Tem início o Aprendiz Cooperativo do Campo na Cotrijal
O Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal 2016 foi palco da aula inaugural do Aprendiz Cooperativo do Campo, iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS. O programa atende cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas a jovens filhos de associados da Cotrijal, estimulando a permanência do jovem no campo e promovendo a sucessão familiar. A turma conta com 21 jovens com idade a partir de 14 anos, e é cotizada pela Cotrijal, juntamente com a Coopater e o Sescoop/RS.
O curso possui mais de 1.100 horas/aula, em 17 meses de atividades, divididas em aulas teóricas no Mundo Cooperativo Gaúcho e práticas que acontecerão alternadamente com as teóricas em propriedades-modelo e laboratórios da Cotrijal, em dias de campo e feiras.
Na abertura da aula, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu a parceria da Cotrijal por ser a primeira cooperativa a compreender a importância desse projeto, que demorou três anos para ser aprovado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Mas o Sescoop/RS não se entregou, continuou lutando e agora temos uma realidade concreta de trabalhar para que o jovem permaneça e seja feliz no campo, através desse Programa”, finalizou.
Em seguida, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, agradeceu a todos e destacou o privilégio dos jovens participarem do programa piloto. “Eu espero que vocês aproveitem muito bem esse programa e tenho certeza que serão ótimos líderes na cooperativa ou na propriedade”. E aconselha: “Se dediquem, sejam vocês mesmos, não sejam induzidos por outras pessoas. Com dignidade, vocês vão construir a marca de vocês e para isso sejam autênticos, sinceros, olhem no olho do outro e não tenham medo de encarar desafios. Isso forma as pessoas. Tenho certeza que vocês farão com que a Cotrijal possa se orgulhar e dizer: ‘Esses são os pioneiros desse projeto que se espalhou pelo Brasil todo’”, encerrou.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schreder, fez sua saudação e lembrou de como surgiu a ideia do Programa. E reitera: “Aqui temos apenas joias, escolhidas especialmente para esse Projeto, prontas para serem lapidadas pelo Sescoop/RS. Com certeza as aulas serão de grande construção e esse será um projeto piloto que será exemplo para todo o País”.
Para a presidente da Coopater, Maria Regina Teixeira, o grande desafio do Programa é incentivar e mostrar ao jovem a importância de permanecer no campo. A aula contou também com a apresentação e saudação dos professores do Programa aos jovens.
Eventos