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Cooperativas gaúchas de energia premiadas pela agência nacional do setor ANEEL

Cooperativas gaúchas de energia premiadas pela agência nacional do setor ANEEL

O prêmio IASC – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, premiou as melhores distribuidoras brasileiras do ano de 2022, com a melhor avaliação na visão do consumidor.

Pela avaliação da Agência, das 105 empresas do setor de distribuição de energia elétrica (52 cooperativas e 53 concessionárias), entre as 10 primeiras colocadas 09 (nove) são cooperativas, sendo 05 (cinco) do Rio Grande do Sul: Certel de Teutônia – Cermissões de Caibaté, Creluz de Pinhal, Ceriluz de Ijuí e Coprel de Ibirubá. Além destas primeiras colocadas no ranking Aneel, a Coopernorte de Viamão, foi premiada como a cooperativa, no Brasil, que teve o maior crescimento no índice IASC.

O evento aconteceu na quinta-feira (25), em Brasília e foi prestigiado por mais de mil representantes das empresas, entre participantes online e presenciais.

Além dos integrantes das empresas vencedoras, representando a Diretoria Colegiada da Agência, participaram, os diretores Hélvio Guerra, por meio de vídeo, Ricardo Tili e Fernando Mosna. O evento também contou com a presença do Secretário de Energia Elétrica do MME, Gentil Sá, do Secretário-Executivo do MME, Efrain Cruz, da Diretora do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Cláudia Santos, do Presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, do Diretor do ONS, Marcelo Prais, do Presidente de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, além de outras autoridades do setor.

As cooperativas gaúchas, junto com representantes de outros estados e da confederação Infracoop, foram representadas pelo presidente da Fecoergs, Erineo José Hennemann e pelo superintende José Zordan. O presidente Jairton Nunes da Coopernorte/RS e o Vice-presidente Diomedes Rech da Cermissões, também, estiveram presentes.

Segundo Hennemann, é motivo de orgulho, emoção e honra a Certel estar tão bem classificada nacionalmente, junto com as coirmãs, o que comprova que o direcionamento está correto. “Tudo porque queremos estar cada vez mais próximos dos associados, para lhe atender da melhor maneira. O associado é o dono da Cooperativa, é a verdadeira e única razão de ela existir. Logo, precisamos tratá-lo com excelência, até porque oferecemos um insumo crucial para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. ”

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a importância da premiação como estímulo de melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados. “Este evento existe tão somente porque trabalhamos e vivemos o nosso trabalho para o consumidor de energia elétrica. Este é o maior evento do consumidor de energia elétrica do Brasil. Ao longo desses 23 anos, esta pesquisa é realizada pela ANEEL e, continuamente, nós temos observado uma melhora a cada vez que a realizamos. Essa pesquisa melhora aspectos e nos mostra sinais importantes. Precisamos ter a humildade para reconhecê-los e utilizá-los para melhorar o serviço ao consumidor”.

“Universalização, qualidade dos serviços e preços justos para os consumidores são as nossas bandeiras de atuação. Estamos trabalhando vigorosamente para que as distribuidoras de energia elétrica alcancem esses objetivos e primem pela qualidade no atendimento”. Também ressaltou a importância do Prêmio para a valorização das boas práticas relacionadas à qualidade no atendimento, e também a necessidade de essas boas práticas serem disseminadas no setor elétrico.

Segundo Zordan, da Fecoergs, desde 2014, quando a Aneel incluiu as cooperativas na pesquisa, as cooperativas estão entre as melhores do Brasil. “Isto é fruto da qualidade do serviço prestado aos associados, que medem diariamente a qualidade dos serviços com o uso da energia elétrica nos seus afazeres e participam das decisões das cooperativas, nos núcleos constituídos pelas cooperativas”.

Por sua vez o presidente da confederação nacional das cooperativas, Infracoop, Jânio Vital Stefanello, comentou: “Levar energia de qualidade aos associados, esse insumo de produção e de bem-estar social à vida das pessoas, é um trabalho que exige planejamento, muito empenho e o real conhecimento das necessidades deles e isto as cooperativas de energia o fazem com muita dedicação".

As avaliações sobre o desempenho das 105 concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada entre 5 de julho e 15 de outubro de 2022. Foram aferidas as opiniões de mais de 29 mil consumidores, em 632 municípios. Os consumidores manifestaram seu grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas empresas, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos outros serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora.
As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho.

Fonte: Fecoergs

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