Expodireto Cotrijal 2014 é aberta oficialmente
Considerada referência internacional em agricultura de precisão, a 15ª Expodireto Cotrijal 2014 foi aberta nesta segunda-feira (10) em Não-Me-Toque.
Durante os pronunciamentos, foram exaltadas as virtudes da feira, um exemplo em organização e um dos principais eventos internacionais do agronegócio.
Dentre as autoridades presentes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressaltou a importância da feira como uma oportunidade ao produtor rural de conhecer as inovações tecnológicas e, desta forma, aplicar estes avanços da melhor maneira possível, gerando maior produtividade. “É uma feira nacional e internacional, que permite ao produtor o acesso à tecnologia, incrementando tanto a produtividade quanto a renda. A Expodireto Cotrijal movimenta toda a cadeia produtiva do setor agrícola e, em um ano em que a agricultura tem uma ótima perspectiva, devemos novamente bater o recorde de safra. Isto cria um ambiente favorável à indústria, comércio, serviços, enfim, a todos os segmentos”, declarou.
O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 14 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou o comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. "A expectativa para 2014 é a possibilidade de bons negócios, como também uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, consolidando a ampliação internacional do evento", afirmou.
O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também participou do ato oficial e fez coro aos elogios à organização e volume de negócios registrados nas edições anteriores da Expodireto Cotrijal. “A Cotrijal e o Nei Mânica já entraram para a História. É a base de uma cadeia produtiva pujante, e invejável para o restante do País e hoje é uma referência mundial. Este evento é grande porque articula o pequeno, o médio e o grande produtor, as cooperativas, as empresas de máquinas agrícolas. Isto é uma espécie de amálgama da cadeia produtiva do Estado. É por isto que funciona”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Lopes de Freitas, além de delegações internacionais e de representantes do setor.
Eventos