Natal Cooperativo emociona o público em Nova Petrópolis
Um verdadeiro espetáculo cooperativo uniu a comunidade para viver um momento muito emocionante na história do cooperativismo. Mais de 800 pessoas puderam neste domingo, dia 09 de dezembro, assistir ao espetáculo “Os Sete Anjos” no Natal Cooperativo, evento organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. Mais de 150 pessoas ensaiaram durante meses e realizaram suas apresentações em frente ao antigo prédio da Caixa Rural de Nova Petrópolis. O evento também contou com a participação das cooperativas escolares da região, que comercializaram seus produtos. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e da cooperativa Piá, Gilberto Kny, participaram do evento.
Márcio Port, presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, deu as boas-vindas ao público e salientou a importância deste momento histórico. “Com a reaquisição deste prédio, que foi vendido em 1967 para a construção de outra sede, poderemos retomar a preservação da nossa história, feito por pessoas da comunidade, que a partir de agora o terá à disposição.” Port comenta que foi emocionante ver pessoas de 70, 80 anos que ajudaram a construir este prédio na década de 50 e agora estão participando ou assistindo seus filhos e netos neste espetáculo, que foi concebido por muitas mãos, tornando-o um evento verdadeiramente cooperativo.
O enredo do espetáculo misturou a história do Natal com a questão da cooperação entre as pessoas, através de sete anjos, representando os sete princípios do cooperativismo, que conduziram a mensagem natalina. Corais, grupos de dança e atores se uniram para transformar toda a história numa encenação diferenciada, regida pela simplicidade e emoção. Ao final, papais noéis vieram a cavalo para presentear e encantar as crianças. “Mobilizar toda a comunidade para realizar o evento foi muito gratificante. Os artistas locais ficaram encantados em poder participar. Todos cooperaram uns com os outros para que o resultado final fosse esse grande espetáculo”, disse Célia Weber, professora e integrante da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, que dirigiu a encenação. O momento também foi oportuno para a comunidade cooperar com o Natal de uma criança e realizar a doação de um brinquedo. Mais de 50 brinquedos foram arrecadados e serão doados pela Casa Cooperativa a crianças carentes de Nova Petrópolis.
Crédito da foto: Margarida Neumann

Eventos