fbpx

Sescoop/RS promove Encontro de Mulheres Cooperativistas na 17ª Expodireto

Hoje, dia 7 de março, o Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal 2016, em Não-Me-Toque, foi palco do Encontro de Mulheres Cooperativistas, em alusão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

O evento teve como objetivo debater o papel da mulher no cooperativismo, envolver mulheres de cooperativas para discutir, propor ideias e ações com vista a estimular e desenvolver seus potenciais, ressaltando a intenção de promover ações para o desenvolvimento do espírito de liderança e estimular maior participação feminina no movimento cooperativista.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou a importância da mulher no crescimento da cooperativa. Em seguida, fizeram sua saudação, ressaltando a importância da mulher e da promoção de eventos como esse, que valorizam o trabalho da mulher na cooperativa, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nóbile, os diretores da Ocergs, Margaret da Cunha e Irno Pretto, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schreder e a primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori e a prefeita do município de Não-Me-Toque, Teodora Lüdtkemeyer.

Em seguida, a presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada estadual Silvana Covatti, incentivou às participantes, contando sua experiência, desafios, renúncias e trajetória como primeira mulher à frente da Assembleia. “A minha experiência é uma porta que nós todas estamos abrindo no Rio Grande do Sul. Eu quero deixar a porta aberta à altura da mulher gaúcha. Quero trabalhar três vezes mais para que nós, mulheres gaúchas, Anita que somos, possamos dizer: demorou, mas nós chegamos e deu certo. E para isso eu acredito na força e união das mulheres. Estamos conquistando nosso espaço, mas sem regalia. É um protagonismo no nosso estado. É custoso, dá trabalho, mas se eu quero orgulhar as mulheres do Estado, temos que trabalhar arduamente para isso”, destacou.

A vice-presidente da Cooperativa de Mineração de São Marcos (Coopermissam), Malvina Fandinho da Silva Amaral, na sequência, proferiu sua palestra sobre o tema “O papel da mulher no Cooperativismo”, onde descreveu seu início como missionária e trajetória no cooperativismo, exaltando o poder e a força do sistema. “Eu não entendia nada, mas tinha disposição. O meu papel no cooperativismo era de levar o conhecimento que eu adquiri através dos cursos da Ocergs e às famílias mineiras para que juntos, déssemos passos concretos para poder licenciar suas terras e bens. A nossa cooperativa foi diferente. Entendíamos que as famílias deveriam administrar seus próprios negócios”, ressaltou.

Malvina também lembrou de como envolveu e engajou as mulheres nas cooperativas e de sua experiência de dois anos como conselheira da Ocergs. “Se nós, mulheres, sairmos do nosso cantinho, somos capazes de mudar nossa família, nossa comunidade, o mundo. É só querer. Mas é preciso olhar além, olhar para o lado. Ser cooperativada e trabalhar no escritório não basta. Sai desse escritório e olha para a tua região e veja quantas pessoas precisam de você. Você pode fazer a diferença”, finalizou.

O encontro reuniu cerca de 80 mulheres ligadas a cooperativas gaúchas e representantes de diversas entidades da região.

 

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados