
Seminário das Frencoops em Não-Me-Toque reuniu vereadores da região norte do RS
Dezenas de vereadores participaram no dia 09 de março da primeira etapa dos Seminários das Frencoops municipais 2017, realizado na casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Não-Me-Toque, durante a 18ª Expodireto Cotrijal. O evento contou com a participação da diretoria da organização e de autoridades gaúchas, e teve como objetivo demonstrar a importância socioeconômica do setor cooperativo do Rio Grande do Sul para os vereadores eleitos no ano passado.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou números e dados que demonstram a importância do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Já o coordenador jurídico do Sistema, Tiago Machado, abordou aspectos relevantes no que diz respeito ao funcionamento das frentes parlamentares de apoio ao cooperativismo no âmbito das Câmaras municipais de vereadores, bem como a sua instalação e procedimentos para o funcionamento.
Na sequência, falaram aos vereadores presentes os presidentes das centrais e cooperativas dos ramos agropecuário, infraestrutura e crédito. Paulo Pires, presidente da Fecoagro, fez uma explanação sobre a importância do agronegócio cooperativo. Já Jânio Stefanello, presidente da Coprel e da Fecoergs, fez uma apresentação sobre os números da cooperativa, sediada em Ibirubá, e sobre a representatividade e importância do ramo Infraestrutura, no que diz respeito a geração e distribuição de energia e o acesso à internet no meio rural. Já o presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, sublinhou números que destacam a atuação do sistema cooperativo de crédito na região.
As Frencoops trabalham em conjunto com o sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguem os valores do cooperativismo. Buscam aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam seu desenvolvimento.
Participaram 57 vereadores dos municípios de Alto Alegre, Paraíso do Sul, Ernestina, Sananduva, Getúlio Vargas, Nicolau Vergueiro, Victor Graeff, Tapera, Condor, Coxilha, Santo Antônio do Planalto, Não-Me-Toque, Selbach, Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Soledade, Tio Hugo, Água Santa e Ibirubá.
Participaram ainda do evento o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o deputado estadual Elton Weber (presidente da Frencoop estadual), o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, o diretor da Ocergs Irno Pretto e os prefeitos de Lagoa dos Três Cantos, Dionísio Wagner, e Não-Me-Toque, Armando Roos. Os deputados Giovani Cherini, Silvana Covatti, Covatti Filho e Sérgio Turra foram representados por suas assessorias, bem como o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.
Eventos