fbpx

Inicia a Expodireto Cotrijal 2011

      Ocorreu nesta manhã (14/03) a abertura oficial da Expodireto Cotrijal 2011, que ocorre de 14 a 18 de março, em Não-Me-Toque. As previsões são otimistas: de acordo com o presidente da Feira, Nei César Mânica, 2011 deve superar os R$ 512 milhões em negócios somados no ano passado, chegando a R$ 516 milhões. “O cooperativismo une pequenos, médios e grandes produtores. Este é nosso grande desafio”, declarou Mânica, que também preside a Cooperativa Cotrijal.

     A tônica do evento foi o novo Código Florestal brasileiro, para o qual os produtores rurais reivindicam alterações. “A Expodireto nasceu com objetivos bem claros: buscar tecnologia, inovação e desenvolvimento da produção agrícola. Mas ela acabou tornando-se também um palco de reivindicações políticas”, afirmou Mânica, na presença de diversos deputados estaduais e federais, lideranças políticas e de classe e o governador Tarso Genro.

     O deputado federal Aldo Rebelo, relator do projeto que popõe as modificações, considera o atual Código Florestal “totalmente desproporcional”. Segundo ele, a atual legislação provoca a decadência do campo e da cidade, reduz drasticamente a arrecadação de municípios que têm sua economia baseada na agricultura e causa altos níveis de desemprego. “A agricultura brasileira representa 26% do PIB do Brasil, mas é responsável por 40% dos empregos e 40% das exportações de nosso País”, ressaltou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Gonçalves Rossi.

     Em nome do governo estadual, Tarso Genro garantiu solidariedade ao processo liderado pelo relator Aldo Rebelo. “Se votarmos sem levar em conta as especificidades, teremos uma crise na agricultura do Rio Grande do Sul sem precendentes”, afirmou o governador.
 
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto

     O sistema cooperativo do Rio Grande do Sul está presente na Expodireto Cotrijal. O Mundo Cooperativo Gaúcho, prédio fixo do Sescoop/RS inaugurado na Feira do ano passado, é o espaço das cooperativas, que utilizam a estrutura para expor seus produtos e serviços. Coeducars, Coprel, Unimed, Uniodonto, Languiru,Vinícola Garibaldi, Santa Clara e Central Rede Transporte estão participando.
 
     O espaço do Sescoop/RS terá uma série de atividades ao longo da semana, como uma formatura do Programa Jovem Aprendiz, prevista para o dia 17 de março. Os conselhos Diretor da Ocergs e Administrativo do Sescoop/RS também realizarão encontros. O Mundo Cooperativo Gaúcho é destinado, ainda, a palestras sobre cooperativismo e reuniões de cooperativas. Os visitantes do local poderão conhecer as peças iniciais da nova campanha publicitária do Sescoop/RS, que será apresentada na Feira. A ação, executada pela Competence, tem como conceito "Cooperativismo: a grande força do Rio Grande".
 

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados