Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG implanta Cooperativa Escolar em Planalto
Com o foco na missão de incentivar a formação de crianças e adolescentes, ensinando valores de cidadania e ética, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG registrou mais um marco na sua história. Depois de implantar quatro cooperativas escolares em Erval Seco, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, de Planalto, contar com a fundação de uma cooperativa escolar.
O projeto é uma parceria com o poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT). O evento que ocorreu no dia 15 de outubro, contou com a participação de autoridades e comunidade escolar.
O diretor executivo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Jaques Samuel dos Santos, destacou que este novo projeto está alicerçado em valores para a vida dos estudantes “Esta é uma proposta de preparar os nossos jovens e crianças que vai além das atividades curriculares. Por meio das cooperativas escolares, será possível exercer os princípios do cooperativismo, estes que norteiam os nossos atos de cidadania”.
Para Ana Maria Machado, mãe da estudante Ana Letícia Machado Pietroski, as cooperativas escolares incentivaram os estudos da filha. “O sonho dela é ser advogada, percebemos que com estas atividades a minha filha está mais interessada e dedicada nos estudos. Além disso, ela está decidida a fazer uma graduação, e a querer estudar cada vez mais. Tenho certeza que ela conseguirá o tão sonhado diploma”.
O prefeito Antonio Carlos Damin sinalizou a importância do sistema cooperativo. “Meu grande sonho era ver as cooperativas no nosso interior. Estamos dando um grande passo para o futuro de nossos alunos”.
As cooperativas escolares são constituídas por alunos do ensino fundamental. Eles deverão desenvolver um objeto de aprendizagem, para atuar em turno inverso ao das aulas na escola.
O que é uma cooperativa escolar?É uma associação de estudantes com finalidade educativa que desenvolve atividades sociais e culturais em benefício de seus associados. Busca reformular uma proposta de práticas pedagógicas com a participação de professores e alunos. Funciona como um laboratório de aprendizagem do cooperativismo. O projeto é amparado pelas Leis nº 5.764/71 e 8.069/90 do ECA.
Quais os diferenciais de uma cooperativa escolar?
Crianças e adolescentes são os protagonistas. Eles são os sócios das cooperativas escolares e responsáveis pela administração e condução de projetos junto com os professores. Esse tipo de aprendizado forma futuros cidadãos, gestores e líderes de comunidade que vivenciam os princípios do cooperativismo.