enfrentar a situação emergencial.
"A intercooperação entre a Certaja, Cerfox, Coprel, Coopernorte e Certel mostra a força do cooperativismo. A partir de amanhã, receberemos mais caminhonetes, caminhões e equipamentos para auxiliar a resolver todos os problemas que ainda estão afetando nosso serviço."
O vice-presidente da Certel lembrou ainda a importância das parcerias com as prefeituras, que também ajudaram bastante para a normalização da distribuição de energia aos associados.
Com isso, Sechi acredita que até o fim da tarde desta sexta-feira todos os associados terão os serviços restabelecidos. A superação dos desafios reforça a resiliência e a eficiência da Certel Energia em garantir o fornecimento de energia mesmo em condições adversas.
O Sistema Ocergs está acompanhando os impactos dos efeitos causados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, haverá condições de melhor avaliar os prejuízos e as medidas de apoio necessárias para o setor. A entidade também acompanha com atenção a previsão de novos eventos climáticos, conforme alertas da Defesa Civil.
As principais pautas para o setor cooperativista gaúcho foram apresentadas pelo presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. As demandas foram entregues no último dia 10 de janeiro, em reunião na sede da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre.
No evento que contou com a presença de entidades representativas dos setores arrozeiro e de proteína animal, Hartmann destacou a relevância das cooperativas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "O setor requer políticas específicas de apoio para continuar contribuindo na geração de oportunidades de trabalho e renda", enfatizou.
Além das entidades dos setores arrozeiro e de proteína animal, participaram da reunião o presidente da Conab, Edegar Pretto, técnicos do ministério da Agricultura e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, que foi o responsável pela organização do encontro.
Uma segunda reunião foi confirmada, entre o presidente do Sistema Ocergs e o representante do Ministério da Agricultura, para apresentação de projetos de cooperativas do agro e seus programas de atuação. Será durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
A Organização Sindical do Sistema Ocergs promove no dia 25 de janeiro o Papo Sindical, evento on-line que reúne profissionais que lidam com as rotinas trabalhistas das cooperativas.
O evento terá como pauta o Decreto 11.795 que regulamenta a Lei 14.611, sobre igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens.
A live contará com a participação do Gerente de Relações Institucionais e Sindicais da entidade, Tarcísio Minetto e do advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani.
As inscrições para a 1ª edição de 2024 do Papo Sindical podem ser feitas até o dia 22/01 por esse link.
O Sicredi conquistou o 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito” do prêmio Reclame AQUI 2023 - maior premiação de reputação, atendimento e experiência do cliente do Brasil segundo a plataforma. A cerimônia de reconhecimento consagrou 196 empresas em diversas categorias, entre mais de 1,7 mil inscritas.
“A primeira posição é motivo de muito orgulho, pois este é um reconhecimento obtido a partir da avaliação dos próprios consumidores que nos coloca entre os melhores atendimentos do Brasil. Atender as pessoas de forma acolhedora e próxima, entendendo suas necessidades, é uma premissa do Sicredi. Seja em nossas agências físicas ou no ambiente digital, somos parceiros com quem nossos associados podem sempre contar e essa premiação demonstra isso”, enfatiza Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi.
O Prêmio Reclame AQUI é divido em quatro etapas: inscrição; seleção; indicação e votação popular. Para chegar à votação popular, a empresa precisa se enquadrar em uma das mais diversas categorias existentes do Prêmio, além de ter a reputação classificada na plataforma como “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000” por um período determinado. Por meio de voto popular, são escolhidas as empresas vencedoras, com o melhor atendimento na opinião dos consumidores. Na fase de votação, o Sicredi obteve mais de 80% do total de votos da categoria.
O resultado no Prêmio Reclame AQUI soma-se a outros reconhecimentos à excelência em relacionamento e em atendimento obtidos pelo Sicredi em 2023. Neste ano, a instituição financeira cooperativa alcançou o nível de recomendação de 75,23% (NPS – Net Promoter Score) entre seus mais de 7 milhões de associados, resultado que a coloca na zona de excelência. Ainda, o Sicredi foi avaliado com o atendimento mais completo por WhatsApp, em pesquisa da CardMonitor, e reconhecido no Prêmio Best Performance 2023 por soluções inovadoras de atendimento ao cliente.
Assessoria de Comunicação Sicredi das Culturas RS/MG
Prático, objetivo e colaborativo
Em formato totalmente digital e interativo, o Sistema Ocergs publicou nessa sexta-feira (15) seu Relatório Mensal de Execução do mês de novembro, com o objetivo de permitir o acompanhamento das atividades do Sistema seguindo seu planejamento estratégico de ações de 2023.
Destaques de novembro
O destaque do Relatório deste mês é o lançamento da segunda edição do Fundo Social do Sescoop/RS, que trouxe novidades para 2024 como, o aumento de 50% no valor dos recursos, totalizando R$ 3 milhões. O número de projetos selecionados passará de dez para 15 no total.
Outro destaque do mês ficou para o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas ao conceito 5 no MEC. A atribuição foi divulgada na portaria SERES/MEC N 457, de 29 de novembro de 2023.
A avaliação para a atribuição do conceito é formada por quatro dimensões, onde é analisado o contexto institucional, a organização institucional e pedagógica, o corpo docente e as instalações da instituição. O conceito é um selo de qualidade que atesta o comprometimento da Escoop em oferecer uma educação superior de alto nível.
E não poderia ficar de fora a programação de eventos do Sistema Ocergs para o ano de 2024. O calendário contará com muitas novidades e atrações para as cooperativas. Além da participação nas tradicionais feiras Expoagro Cotricampo, Expodireto Cotrijal e Expointer, no ano de 2024 o Sistema Ocergs também estará presente pela primeira vez na Fenasoja,.
O próximo ano reserva espaço para novos eventos alinhados aos comitês e objetivos do RSCOOP150 como: Encontro de Mulheres e Jovens, Fórum Financeiro, Semana da Competitividade do RS, além dos tradicionais Fóruns dos Presidentes e de Comunicação.
Confira aqui a mais recente edição do Relatório Mensal de Execução - Novembro/23
Os vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo receberam a premiação durante a programação do Fórum dos Presidentes, em Gramado, nessa sexta -feira (1/12). Doze trabalhos inscritos em sete categorias foram selecionados para receber uma das mais tradicionais premiações da imprensa estadual.
Promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o prêmio busca reconhecer trabalhos que valorizem os benefícios gerados pelas cooperativas, melhorando a qualidade de vida dos cooperados e estimulando o desenvolvimento econômico.
“Estamos em constante busca por iniciativas que reconheçam o segmento e enalteçam os impactos tanto econômicos quanto sociais gerados pelo cooperativismo. Queremos destacar aqueles que, de forma inteligente e criativa, contribuem para o desenvolvimento e prosperidade de nossa sociedade”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Este ano, o prêmio recebeu 65 inscrições nas categorias de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Mídia Cooperativa e Jornalismo Universitário, que foram avaliadas por seis jurados. Além dos troféus, os vencedores das categorias profissionais receberam uma premiação em dinheiro de R$ 7,5 mil para os primeiros lugares, e R$ 5 mil para os segundos colocados.
Confira os vencedores do Prêmio:
Jornalismo Impresso:
1° lugar: Itamar Antonio Pelizzaro (Correio do Povo)
2° lugar: Juliana Bevilaqua (Pioneiro)
Fotojornalismo:
1° lugar: Leandro Augusto Hamester (Grupo A Hora)
Jornalismo Universitário:
1° lugar: Larissa Schöntag (Uniritter)
Radiojornalismo:
1° lugar: Tales Giovani Armiliato (Tua Rádio São Francisco)
2° lugar: Leno Falk e Rafael Silva (Agência Radioweb)
Telejornalismo:
1° lugar: Francieli Alonso (RBS TV)
2° lugar: Mauricio Rebellato (RBS TV)
Webjornalismo:
1° lugar: Susana Leite (Jornal NH)
2° lugar: Bruno Tomé de Oliveira (Pioneiro)
Mídia Cooperativa
1° lugar: Ágatha Nunes Duarte (Coprel)
2° lugar: Mariliane Elisa Cassel (Cotrijal)
Patrocinadores e apoiadores
A sexta edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo contou com o patrocínio da Central Sicredi Sul/Sudeste, Unicred Central Geração e Unimed Federação/RS. O Prêmio teve o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).
O Carrinho Agas 2023 da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) entregou nesta terça-feira, o prêmio para as melhores empresas e personalidades de 2023. A distinção homenageou a melhores organizações e personalidades que se destacaram em suas atividades no setor supermercadista ao longo de 2023. Share de mercado, capacidade de inovação, cumprimento de prazos de entrega e relacionamento com os varejistas foram alguns dos critérios avaliados no tradicional prêmio. A distinção ocorreu no Grêmio Náutico União.
O evento chegou à sua 40ª edição homenageando 36 premiados, eleitos por representantes das 250 maiores companhias supermercadistas do Estado. E entre as vencedoras, o destaque fica por conta da presença de três cooperativas gaúchas.
Cooperativa Santa Clara (Melhor Fornecedor de Queijos e Melhor Fornecedor de Leites)
A Santa Clara tem se destacado em diversas categorias no Carrinho Agas ao longo dos anos. Além das nove premiações como Melhor Fornecedora de Queijos e das quatro como Melhor Fornecedora de Laticínios, a cooperativa também já foi reconhecida em categorias como Produtos Zero Lactose, Bebidas Lácteas e Alimentos Resfriados e Fornecedor de Leites.
Os prêmios foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Gelsi Belmiro Thums, e pelo gerente nacional de vendas, Tomás André Zilli. Membros da direção, equipe de vendas e do marketing prestigiaram o momento, juntamente com representantes das demais 35 empresas e personalidades homenageadas.
“A distinção é o reconhecimento do trabalho da grande família Santa Clara: associados produtores de leite e familiares, funcionários, representantes comerciais e a todos colaboradores que muito bem constroem a força da marca”, destaca o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra.
Cooperativa Vinícola Garibaldi (Melhor Fornecedor de Espumantes)
A Cooperativa emplacou, pelo nono ano consecutivo, o prêmio Carrinho Agas como a melhor fornecedora de espumante do varejo gaúcho.
“Estamos imensamente honrados em receber, mais uma vez, tamanha distinção. É um desafio muito grande receber o Carrinho Agas e, mais ainda, manter essa premiação por tanto tempo. Esse reconhecimento demonstra o quanto buscamos formas de nos superar, sempre colocando os padrões cooperativos como guia de nosso trabalho, a fim de que famílias associadas e colaboradores atuem em conjunto com o propósito de entregar qualidade em cada rótulo”, analisa o presidente da cooperativa, Oscar Ló.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi deve fechar o ano de 2023 com um crescimento de 10% nos espumantes em relação ao ano passado, mesmo diante de um ano que os prognósticos apontavam para estabilidade. A estimativa é de que, no total, mais de 6,5 milhões de garrafas de espumante sejam vendidas. Um dos motivos para esse sucesso está na aposta pelo incremento do portfólio da cooperativa.
Cooperativa Vinícola Aurora (Melhor Fornecedor de Vinhos)
A Cooperativa recebeu pela 19ª vez consecutiva o troféu de Melhor Fornecedora de Vinhos. Líder nacional no mercado de vinhos finos, sucos de uva integral e coolers, os produtos da marca estão presentes em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de serem comercializados no Exterior.
“É uma alegria muito grande sermos reconhecidos, há quase 20 anos seguidos, como a melhor empresa fornecedora de vinhos do Estado. De forma especial, a premiação deste ano é ainda mais significativa, pois estamos passando por muitas transformações em nossos processos internos e externos. Essa distinção demostra a confiança dos compradores em todas as nossas melhorias”, enaltece Rodrigo Arpini Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, que participou da solenidade ao lado do gerente Comercial Regional Sul, Sílvio Martins Santos.
Fonte: Correio do Povo, Comunicação Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Vinícola Aurora e Cooperativa Vinícola Garibaldi
O Sistema Ocergs prepara uma série de eventos para 2024, com muitas novidades e atrações para as cooperativas. Além da participação nas tradicionais feiras Expoagro Cotricampo, Expodireto Cotrijal e Expointer, no ano de 2024 o Sistema Ocergs também estará presente pela primeira vez na Fenasoja,.
O próximo ano reserva espaço para novos eventos alinhados aos comitês e objetivos do RSCOOP150 como: Encontro de Mulheres e Jovens, Fórum Financeiro, Semana da Competitividade do RS, além dos tradicionais Fóruns dos Presidentes e de Comunicação. Confira a seguir o calendário de atividades para 2024*:
Evento | Datas | Cidade |
Expoagro 2024 | 21 a 24 Fevereiro | Campo Novo |
Expodireto 2024 | 4 a 8 Março | Não-Me-Toque |
Workshop Comunicação Regional | 6 Março | Não-Me-Toque |
Encontro das Mulheres | 8 Março | Não-Me-Toque |
South Summit | 20 a 22 Março | Porto Alegre |
Assembleia Geral Ordinária Sistema Ocergs | 18 Abril | Porto Alegre |
Congresso Brasileiro de Cooperativismo | 13 a 17 Maio | Brasília |
Fenasoja | 17 a 24 Maio | Santa Rosa |
Encontro Programa Aprendiz Cooperativo - Fenasoja | 22 Maio | Santa Rosa |
Semana da Competitividade | 19 a 21 Junho | Porto Alegre |
Dia C - visibilidade para as ações das cooperativas | Julho | Rio Grande do Sul |
Expointer | 24 Agosto a 1 Setembro | Esteio |
Encontro de Jovens do Cooperativismo | 24 Agosto a 1 Setembro | Esteio |
Encontro das Mulheres | 24 Agosto a 1 Setembro | Esteio |
Fórum dos Presidentes | Outubro | Rio Grande do Sul |