fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Prêmio Folha Verde destaca protagonismo do setor primário na economia gaúcha

Prêmio Folha Verde destaca protagonismo do setor primário na economia gaúcha

Em solenidade no dia 07 de dezembro no Teatro Dante Barone, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, fez a entrega do Prêmio Folha Verde. Foram agraciadas pessoas, instituições e empresas que se destacaram em 10 categorias, pelo seu trabalho em benefício do crescimento do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha. Os vencedores foram indicados por deputados estaduais. Esta é a quinta edição do Prêmio, instituído em 3 de outubro de 1995, com o propósito de reconhecer o trabalho de entidades e personalidades com importante presença no setor primário gaúcho e brasileiro. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi representado na solenidade pelo presidente Vergilio Perius, pelo diretor-secretário Paulo Pires, pelo diretor técnico sindical Irno Pretto e pelo superintendente Norberto Tomasini. A premiação foi entregue aos cooperativistas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum e pela jornalista de Zero Hora, Gisele Loeblein.

Conforme ressaltou o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito, a “premiação encerra com chave de ouro um ano de muito trabalho, mas também com bons resultados para o setor agropastoril gaúcho. O Prêmio Folha Verde é o coroamento dessas atividades”. Lembrou que o segmento, responsável por 40% do PIB rio-grandense, é o que “coloca alimentos nas nossas mesas. Os seus resultados positivos relevantes ao longo de muitos anos colocaram o RS como protagonista no cenário nacional e impulsionador do progresso”.

Reconhecimento

O presidente da Assembleia, Edson Brum saudou a presença e a importância de todos os atores da cadeia produtiva do RS. “Trago o reconhecimento dos 55 deputados às ações de todos vocês. O Rio Grande não seria nada se não fosse a agricultura e a pecuária”. Ressaltou que, além dos 40% do PIB, o segmento é responsável por três dos principais itens na pauta de exportações: soja, tabaco e carne, numa demonstração da importância do binômio emprego e renda para o Rio Grande. Brum disse ser favorável à busca da qualidade total na produção agrícola e pecuária, uma vez que as principais barreiras não são alfandegárias e sim sanitárias. “Tivemos avanços importantes na área, patrocinados pelos próprios produtores”, apontou.

Vencedores por categorias

Agrícola: Tarcísio José Minetto, secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS;
Pecuário: Associação Brasileira de Angus;
Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS);
Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs/Sescoop/RS;
Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS);
Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.;
Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural, Emater;
Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS);
Setor Público Agropecuário: Emater;
Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg).

Prestigiaram o evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, representando o governador José Ivo Sartori; os deputados Sérgio Turra, Elton Weber, Jeferson Fernandes e Zilá Breitenbach; o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Roberto Schroeder; entidades e sindicatos ligados ao setor agropecuário e representantes da imprensa especializada no tema.

O Prêmio

O Prêmio Folha Verde foi instituído em 1995, por proposição do deputado Giovani Cherini, presidente da Comissão de Agricultura da época. Em 2003, por iniciativa do então deputado estadual, Jerônimo Goergen, a Mesa Diretora do Parlamento gaúcho autorizou que a homenagem fosse implementada. Foram realizadas edições de 2004 e 2007, quando a premiação foi interrompida, sendo retomado em 2012.

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados