Cooperativas gaúchas estão entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil
O cooperativismo gaúcho é sinônimo de energia elétrica de qualidade. É o que aponta o Prêmio IASC 2016, Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores, com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O destaque fica por conta da presença de oito cooperativas gaúchas entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil: Cermissões (Caibaté), Coprel (Ibirubá), Creluz-D (Pinhal), Ceriluz (Ijuí), Cooperluz (Santa Rosa), Certel Energia (Teutônia), Certaja Energia (Taquari) e Creral (Erechim).
A solenidade de premiação ocorreu na última quarta-feira (23/11), em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença do ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, do diretor-geral da AneeL, Romeu Rufino, e dos diretores da Agência, André Pepitone da Nóbrega, José Jurhosa Júnior, Reive Barros e Tiago Correia – além de representantes das distribuidoras, dos Conselhos de Consumidores e de outras instituições do setor elétrico.
A Cermissões obteve a maior nota na avaliação dos consumidores entrevistados, entre as 63 concessionárias e 38 permissionárias do País. Ao todo, foram 24.926 entrevistas presenciais domiciliares e a Cooperativa da região das Missões sagrou-se vencedora com o índice de 89,38, conquistando pelo terceiro ano consecutivo a categoria “Permissionárias Acima de 10 mil unidades consumidoras”, e o Troféu e Certificado do Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor.
O cooperativismo de Infraestrutura do Rio Grande do Sul também se destaca no top 5 das melhores distribuidoras de energia elétrica brasileiras. A Coprel (3° lugar), Creluz-D (4° lugar) e a Ceriluz (5° lugar) completam este seleto grupo. Além delas, a Cooperluz (6°) e a Certel Energia (8°) também figuram na relação. Outro destaque fica por conta da Certaja Energia, que conquistou a categoria “Maior crescimento em relação ao ano anterior”, com índice de 35,24%.
Cermissões é tricampeã
Referência nacional em Infraestrutura e distribuição de energia elétrica. É com esse status, que a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões - Cermissões, do munícipio de Caibaté, recebeu o Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – Prêmio IASC 2016. Eleita como a Melhor Permissionária de Distribuição de Energia do Brasil em 2014 e 2015, a Cooperativa voltou a conquistar o título em 2016, tornando-se a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil pelo terceiro ano consecutivo.
Permissionárias têm as maiores notas em pesquisa feita pela Aneel
A nota média das cooperativas permissionárias, segundo o ranking do Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) de 2016, é maior do que a das concessionárias brasileiras. O IASC é o resultado da pesquisa junto ao consumidor residencial que a Agência realiza todo ano, desde o ano 2000, para avaliar o grau de satisfação dos consumidores residenciais com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Nesta edição, a média geral de todas as cooperativas foi de 70,89% de aprovação e a das concessionárias foi de 64,86%. O Índice Brasil Permissionárias, de 70,89 pontos, superou o do ano anterior em 1,58 ponto (2,28% de aumento). Trata-se do segundo maior nível de satisfação da série histórica que começou a se formar em 2014. O índice de satisfação dos consumidores das permissionárias está bastante próximo do Índice de Satisfação do Consumidor Americano, que em 2016 tem o valor de 71,90.
Sobre a Pesquisa
Nesta 17ª edição da pesquisa, foram realizadas 24.926 entrevistas presenciais domiciliares em 540 municípios das 101 distribuidoras de energia elétrica, sendo 19.970 entrevistas com consumidores das 63 concessionárias e 4.956 entrevistas com consumidores das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica.
A pesquisa de campo foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda. - ME, entre 7 de julho e 21 de setembro de 2016.
Realizada anualmente desde 2000, a Pesquisa Iasc questiona aos consumidores residenciais de todo o Brasil a sua percepção dos fornecedores de energia elétrica com base em um modelo composto por cinco itens de avaliação: Qualidade percebida, Valor, Satisfação, Confiança e Fidelidade. São indicadores que influem na satisfação do consumidor (caso de Qualidade percebida e Valor) e que apresentam as consequências dessa satisfação (Confiança e Fidelidade).
A partir de 2002, a Aneel instituiu o Prêmio IASC, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor. Os resultados da Pesquisa possibilitam aos consumidores o fortalecimento da sua participação na melhoria contínua dos serviços prestados pelas distribuidoras, permitem às distribuidoras o planejamento das ações de melhoria desses serviços e também podem ser utilizados como subsídio às ações de fiscalização e regulação da Aneel.
Conheça as empresas vencedoras e leia no Relatório Iasc 2016 a avaliação de todas as distribuidoras.