Sistema Ocergs-Sescoop/RS participa da abertura oficial da 14ª Expodireto Cotrijal
Na manhã de hoje (04), no auditório central do parque da Expodireto, no município de Não-Me-Toque, aconteceu a abertura oficial da 14ª Expodireto Cotrijal. A feira que acontece no período de 04 a 08 de março é um dos principais eventos do agronegócio e um palco de oportunidades para o produtor rural fazer bons negócios, buscar informações e incorporar conhecimento.
O presidente da Cotrijal e da feira, Nei Mânica, após saudar autoridades, imprensa, produtores e visitantes presentes, destacou que a feira possibilita que o olhar do País esteja voltado para o Rio Grande do Sul. Otimista com o clima e diante do bom momento que vive o agronegócio, ele destacou a importância do cooperativismo e do produtor para o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, a feira tem o objetivo de discutir, debater e apresentar planos para o segmento.
Após o pronunciamento do secretário nacional de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, sobre a importância da feira para o País e sobre o amparo do Ministério da Agricultura para a agricultura sustentável, o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, afirmou que a cidade de Não-Me-Toque é o mundo do agronegócio hoje e que parlamentares estaduais e federais estarão em discussões paralelas sobre os problemas do setor.
Em seguida, o deputado federal Jerônimo Goergen, representando a Câmara dos Deputados, destacou a importância da Cotrijal e da feira para o Brasil. O prefeito do município, Antônio Piva, alertou sobre a importância da mulher na administração pública, pediu atenção especial do governo para os municípios gaúchos e agradeceu os produtores que fazem com que a feira aconteça. “Em Não-Me-Toque o agronegócio acontece”, finalizou.
O pronunciamento final foi feito pelo governador do Estado, Tarso Genro, que ressaltou a importância universal de acontecimentos como a Expodireto, ligados tanto com o desenvolvimento regional, quanto com o desenvolvimento nacional. Tarso afirmou que o desenvolvimento do Estado é composto pela sinergia dos empresários, agricultores locais e de sua estrutura cooperativa.
“Em 2013, a Expodireto tem uma enorme importância simbólica, pois modela não somente um novo desenvolvimento do Estado a partir de uma safra generosa, mas também por simbolizar e antecipar essa visão do futuro que está no cerne de uma concepção de desenvolvimento regional, associado à economia global. O desenvolvimento conta com a força da produção, trabalhadores, empresários e governo do Estado”, finalizou.
Estiveram presentes o vice-presidente e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto e Vergilio Perius, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, dirigentes e associados de cooperativas.