Vergilio Perius homenageado com o Troféu Guri da Rádio Gaúcha
Ao se destacar em suas atividades, eles levaram o nome do Rio Grande do Sul para os quatro cantos do mundo. Com trajetórias reconhecidas em áreas distintas, do agronegócio à cultura, 10 gaúchos foram homenageados ontem à noite (01/09) com o Troféu Guri. A cerimônia festiva foi realizada na Casa RBS, no parque Assis Brasil.
No início do evento, que ocorreu durante a 38ª Expointer, a tradicional canção que dá nome à premiação foi interpretada pelos cantores Erlon Péricles e Cristiano Quevedo. Apresentada pelo radialista Pedro Ernesto Denardin, a solenidade foi marcada pela emoção dos premiados e seus familiares.
Chamados individualmente ao palco, os vencedores foram recebidos por padrinhos, que os apresentaram destacando a trajetória que motivou a homenagem.
“Queremos que o exemplo de cada um desses guris seja uma referência para que nós consigamos reverter a difícil situação que o Estado passa, com coragem, empreendedorismo e criatividade”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, citando nominalmente características marcantes de cada um dos homenageados.
O governador José Ivo Sartori participou da cerimônia e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Estado: “Hoje é preciso mudar. A realidade precisa ser modificada, mesmo que haja dor, suor e lágrimas. Os protagonistas desta noite são exemplo de que é possível acreditar na capacidade dos gaúchos”.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ao receber a distinção, disse que era apenas o portador da homenagem, e que ela pertencia aos cooperativistas gaúchos. Na presença de sua esposa, filhas, genro e netos, Perius agradeceu o prestígio dos diretores da Ocergs, Irno Pretto, Paulo Pires, Margaret Cunha e Orlando Müller, bem como do secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Tarcísio Minetto.
A homenagem, que chegou ontem à 18ª edição, foi criada pela Rádio Gaúcha em 1998 e já reconheceu mais de 180 gaúchos de nascimento ou de adoção que tiveram suas histórias destacadas no Estado. O nome do prêmio foi inspirado na canção Guri, composta por João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho, e eternizada na voz de César Passarinho. Na 38ª Expointer, os patrocinadores do evento foram Panambra, Modular Cargas e Masal.
Outros homenageados:
Gedeão Silveira Pereira (produtor rural)
Arri Coser (empresário e fundador da Rede de Churrascarias Fogo de Chão)
César Oliveira & Rogério Melo (músicos)
Bolivar Moura (produtor rural da Estância do Sossego)
Daniel Randon (vice-presidente de administração e finanças da Randon)
Dody Sirena (empresário)
Jair Kobe (humorista, criador do Guri de Uruguaiana)
Roberto Kovalick (jornalista da Rede Globo)
Cardeal Dom Cláudio Hummes
Com informações do Clic RBS