Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já podem apresentar suas propostas por meio do site www.conab. gov.br, para as modalidades de Compra com Doação Simultânea e Formação de Estoque.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá R$ 11,54 milhões em novos projetos do PAA, na modalidade de Apoio à Formação de Estoques da agricultura familiar. Os recursos foram assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). Mais R$ 1,09 milhão será utilizado pela Companhia na parte operacional do Programa.
A modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar é definida pelo apoio financeiro para a constituição de estoques de alimentos por organizações fornecedoras. O limite é de R$ 8 mil por ano e por unidade familiar, e de R$ 1,5 milhão por Organização Fornecedora, respeitados os limites por unidade familiar.
Nesta semana, a Conab começou a receber novas propostas para participação no PAA em todas as modalidades do programa. Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar devem apresentar seus projetos por meio do sistema PAAnet, disponível para download no site da Companhia.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Negócios
Com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, foi lançado o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2016.
Em sua segunda edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:
I. INTERCOOPERAÇÃO
Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA
Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura,
gestão ou tecnologia.
III. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.
Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).
Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.
O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.
INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h do dia 2 de maio de 2016 até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.
PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo.
Negócios
Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizará nos meses de maio e junho a segunda edição do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Durante o período, serão realizados cursos em dez municípios do Estado, voltados aos conselheiros fiscais efetivos das cooperativas gaúchas.
O programa abordará, de forma integrada, as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
Os cursos terão carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrangerá Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até o dia 5 de maio (Clique aqui).
Confira abaixo as datas e locais de cada curso:
Turma 1: Santa Rosa - 10/05/2016 - Santa Rosa
Turma 2: Cruz Alta - 11/05/2016 - Cruz Alta
Turma 3: Não-Me-Toque - 12/05/2016 - Não-Me-Toque
Turma 4: Alegrete - 17/05/2016 - Alegrete
Turma 5: São Sepé - 18/05/2016 - São Sepé
Turma 6: Pelotas - 19/05/2016 - Pelotas
Turma 7: Nova Petrópolis - 24/05/2016 - Nova Petrópolis
Turma 8: Erechim - 31/05/2016 - Erechim
Turma 9: Ibiraiaras - 01/06/2016 – Ibiraiaras
Turma 10: Porto Alegre - 08/06/2016 - Porto Alegre
Primeira edição contou com a participação de 83 cooperativas e 271 profissionais
Com a presença de conselheiros fiscais de nove ramos do cooperativismo gaúcho, a primeira edição do Programa de Conselheiros Fiscais, realizada em 2015, contou com a participação de 83 cooperativas e 271 profissionais e percorreu sete municípios do Estado: Santa Rosa, Sananduva, Não-Me-Toque, Pelotas, São Sepé, Bento Gonçalves e Porto Alegre.
Para o conselheiro fiscal da Uniodonto Erechim, Luciano Anziliero, que participou das palestras em Porto Alegre, eventos como este são fundamentais para a capacitação profissional dos conselheiros no exercício de suas funções e atribuições dentro das cooperativas. “Julgo ser fundamental este tipo de evento, pois a grande maioria dos cooperados não tem formação técnica em contabilidade e legislação e, eventos como este, possibilitam um maior entendimento destas questões, bem como no fortalecimento do papel fundamental que os conselhos fiscais possuem no controle e transparência das cooperativas”, comenta Anziliero.
A conselheira fiscal da Sicredi Vale do Rio Pardo, Salete Wagner, reforça a opinião de Anziliero e destaca a concepção do evento para o crescimento profissional. “A cada dia que passa na vida, os negócios apresentam uma velocidade cada vez maior porque estamos num mundo de extrema competitividade e não é mais possível gerir cooperativas de qualquer maneira. Gostaria de participar de outros cursos e eventos para ter condições de crescimento e de poder comparar diferentes tipos de cooperativas”, analisa Salete.
O Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, recebeu 82 participantes de 26 cooperativas, no evento que marcou o encerramento do ciclo de palestras do Programa de Formação, no dia 15 de abril de 2015
Negócios
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 14 de Abril de 2016, tendo como local o Auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, localizado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte
ORDEM DO DIA:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2015, incluindo o Parecer do Conselho Fiscal e o da Auditoria, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2016;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar a entidade, por intermédio de seu Diretor Técnico-Sindical, para representar os interesses da categoria patronal em dissídios coletivos, bem como efetuar negociações coletivas de trabalho e firmar, juntamente com o Presidente, Acordos e Convenções coletivas de trabalho;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2017;
6) Homologar o Regimento Interno do Conselho Técnico-Sindical, conforme dispõe o art. 23 “f” do Estatuto Social;
7) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Nota: Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 24 de março de 2016, é de 411 (quatrocentos e onze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Negócios
Presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller (e), e o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, participaram do evento realizado na Fiergs / Foto: Divulgação Sicredi
Referências em seus setores e com mais de 100 anos de história. É com esses predicados que as cooperativas Sicredi e Santa Clara integram o seleto grupo de 39 empresas centenárias do Estado homenageadas pelo governo do RS, a partir do levantamento realizado pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs). A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (7/4), na Fiergs.
Em seu discurso, o governado do Estado, José Ivo Sartori, ressaltou o exemplo das empresas homenageadas em relação à superação das adversidades ao longo de suas trajetórias. “Vocês, que já passaram por muitas situações, mostram aos outros empresários que é possível continuar”, afirmou o governador do RS.
Diante de um cenário de crise na economia do Estado e contenção de despesas por parte do governo, Sartori declarou que essas empresas são, também, exemplos para o próprio governo estadual, pois sobreviveram com sucesso a várias crises. “Queremos oxigenar a economia, agilizando os processos de abertura de empresas, mas também valorizar quem já tem seu nome marcado na história”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.
Sicredi: Berço do cooperativismo de Crédito na América Latina
O Sicredi, instituição financeira cooperativa, é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. É do Sicredi a primeira cooperativa de Crédito da América Latina, constituída em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, onde atua a Sicredi Pioneira RS.
São 95 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.400 pontos, com mais de 3,2 milhões de associados. A estrutura conta ainda com quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de Crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.
Santa Clara: Trabalho, espírito empreendedor e foco na qualidade
Prestes a completar 104 anos de atividade no dia 10 de abril, a Cooperativa Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa, conta com um quadro de 5 mil associados e mais de 1.900 colaboradores empenhados na tarefa de fazer funcionar uma cadeia produtiva que combina controle na produção leiteira e investimentos constantes na modernização dos processos industriais e unidades comerciais, formados por uma rede de lojas especializadas.
“Ser homenageada às vésperas de completar 104 anos é uma grande alegria para a Santa Clara. É sempre uma honra receber esse reconhecimento pela história da Cooperativa e nos incentiva e seguir desempenhando o mesmo trabalho sério e ético realizado ao longo destes mais de 100 anos”, afirmou o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier.
Confira a lista das empresas homenageadas:
Amadeo Rossi S.A. (São Leopoldo)
Arrozeira Brasileira Ltda. (Porto Alegre)
Azevedo Bento S.A. (Porto Alegre)
Banco do Brasil S.A. (Porto Alegre)
Bar e Restaurante Gambrinus Ltda. (Porto Alegre)
Biehl S.A. Metalúrgica (São Leopoldo)
Carruagens Porto-Alegrenses/Carris (Porto Alegre)
Casa Augusto Ltda. (Porto Alegre)
Casa Masson S.A. Comércio e Indústria (Porto Alegre)
Chocolates Neugebauer Ltda. (Porto Alegre)
Companhia de Seguros Previdência do Sul/Previsul (Porto Alegre)
Fiateci (Canoas)
Companhia Predial e Agrícola S.A. (Porto Alegre)
Conservas Oderich S.A. (São Sebastião do Caí)
Cooperativa Santa Clara Ltda. (Carlos Barbosa)
Correio Riograndense (Caxias do Sul)
Eduardo Secco S.A. Comercial e Indústria (Porto Alegre)
Endler Indústria de Carnes e Derivados Ltda. (Sapucaia do Sul)
Excelsior Alimentos S.A. (Santa Cruz do Sul)
Farina S.A. Componentes Automotivos (Caxias do Sul)
Farmácia Van der Laan Ltda. (Porto Alegre)
Ferramentas Gerais S.A. (Porto Alegre)
Gerdau S.A. (Porto Alegre)
Germani Alimentos Ltda. (Santa Cruz do Sul)
Haenssgen S.A. – Indústria e Comércio (Cruzeiro do Sul)
Indústria e Comércio Hadrich Ltda. (Montenegro)
Jornal Diário Popular (Pelotas)
Jornal Gazeta de Alegrete (Alegrete)
Jornal O Correio do Povo (Porto Alegre)
Jornal O Progresso (Montenegro)
Jornal O Taquaryense (Taquari)
Laboratório Wesp Ltda./Olina (Porto Alegre)
Livonius Administração e Corretagem de Seguros Ltda. (Porto Alegre)
Óticas Foernges (Porto Alegre)
Rotermund S.A. Indústria e Comércio (São Leopoldo)
Cooperativa de Crédito – Sicredi (Porto Alegre)
Tramontina Sul S.A. (Carlos Barbosa)
Vinícola Armando Peterlongo S.A. (Bento Gonçalves)
Vinícola Salton S.A. (Bento Gonçalves)
Negócios
Foto: Shutterstock
O Sistema OCB deu início nessa semana ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.
O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
MATURIDADE – A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui quatro estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação. Então quando o relatório de autoavaliação traz o Índice Sescoop de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC) de 75%, por exemplo, significa que a cooperativa atingiu 75% da pontuação máxima daquele nível.
NOVIDADE – Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
- Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.
- Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.
Durante o lançamento do PDGC na última sexta-feira (1/4), realizado pelo Sistema Ocemg com foco nas cooperativas do estado de Minas Gerais, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de enfatizar a importância de uma cooperativa estar preparada para enfrentar os momentos de instabilidade econômica, como a que o País atravessa, atualmente. Ele explicou que as cooperativas reconhecidas na faixa ouro da última edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, ocorrido no ano passado, serão automaticamente inseridas no segundo nível de maturidade: compromisso com a excelência.
Além disso ele frisou que a identificação do nível de maturidade da gestão da cooperativa é fundamental para melhor aproveitar sua participação no PDGC, pois as práticas avaliadas em cada nível escolhido devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e factíveis em sua atual realidade.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou em seu pronunciamento que o PDGC é um sinônimo de qualidade e que as cooperativas e seus dirigentes estão cada vez mais empenhados em ampliar sua qualificação, melhorando, assim, suas rotinas operacionais e atuando com ética no mercado nacional.
CAPACITAÇÃO – E para marcar a abertura oficial do ciclo 2016-2017 do PDGC, o Sistema OCB realizou uma capacitação destinada a 72 profissionais de suas 27 unidades estaduais, entre os dias 30 e 31, na sede do Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Vilela, também participaram do treinamento. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pelo analista técnico do Monitoramento, Leonardo Dangel.
Os técnicos aprofundaram os conhecimentos sobre os questionários, a ferramenta do programa e sobre a nova campanha institucional da iniciativa e, por fim, sobre a necessidade de sensibilizarem as cooperativas de seu estado para que façam a sua adesão ao programa.
PRÊMIO EXCELÊNCIA – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB, promovido a cada dois anos. Constitui-se no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
O Prêmio é dirigido às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, avaliadas por meio dos mesmos instrumentos de avaliação adotados no PDGC. Constitui-se, então, em uma excelente oportunidade de obter o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa.
Sicredi Pioneira RS é reconhecida na faixa Prata
Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou pela segunda vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Com um quadro de 110 mil associados e 510 colaboradores, a Sicredi Pioneira foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na segunda edição do Prêmio.
COMO PARTICIPAR DO PDGC – As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
As cooperativas do Rio Grande do Sul que necessitarem de mais informações acerca do programa ou tiverem dúvidas podem entrar em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Leonardo Dangel, através do telefone (51) 3323-0032 ou pelo e-mail
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
Cooperativistas de todo o País iniciaram nesta segunda-feira (4/4), em São Paulo (SP), o Fórum das Cooperativas Agropecuárias, cujos objetivos são discutir os principais entraves ao crescimento sustentável do segmento e criar um ponto de encontro com fornecedores, permitindo, assim, um benchmarking no setor, além de uma ampla troca de experiências e conhecimento. Além do Sistema OCB, um dos apoiadores, o evento reúne representantes dos fornecedores e da cadeia produtiva brasileira.
O movimento cooperativista está sendo representado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, pelo superintendente e pela gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Renato Nobile e Tânia Zanella, respectivamente. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS é representado pelo gerente jurídico, Mário De Conto, um dos painelistas do evento.
A gerente geral da OCB apresentou o trabalho de representação do movimento cooperativista brasileiro no âmbito dos Três Poderes da República. “As instituições que atuam de forma planejada têm muito mais chances de passar por essa turbulência econômica, minimizando os efeitos da crise. E nós, do cooperativismo, estamos trabalhando assim já há algum tempo, por isso podemos dizer sem medo: vai mais longe quem sabe como e onde quer chegar”, argumenta Tânia.
MOMENTO ECONÔMICO – No painel Cenário e Perspectivas Políticas e Econômicas da Agropecuária no Brasil: análise das perspectivas a curto, médio e longo prazo, os cooperativistas registraram que é preciso trabalhar em conjunto, visando oferecer à sociedade e aos investidores, mais esperança e confiança na superação das dificuldades e na retomada do desenvolvimento do País.
“Esse posicionamento, a favor do País, se reflete diretamente na atuação da OCB pelo crescimento não só do cooperativismo, mas de todos os demais elos da cadeia produtiva nacional. Por isso, é fundamental ressaltarmos a importância do cooperativismo agropecuário para a economia nacional. Afinal de contas, praticamente metade de tudo que é produzido no País passa de alguma forma por uma cooperativa”, comenta Tânia Zanella.
A gerente também apresentou alguns números do ramo Agropecuário que congrega quase um milhão de associados, reunidos em 1.543 cooperativas, responsáveis, ainda, pela geração de aproximadamente 181 mil empregos diretos, ou seja, metade dos empregos gerados pelo cooperativismo nacional.
Segundo a gerente geral, o cooperativismo é um modelo econômico capaz de contribuir sobremaneira com este processo de retomada do crescimento econômico do País.
“É preciso construir uma agenda positiva de trabalho baseada em diferencias do cooperativismo, como gestão democrática, eficiência e profissionalismo. É por isso, que em meados de março, lançamos a 10ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, cuja maioria das demandas apresentadas ao Executivo, Legislativo e Judiciário, se atendidas, não onerariam os cofres públicos, trazendo, assim, um duplo benefício para o País, já que tanto cooperativas e comunidades onde elas estão inseridas se desenvolveriam muito mais”, argumenta Tânia.
Ela afirma que o cooperativismo tem a capacidade de ajudar o País a se desenvolver, mas, para que isso ocorra, é necessário o reconhecimento da importância social e econômica do cooperativismo; a simplificação da carga tributária e reconhecimento do ato cooperativo; o acesso ao crédito e linhas de financiamento público; maior participação das cooperativas nas políticas públicas, garantia de segurança jurídica às cooperativas e ampliação dos canais de comunicação do cooperativismo com o poder público.
Gestão Estratégica e Governança Corporativa
Outro painel com bastante destaque ocorreu no início desta tarde. Foi o Gestão Estratégica e Governança Corporativa, coordenado pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto, que discorreu sobre o Manual de Boas Práticas de Governança para Cooperativas, editado pelo Sistema OCB e disponibilizado às cooperativas brasileiras em fevereiro deste ano.
Segundo ele, uma das características mais marcantes das cooperativas, enquanto atores econômicos, é a busca constante pelo desenvolvimento sustentável. “Para nós, melhorar o processo de gestão e governança é uma das prioridades, pois faz parte do DNA cooperativista esta necessidade de olhar o nosso negócio e trabalhar por aquilo que precisa ser melhorado. É por isso que o Sistema OCB lançou esse manual, um documento essencial para a rotina operacional das cooperativas”, explica Mário De Conto.
O manual apresenta proposições de boas práticas a serem adotadas na relação com o associado e com os órgãos de administração e fiscalização, auditoria, ouvidoria, dentre outros, buscando exemplificar com ações e medidas já adotadas por cooperativas integrantes do movimento cooperativista brasileiro.
A governança cooperativa trata-se de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos associados. Clique aqui para acessar o documento.
PROGRAMAÇÃO – O Fórum das Cooperativas Agropecuárias segue até amanhã (5/4). Confira abaixo a programação do evento:
- 8h: Recepção e Credenciamento
- 8h20: Abertura do dia pelo presidente de mesa
- 8h30: Palestra: Competitividade das Cooperativas X Empresas Tradicionais
- 9h: Painel Financeiro: Gestão e Mitigação de Riscos no Agronegócio
- 10h30: Estudo de Caso – Cooperativa Agrária: como desenvolver os processos da sua cooperativa, visando à melhoria dos negócio e facilidade no dia a dia do seu trabalho
- 11h30: Mesas Temáticas
a) A Comunicação Interna e Externa como Gestão Estratégia para à Cooperativa
b) Valorização e Criação de Marca
c) Cooperativa Competitiva e Rentável: Desenvolvendo a Gestão
d) Departamento de RH como uma Célula Estratégica para a Cooperativa e Gestão de Mudança
e) Verticalização e Intensificação da Produção, Rentabilização de Ativos e Expansão Geográfica
f) Aumentando a fidelidade dos cooperados
- 15h: Mercado exterior do agronegócio: Câmbio, Volatilidade do Mercado de Commodities e Novos Mercados e Exportação de Commodities Agropecuárias
- 16h: Enceramento
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 14 de Abril de 2016, tendo como local o Auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, localizado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte
ORDEM DO DIA:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2015, incluindo o Parecer do Conselho Fiscal e o da Auditoria, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2016;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar a entidade, por intermédio de seu Diretor Técnico-Sindical, para representar os interesses da categoria patronal em dissídios coletivos, bem como efetuar negociações coletivas de trabalho e firmar, juntamente com o Presidente, Acordos e Convenções coletivas de trabalho;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2017;
6) Homologar o Regimento Interno do Conselho Técnico-Sindical, conforme dispõe o art. 23 “f” do Estatuto Social;
7) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Nota: Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 24 de março de 2016, é de 411 (quatrocentos e onze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Negócios
O Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul) vai realizar o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 – Dia C - em café da manhã, para cooperativas de todo o Estado e imprensa, no dia 30 de março. “Ações que constroem e transformam vidas” é o tema da campanha deste ano, que incentiva a responsabilidade social em cooperativas brasileiras.
Em 2015, o projeto alcançou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. No ano passado, o Rio Grande do Sul realizou o dia C pela primeira vez e beneficiou mais de 108 mil pessoas durante todo ano. ‘‘O Dia C é mais do que um único dia de celebração. Os programas estruturados e as ações continuadas são realizadas com o objetivo de gerar desenvolvimento social’’, ressalta o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Criado em 2009, o Dia C surgiu no Brasil para promover ações de voluntariado, a partir de projetos desenvolvidos por cooperativas. ‘‘No ano passado, 170 cooperativas gaúchas estiveram juntas para realizar este trabalho. Foram mais de quatro mil voluntários que realizaram 99 projetos em 77 municípios do Estado”, destaca Perius.
Serviço: Lançamento do Dia C
O que: Lançamento do programa Dia de Cooperar 2016
Local: Sede da Escoop, na Av. Berlim, 409, São Geraldo, Porto Alegre/RS
Data: 30 de março
Horário: a partir das 8h30
#VemCooperar
Clique AQUI e confira todas as informações na página do Dia C.
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As cooperativas de transporte de cargas acabam de receber uma boa notícia: a possiblidade de inserção de seus associados como beneficiários da linha de financiamento Procaminhoneiro no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Finame. A notícia já foi comunicada pelo BNDES aos agentes financeiros do país.
Esta era uma demanda antiga do Conselho Consultivo do Ramo Transporte e o Sistema OCB, ao longo dos últimos meses, intensificou sua atuação junto à instituição financeira, a fim de contemplar as cooperativas do segmento. De acordo com o documento divulgado pelo BNDES, poderão ser beneficiadas:
- Pessoas físicas, residentes e domiciliadas no País, do segmento de transporte rodoviário de cargas (transportadores autônomos), e aquelas associadas a cooperativas de transporte rodoviário de cargas, com Renda anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões, em ambos os casos;
- Empresários individuais e microempresas, do segmento de transporte rodoviário de cargas, com Receita Operacional Bruta (ROB) anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões;
- Sociedades de Arrendamento Mercantil ou Bancos com Carteira de Arrendamento Mercantil, devidamente registrados no Banco Central do Brasil e credenciados no BNDES;
- Para efeito de enquadramento no segmento de transporte rodoviário de cargas, será considerado somente o código da atividade principal da Beneficiária Final conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O QUE PODE SER COMPRADO
A linha BNDES Procaminhoneiro possibilitará aos cooperados o financiamento de:
- Caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, aí incluídos os do tipo dolly, tanques e afins, devidamente registrados no órgão de trânsito competente, bem como carrocerias para caminhões, credenciados no Credenciamento de Fornecedores Informatizado (CFI) do BNDES ou, no caso de equipamentos usados, que no ano de apresentação do pedido de financiamento ao BNDES tenham completado até 15 anos, contados a partir do ano de sua fabricação; e sistemas de rastreamento novos, credenciados no CFI do BNDES.
Exceção – Somente será financiável no âmbito deste Programa a aquisição de carrocerias usadas em separado de unidades motorizadas quando a vendedora for pessoa jurídica.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.
Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.
Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm até hoje (15/3) para enviar seus papers. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.
CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.
SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.
A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
Cada vez mais presentes na gestão estratégica das cooperativas, as mulheres ocupam um papel de destaque no movimento cooperativista gaúcho, participando do crescimento e da consolidação socioeconômica do setor no Estado, no Brasil e no mundo.
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS homenageia essas e todas as mulheres no dia de hoje – Dia Internacional da Mulher.
Negócios
A granja do Colégio Teutônia foi a sede, no dia 26 de fevereiro, da aula inaugural de uma iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS, o Aprendiz Cooperativo do Campo. Autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2015, o programa atenderá cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência do jovem no campo e promovendo a sucessão familiar. Além da turma de 25 alunos cotizados pela Cooperativa Languiru, de Teutônia, outra turma acontecerá no ano de 2016 em Não-Me-Toque, sob responsabilidade da Cotrijal, com aula inaugural no dia 09 de março.
“O programa Aprendiz no Campo é inédito no Brasil. Marquem a data de 26 de fevereiro de 2016, data em que realizamos a aula inaugural da primeira turma em Teutônia. É o lançamento nacional desta ideia inovadora e inédita de formação diferenciada para nossos jovens”, disse o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, na solenidade que marcou o início das aulas do programa Aprendiz no Campo. A solenidade contou também com a participação do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, do vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo e do diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, além de outras autoridades dos municípios da área de atuação da Languiru.
A turma com aulas em Teutônia conta com 25 estudantes, com jovens a partir de 14 anos de idade, todos cotizados pela Cooperativa Languiru, que junto com o Colégio Teutônia e o Sescoop/RS, são parceiros na organização do programa no município. O curso possui mais de 1.100 horas/aula, em 18 meses de atividades, divididas em aulas teóricas na estrutura do Colégio Teutônia e práticas na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia.
Já a turma com aulas em Não-Me-Toque, na área de atuação da Cotrijal, o programa terá a participação de 21 jovens, filhos de produtores associados da Cotrijal, com duração de 15 meses.
Rejuvenescimento no campo
Falando em nome das demais cooperativas parceiras, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, frisou a importância do programa para o rejuvenescimento no campo. “Vivemos numa região diferenciada, cujo principal segredo é a integração de entes públicos e privados, sobretudo no que diz respeito ao agronegócio. Contamos com boas experiências, em especial na qualificação de jovens produtores, o que contribui consideravelmente para a manutenção desses no campo e, consequentemente, a redução da idade média dos produtores e associados das cooperativas”, disse, lembrando ainda os mais de 1,5 mil técnicos em Agropecuária formados pelo Colégio Teutônia em 64 anos de atividades voltadas à educação.
Bayer ainda destacou o trabalho do programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com a Ocergs-Sescoop/RS, Colégio Teutônia, Languiru, Certel e Sicredi, que já possibilitou a formação de 590 jovens com período prático realizado na Languiru desde janeiro de 2010.
Palestra na aula inaugural
O presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, desejou sucesso a nova iniciativa e proferiu palestra no primeiro encontro da turma. “Depois de um longo período de planejamento, estamos dando início a este programa de Aprendiz do Campo. Tenho certeza de que os professores irão transmitir todos os ensinamentos com alma e coração, assim como a Cooperativa Languiru, que demonstra o amor para com seus jovens neste gesto”, enalteceu.
Ele também falou da importância da educação e atuais condições de estudo. “Hoje, a universidade chega ao campo, o ensino está mais próximo. Precisamos ensinar teoria e prática aos nossos jovens, e é isso que o Aprendiz no Campo busca”, ressaltou, elogiando os pais por incentivarem seus filhos.
O programa Aprendiz no Campo
O programa Aprendiz no Campo conta com mais de 1.100 horas de formação e é destinado para estudantes entre 14 e 24 anos de idade. Está dividido em módulos teórico e prático, desenvolvidos ao longo de 18 meses. Tem por objetivo o estímulo à permanência nas atividades do campo, promovendo a sucessão rural e o incremento nos quadros sociais das cooperativas agropecuárias. O corpo docente possui habilitação técnica e pedagógica, reforçando o conceito e a prática do cooperativismo, sistemas de produção, gestão, crédito, meio ambiente e temas voltados e alinhados com a sustentabilidade das diferentes cadeias produtivas que permeia o fazer das cooperativas agropecuárias.
Negócios
Prestigiada pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, aconteceu na noite de ontem (23/02), a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal. A solenidade reuniu cerca de 1.100 pessoas, a maior parte produtores da cooperativa que, com olhares curiosos e admirados ao ver a moderna infraestrutura, comemoraram a concretização de um de seus grandes sonhos.
O investimento, segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, é fruto da visão da cooperativa de permanentemente buscar soluções que gerem e agreguem valor aos seus negócios e aos do produtor, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio como um todo. “Queremos entregar aos nossos produtores uma semente de qualidade ainda melhor para que possamos avançar mais em termos de produtividade”, afirmou.
O vice-governador elogiou o empreendedorismo da Cotrijal e disse que o Governo do Estado reconhece a importância do agronegócio para o Rio Grande do Sul. “É indo para a lavoura que vemos o avanço e por isso estamos aqui, para ver de perto mais uma iniciativa que mostra que é possível fazer um Rio Grande melhor. Vocês, produtores, fazem a diferença”, destacou José Paulo Cairoli, que estava acompanhado dos secretários da Agricultura, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e dos Transportes, Pedro Westphalen.
A prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, disse que a prefeitura, logo que recebeu o pedido de apoio da Cotrijal, em novembro de 2012, para o investimento, se prontificou em auxiliar no que era possível. “Era um projeto audacioso, mas que sabíamos do retorno que traria para o município e hoje vemos essa obra extraordinária concretizada. Mais uma vez a Cotrijal dá o exemplo”, elogiou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, participaram da inauguração e representaram o cooperativismo gaúcho, acompanhados de dezenas de dirigentes cooperativistas. Também prestigiaram a solenidade autoridades municipais, lideranças de entidades do agronegócio, representantes de cooperativas, instituições de pesquisa e de extensão e parceiros nas áreas de grãos, insumos e comercial.
Dados na nova estrutura:
Área da UBS: 8,6 hectares
Área construída: 20.721,52 m²
Capacidade total de armazenagem: 628 mil sacos de 40 kg
Início da construção: janeiro de 2015
Empregos gerados: incremento de 20%
Valor investido: R$ 48 milhões
Com informações da assessoria de imprensa da Cotrijal
Negócios
O Sescoop/RS apresentou hoje (23/02) ao secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, programa que busca promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo.
Um dos focos do programa é a implementação da educação cooperativista nas escolas técnicas agrícolas estaduais, comunidades e cooperativas dos municípios onde se localizam as escolas. Uma das áreas de atuação do Sescoop/RS, se implementado o projeto, será o de ampliar o conhecimento e vivências sobre o cooperativismo, através da criação de cooperativas-escola nas escolas técnicas agrícolas estaduais.
O secretário Vieira da Cunha disse que esse programa vem ao encontro do que esperamos para a formação de nosso jovens. Pretendemos dar andamento à esse projeto com a parceria do sistema Ocergs-Sescoop/RS", disse Vieira.
O projeto foi apresentado pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamanno, o diretor superintendente da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Eloí Flores da Silva, diretor técnico da Suepro, Carlos de Brum e o gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio de Oliveira.
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve presente hoje (19), na comemoração dos 60 anos da Certel e inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira. A solenidade aconteceu no Distrito de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. O empreendimento é uma parceria entre as cooperativas Certel, Coprel e a empresa Geopar. A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades municipais e estaduais e com os presidentes das cooperativas Certel, Ireneo Hennemann e Coprel, Jânio Stefanello, além de conselheiros e dirigentes das duas cooperativas.
Trata-se de um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira terá potência instalada de 9.100 kilowatts (kW) e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes. Tanto que um dos focos é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 87 metros de queda d’água.
Além de gerar energia limpa e renovável para mais de 30 mil pessoas, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira repassará muitos benefícios a São Francisco de Paula através da geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2.
Participaram da solenidade de inauguração da hidrelétrica a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, que representou o governador José Ivo Sartori, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a deputada Zilá Breitenbach, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta e o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel.
Negócios
O segmento cooperativista gaúcho tem motivos de sobra para comemorar os resultados obtidos em 2015. Apesar do cenário de instabilidade na economia do Brasil e da crise política do setor público, o cooperativismo segue sua curva de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Com destaque em diversos ramos, as cooperativas gaúchas receberam premiações e foram homenageadas pelo trabalho e serviços prestados ao longo do ano. Ao todo, entre certificados, medalhas e troféus, foram 350 prêmios recebidos.
Dentre as premiações recebidas durante o ano de 2015 destacam-se as seguintes conquistas: Marcas de Quem Decide, Top of Mind, Maiores e Melhores: as 1.000 Maiores Empresas do Brasil, Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – Prêmio IASC 2015, Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Melhores Empresas para se Trabalhar, Carrinho AGAS, 100 melhores Vinhos do Mundo, Prêmio Mérito Lojista, Prêmio Responsabilidade Social, Prêmio Top de Marketing, Troféu Campeador, 500 Maiores do Sul, Prêmio de Excelência da Saúde, Valor 1000 Maiores Empresas, entre outras premiações que foram concedidas a cooperativas, presidentes, dirigentes e entidades representativas do setor.
Durante o ano de 2015, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS atuou de forma significativa na divulgação da força do cooperativismo no desenvolvimento da economia do Estado, onde atuam cerca de 430 cooperativas registradas junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), somando 2,6 milhões de associados e cerca de 58,4 mil empregados diretos.
Vergilio Perius ressalta desenvolvimento socioeconômico do cooperativismo em 2015
Nesse sentido, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enaltece o trabalho das cooperativas em prol do desenvolvimento de suas comunidades locais, combatendo as desigualdades sociais, gerando empregos, promovendo a inclusão social e realizando negócios de forma sustentável.
“Nunca tivemos tantas premiações, que representam o volume de crescimento econômico e social das cooperativas e o reconhecimento da importância delas no Estado. Esse cenário denota a relevância que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem imprimido ao cooperativismo no Rio Grande do Sul, no sentido de que perante a sociedade e os governos o cooperativismo é uma ferramenta importante no desenvolvimento socioeconômico do Estado. Podemos dizer que o ano de 2015 foi coroado com êxito, na medida em que os indicadores sociais demonstraram mais uma vez que o cooperativismo cresceu em 2015 e, que em 2016, continuará na mesma caminhada”, disse Perius.
Negócios
Ética, honestidade, responsabilidade, solidariedade, respeito, tolerância, planejamento, organização e controle resumem o juramento prestado pelos 39 jovens que concluíram o curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Cooperativa Languiru, cuja formatura ocorreu na noite de 22 de dezembro, na Associação dos Funcionários da Languiru. Trata-se de projeto inédito, desenvolvido pela cooperativa teutoniense com o propósito de profissionalizar jovens produtores rurais e encaminhá-los para a sucessão no comando das propriedades familiares.
Iniciado no dia 1º de novembro de 2013, o programa tem como principais objetivos a formação profissional de jovens associados e filhos de associados; qualificação de novos empreendedores rurais para o atual contexto do agronegócio; auxiliar para a implantação de ferramentas informatizadas de gestão nas propriedades rurais, que permitem analisar a realidade econômico-financeira das atividades desenvolvidas; capacitação para utilização de ferramentas de gestão de custos de produção, gestão de patrimônio, desenvolvimento de projetos e planejamento financeiro; desenvolvimento de conhecimentos específicos na gestão de pessoas e do processo sucessório; e auxílio na promoção da sucessão nas propriedades rurais familiares.
A conclusão desta primeira etapa marca a história sexagenária da Languiru, que se moderniza e se renova no capital mais precioso, que são as pessoas. Nesse período de dois anos, o curso, destacou a produção agropecuária e as características de gestão, tecnologias de informações gerenciais, gestão patrimonial, de custos, de resultados, de projetos, financeira, de pessoas e da sucessão, associativismo, cooperativismo e alianças estratégicas, com encontros mensais, além de visitas técnicas às unidades industriais da Languiru e cooperativa coirmã do Paraná.
Após o pronunciamento dos formandos Enéias Roberto Lagemann e Aline Inês Sulzbach, que enalteceram a iniciativa da Languiru e agradeceram pela oportunidade, o diretor da empresa parceira da Cooperativa no Programa - a Macrovisão e professor da turma, Lucildo Ahlert, fez uma retomada de como o projeto começou e falou da importância da sucessão nas propriedades. Em seguida, o vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, elogiou o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Languiru. “Um dos grandes segredos para o desenvolvimento dos municípios é o sistema cooperativo, aliado à qualificação da infraestrutura no campo, aos incentivos públicos e às parcerias”.
Sescoop/RS presente
O gerente do setor de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira, parabenizou à Languiru pela iniciativa. “Sabemos da preocupação da Cooperativa Languiru com a formação dos jovens e a sucessão nas propriedades rurais. Ela conseguiu transformar em ação aquilo que muitas vezes fica apenas no discurso, que é a preocupação com a manutenção das atividades nas propriedades rurais, que são a base das cooperativas agropecuárias”, elogiou. Para Oliveira, a formação, “que utiliza os benefícios do uso das tecnologias e orienta os jovens para o uso de ferramentas de gestão, facilita muito a vida dos produtores rurais”, estendendo os elogios aos formandos e suas famílias. “Parabéns pelo esforço de cada um, pois aprender é um exercício difícil, que exige muita dedicação”.
Redução da idade média do quadro social da Languiru
O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, falou da redução da idade média do quadro social da Languiru e, quanto à formatura refirmou que se trata de um momento que entra para a história da cooperativa. “No ano em que completamos 60 anos de atividades, comemoramos a superação de R$ 1 bilhão em faturamento bruto e a formatura da primeira turma de associados no curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar”, avaliou.
Família
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destacou a união de esforços, a ajuda mútua, a transparência e a humildade, posturas que norteiam o trabalho da cooperativa. “Demos o passo inicial para a formação de novas lideranças de uma forma muito acertada. Temos muito a agradecer a toda ‘Família Languiru’.”
Ele parabenizou os formandos pela conquista. “Parabéns pela coragem e determinação de todos vocês na busca pela qualificação. Com certeza todos concluem esta etapa como pessoas melhores, renovadas. Para nos mantermos fortes neste mercado competitivo, todos precisamos nos moldar de forma profissional à atual realidade”, disse, referindo-se ainda ao crescimento da Languiru, em especial desde o ano 2002.
Novas turmas
Em seu discurso, Bayer ainda anunciou a continuidade do projeto, com nova etapa de estudos para os formandos da primeira turma do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Cooperativa Languiru, o que classificou como uma espécie de “pós-graduação”, além da abertura de inscrições para a segunda turma do primeiro nível de estudos.
As inscrições para a segunda turma do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Languiru estão abertas e podem ser efetuadas gratuitamente junto ao Departamento Técnico da cooperativa, no Bairro Languiru, em Teutônia.
Negócios
Nesta quinta-feira (17/12), a Cootravipa realizou o evento de encerramento do ano e homenageou associados e colaboradores que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Cooperativa ao longo do ano. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, recebeu das mãos do presidente da Cootravipa, Jorge Bittencourt da Rosa, o Troféu Destaque 2015.
Fundada em 5 de julho de 1984, através do movimento comunitário dos moradores das vilas da Zona Sul de Porto Alegre, a Cootravipa conta atualmente com cerca de 2 mil associados ativos, que atuam em diversas áreas, aliando capacitação e eficiência na prestação de serviços. A Cooperativa tem como objetivo promover a inclusão social, proporcionando trabalho digno e renda aos que vivem à margem da sociedade.
Negócios
Cerca de vinte dirigentes de cooperativas de trabalho participaram durante todo o dia de hoje (14/12) do Seminário de Governança e Gestão de Cooperativas de Trabalho, organizado pela Fetrabalho/RS com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, com o objetivo de esclarecer e posicionar os profissionais das áreas quanto a governança e tributação das cooperativas de trabalho. O Seminário foi abertos pelos presidentes das duas entidades, Margaret Garcia da Cunha e Vergilio Perius e contou ainda com a participação de associados, contadores e advogados das cooperativas de Trabalho do Rio Grande do Sul.
Em seu pronunciamento, Margaret disse que o ramo Trabalho ainda possui muitos desafios e que a união de todos é fundamental. “Esse foi um ano de muito trabalho. Tivemos encontros com o Ministério do Trabalho e Emprego em busca de aproximação, audiências públicas em Brasília, encontros com setores que são importantes para nós”, salientou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, asseverou ter esperança de que as políticas públicas voltadas às cooperativas de trabalho funcionem e que os órgãos de fiscalização deem autonomia aos segmentos trabalho e consumo. Disse ainda, ao saudar os participantes, “vamos continuar resistindo sem deixar de construir. A lei 12.690 nos ajudou quase nada. Não atingiu seus objetivos. Temos que trabalhar mais, formar trincheira para que o segmento se congregue à Fetrabalho”, finalizou.
Na parte da manhã foi realizado o painel Governança Cooperativa - Relato sobre a viagem à Alemanha na visão da governança, que contou com uma apresentação do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mario de Conto e teve como debatedores Margaret Garcia da Cunha, Irno Pretto, diretor Sindical da Ocergs e Ernesto Krug, professor da Escoop e presidente da Cooplib.
Após, o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, falou sobre o papel da frente estadual para o desenvolvimento do cooperativismo de Trabalho no Rio Grande do Sul, onde relatou sua atuação frente ao setor nestes 10 meses de mandato. Logo a seguir, a contadora da Cootravipa, Liliane Castro abordou o tema As Assembleias e a Autogestão das Cooperativas, em um painel que teve como debatedores o assessor jurídico da Fetrabalho/RS, Élbio Senna, o coordenador jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tiago Machado e o professor Ernesto Krug.
No período da tarde o tema trabalhado foi a Alteração da Legislação Tributária das Cooperativas de Trabalho e suas Implicações no Ato Cooperativo – Uma Abordagem Crítica, pelo assessor jurídico da Fetrabalho/RS Élbio Senna, tendo como debatedores Gerônimo Grando, professor da Escoop e Tiago Machado.
O último painel do dia foi proferido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR, Tarcísio Minetto, intitulado Políticas Públicas e audiências públicas e foi coordenado pela presidente Margaret Garcia da Cunha. Minetto apresentou as diretrizes de seu trabalho no comando da pasta e as políticas públicas em andamento na sua secretaria em defesa do setor.
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