fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Assembleia Legislativa destaca Ano Internacional das Cooperativas

 
      Por solicitação do presidente da Frencoop/RS (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo), deputado Heitor Schuch, a Assembleia realizou na tarde do dia 04 de julho, no Plenário 20 de Setembro, sessão solene para destacar a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, e 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, conforme declarado pela Assembleia Geral da ONU. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, bem como a diretoria do Sistema, colaboradores, presidentes de cooperativas e associados prestigiaram a solenidade.

      Os trabalhos foram dirigidos pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), vice-presidente no exercício da presidência da Casa, que ao abrir a solenidade ressaltou o papel relevante que as cooperativas desempenham no contexto socioeconômico do Rio Grande do Sul. “Parte considerável do desenvolvimento que obtivemos nas últimas décadas em setores importantes de nossa economia, tiveram como base o cooperativismo”, salientou a parlamentar, que ainda congratulou-se com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS que “procura, de todas as formas construir cada vez mais o verdadeiro cooperativismo”.

      Cooperativismo como oportunidade de inclusão

      O autor da homenagem, deputado Heitor Schuch (PSB), em nome de sua bancada e também do PCdoB, destacou a importância da cooperação como forma de melhorar as condições de vida da população. “Para isso – acrescentou – precisamos investir em programas de educação permanentes, inserir o ensino do cooperativismo no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas embasadas nos princípios e na prática da cooperação junto à juventude, às mulheres, às famílias e aos demais setores da sociedade. Quando falamos em cooperativismo – prosseguiu - estamos tratando de oportunidade para a inclusão de pessoas no desenvolvimento como um todo e, para difundir essa filosofia, o sistema estadual conta, atualmente, com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo e o Sescoop/RS, que visam a preparar e qualificar recursos humanos para atuarem no setor”.
 
      Ao encerrar seu pronunciamento, Schuch conclamou a todos os “parlamentares, cooperativistas, associativistas, sindicalistas, homens e mulheres identificados com esse setor, para juntos participarmos, durante este ano, do grande movimento mundial que visa a divulgar as boas ações que o cooperativismo vem desempenhando”.

      Organização econômica exemplar

      Pela bancada do PT, a deputada Marisa Formolo salientou reconhecer que o “verdadeiro espírito cooperativo é o de cooperar com os outros, cooperar entre si, com objetivos comuns para um processo de produção, de comercialização, de divisão de lucros, de participação comum de bens e de patrimônio. Essa forma integrada e solidária de organização econômica é exemplar, na medida em que é um desafio à estrutura capitalista do jogo de mercado”. E lembrou ações do governo estadual em prol do cooperativismo, como o programa de Redes de Cooperação, o projeto de lei que incluiu a Ocergs no conselho do Fundopem, o Programa de Arranjos Produtivos Locais¸ o Programa Gaúcho de Microcrédito e o Comitê de Articulação da Política Estadual de Fomento à Economia da Cooperação, entre outros.

      Cem anos de cooperativismo no RS

      Em nome das bancadas do PMDB e do PPS, o peemedebista Márcio Biolchi destacou os cem anos de cooperativismo no Estado e o amplo leque que representa na área produtiva e de prestação de serviços de todos os gaúchos. Salientou que o setor, atualmente, tem mais de dois milhões de associados e um faturamento anual de mais de 18 bilhões de reais, além de gerar mais de 50 mil empregos diretos.

      Pela bancada do PP, o deputado João Fischer, ao assinalar a importância do cooperativismo como uma das formas mais justas de promoção do desenvolvimento e da verdadeira integração social, disse da necessidade  de se estimular cada vez mais as cooperativas, “para que possam agregar valor, trabalho ao que produzimos e, desta forma, ajudar a manter o homem no campo”.  E finalizou: “Espero que possamos continuar essa luta por muitos e muitos anos, difundindo esse sistema que, embora centenário,  ainda é inovador para muitos”.

      Importância para os municípios

      Pela bancada do PDT, o deputado Gerson Burmann discorreu sobre a importância do sistema cooperativista para o desenvolvimento dos municípios, tomando por exemplo Ijuí. E destacou o pioneirismo da Cotrijuí e os trabalhos desenvolvidos no município e na região pelo Sicredi, pela Unimed e pela Ceriluz, que atualmente constrói uma usina hidrelétrica em Ijuí.

      Pela bancada do PTB, o deputado Aloísio Classmann afirmou que as cooperativas desempenham um papel extraordinário e fundamental no resgate do emprego e da renda e é especialmente importante o trabalho de cunho social que realizam em favor dos milhares de associados que têm no Estado.

      Presenças

      Prestigiaram a solenidade o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, em exercício, Ronaldo Franco de Oliveira, representando o governador Tarso Genro; o ex-presidente da Assembleia, deputado federal Giovani Cherini, representando a Câmara de Deputados; o juiz de Direito Pedro Luiz Pozza, representando o Tribunal de Justiça do Estado; o promotor de Justiça Adriano Marmitt, representando o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; o vereador Márcio Bins Ely, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre; o representante da Organização das Cooperativas do Brasil, Maurício Cordeiro Alves, e o diretor de Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Gervásio Plucinski, além de representantes da Ceasa, do Banrisul, da Fetag, da Fecoagro e outras entidades e autoridades ligadas ao setor.

      Ao encerrar a cerimônia, a presidente em exercício Zilá Breitenbach convidou a todos os presentes para se dirigirem ao Palácio Piratini, para prestigiarem a assinatura de importantes atos para o cooperativismo no RS.
 

 

Conteúdos Relacionados