fbpx

Clima de otimismo para a 12ª Expodireto Cotrijal

     A 12ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada na segunda-feira (14/02), em Porto Alegre. Mais de 250 convidados participaram do evento. O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, representou a entidade na cerimônia de lançamento. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, falou por mais de 15 minutos sobre a Expodireto Cotrijal. Ele destacou a história de sucesso da Feira, que iniciou em 2000 e hoje colhe os frutos com um caráter internacional e inovador, proporcionando tecnologia para o homem do campo. Outro aspecto abordado por Mânica foi a respeito das perspectivas de safra para as culturas de verão, o que também deve gerar reflexos nos números da Feira.

     Para o presidente da Cotrijal, o desafio será superar os números da edição de 2010, que teve comercialização de R$ 512 milhões, 168 mil visitantes e 328 expositores, além de 50 países. "Projeto esta Feira como uma grande oportunidade para o setor agropecuário nacional. Nestes cinco dias da Expodireto, o Brasil todo estará olhando para Não-Me-Toque e para a nossa região, porque lá vão estar as maiores empresas de máquinas e implementos agrícolas, assim como as principais no ramo de sementes e híbridos", enfatizou, acrescentando que, a cada ano, a Expodireto torna-se mais internacional. Mânica chamou a atenção do governador do Estado, Tarso Genro, para a importância de duas rodovias que fazem ligação com Não-Me-Toque, a ERS 451 e a RS 142.Também pediu ao governador que intermedie a vinda da presidente Dilma Rouseff na abertura da Feira.

     O governador Tarso Genro ressaltou em seu pronunciamento a importância do evento e o que ele representa para o setor rural. Também reafirmou o compromisso em estar presente na abertura da Feira e em fazer o possível para que essa seja a primeira edição que contará com a presença da presidente da República. "A Expodireto é um exemplo que deve ser seguido por toda a nossa base produtiva do Estado", observou. Tarso destacou, ainda, que a Feira olha a malha de produção agrícola e rural do Rio Grande do Sul de maneira global e não seccionada e concebe as questões da tecnologia, da qualidade e do processo produtivo como essenciais para aumentar a produtividade. "Isso que procuramos desenvolver no Estado e, por tanto, estarei lá com um conjunto de secretários prestigiando a Expodireto e a Cotrijal, que é um exemplo de cooperativa", afirmou. O governador garantiu que está sendo estudado, junto com os futuros diretores do Banrisul, uma linha de financiamento para o setor, bem como a continuidade das ligações asfálticas entre municípios gaúchos, como a que liga Não-Me-Toque e Carazinho.
 
     A Expodireto Cotrijal ocorre de 14 a 18 de março, em Não-Me-Toque. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará presente na Feira no "Mundo Cooperativo Gaúcho", estrutura fixa inaugurada na edição passada dentro do Parque. Além da presença das cooperativas no espaço, uma série de eventos estão sendo programados no local.
 
* Com informações da Cotrijal. 
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados