Cinco cooperativas gaúchas de energia entre as 10 melhores empresas do Brasil
No último dia 12 de fevereiro a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fez a entrega oficial do Prêmio Aneel de Qualidade para as empresas (cooperativas e concessionárias) de energia elétrica que tiveram a melhor avaliação dos consumidores pelos serviços prestados no ano de 2019. No geral, das 91 empresas avaliadas, 63 concessionárias e 38 cooperativas, as cooperativas de distribuição de energia mantiveram e ampliaram o seu bom desempenho, desde sua inclusão na pesquisa ANEEL em 2014.
Nesta 17ª edição de premiação, realizada todos os anos pela Agência Reguladora, estiveram representando o Rio Grande do Sul o presidente e o superintendente da Fecoergs, Iloir de Pauli e José Zordan, além do presidente da Infracoop, Jânio Vital Stefanello.
Dentre as autoridades e representantes do governo federal presentes, destacam-se a diretoria colegiada da Agência, o ministro de Minas e Energia (MME) - Bento Albuquerque, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME - Reive Barros, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional, Luiz Eduardo Barata, a vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Solange David, o presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e o Conselheiro Alexandre Nina, chefe da Divisão de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores.
Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras. “Estamos falando de um setor que investe R$ 12 bilhões por ano, movimentando a economia dos estados e do país. De um setor que é permanentemente cobrado tanto pela ANEEL, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade”, disse. Durante a premiação, as cooperativas tiveram destaque, pois das 10 melhores empresas do Brasil, as cooperativas ficaram com nove lugares e apenas uma concessionária.
Do Estado do Rio Grande do Sul foram destacadas as cooperativas: Ceriluz de Ijuí/RS, Creluz de Pinhal/RS, Cermissões de Caibaté/RS, Coprel de Ibirubá/RS e Certel de Teutônia/RS. Sendo que a Ceriluz ficou em primeiro lugar no Estado e terceiro lugar no Brasil:
10 - MELHORES EMPRESAS - BRASIL
1 - Coop. COOPERCOCAL / SC - 90,47
2 - Coop. COOPERMILA /SC - 90,12
3 - Coop. CERILUZ /RS - 89,26
4 - Coop. CRELUZ /RS - 86,49
5 - Coop. CERMISSÕES / RS - 86,04
6 - Coop. COPREL /RS - 85,97
7 - Coop. CERTEL / RS - 84,75
8 - Coop. COOPERA /SC - 84,60
9 - Coop. CERGAPA / SC - 83,96
10 - MUX ENERGIA /RS (*) - 83,92 - (*) Concessionária
Após o evento, o presidente da Fecoergs, Iloir de Pauli, destacou a importância da premiação e o bom desempenho das cooperativas gaúchas e brasileiras: “a proximidade das cooperativas dos associados é que faz com que tenhamos um melhor resultado, pois, além de prestarmos um serviço de alta qualidade e com competência, estamos em contato permanente e ouvindo suas demandas”, completou.
Por sua vez o presidente da Infracoop, Jânio Stefanello, comentou: “levar energia de qualidade aos associados, esse insumo de produção e de bem-estar social à vida das pessoas, é um trabalho que exige planejamento, muito empenho e o real conhecimento das necessidades deles, e isto as cooperativas de energia o fazem com muita dedicação”.
As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas. No desempenho geral as cooperativas tiveram um crescimento de 6,57% e as concessionárias 1,92% em relação ao ano de 2018. As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho.