Sistema Ocergs-Sescoop/RS se engaja na busca por centro de pesquisa na área do leite na região sul
O sistema cooperativo gaúcho foi representado por seu presidente, Vergilio Perius, ontem (22/03), em Carlos Barbosa, na sede da Cooperativa Santa Clara, quando a cadeia produtiva do leite esteve reunida para unir esforços em busca de um Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite – Clima Temperado, na região sul do país. Atualmente o país possui um centro de pesquisa no estado de Minas Gerais, a Embrapa Gado de Leite, majoritariamente para o chamado leite tropical.
Vergilio Perius manifestou-se em apoio ao pleito da cadeia produtiva do leite, quando disse que “temos razões suficientes para reivindicar esse centro de pesquisa para o RS. Nós, cooperativas, devemos ter a metade da produção leiteira do RS hoje, cerca de cinco milhões de litros de leite/dia. E ainda o argumento geográfico de que somos uma estrutura fundiária completamente diferente de Minas Gerais. Lá é o grande produtor e aqui é o pequeno e o médio. O solo é diferente, o clima é diferente. Tudo o que se produz lá é diferente daqui. O DNA da nossa produção de leite é diferente. Evidentemente que toda a pesquisa tem que ser voltada para isso, para essa diferença. Temos também a questão política. Temos que aproveitar que o Ministro Mendes Ribeiro é gaúcho. Na Expodireto já conversei com o Ministro sobre isso e senti que ele quer”, lembrou Perius.
O presidente Vergilio Perius também trouxe para o debate dados da pesquisa que é feita hoje no RS pela Embrapa. Segundo ele, “temos só nove técnicos trabalhando na área do leite em Pelotas e mesmo assim produziram 50 pesquisas no ano passado, tanto na área da tecnologia ligada ao leite tanto na transferência de tecnologias. E temos que parabenizá-los. Temos que ter noventa e não nove. É muito pouco”, salientou.
Ao final do encontro, foi redigida uma Carta endereçada ao Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho, com as considerações e pleitos da cadeia produtiva do leite do RS. Para os próximos dias, deverá ser agendado um encontro com o Ministro para a entrega da reivindicação. A reunião, organizada pela Cooperativa Santa Clara e pela Prefeitura de Carlos Barbosa, reuniu, além da Ocergs, entidades representativas dos municípios, como a Fetag, Farsul, Chefes das Embrapas do RS, Conselhos de profissionais e o Sindilat, entre outros.