fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Audiência com ministro Padilha trata de liberação da CDE

As cooperativas ligadas à Fecoergs estiveram reunidas na manhã de hoje (15/05) com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em Porto Alegre. O encontro teve como pauta principal a solicitação junto aos órgãos competentes na capital federal da liberação dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético - CDE. O encontro foi agendado pelo deputado estadual Gabriel Souza, integrante da Frencoop estadual, e contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do diretor da Ocergs e presidente da Infracoop, Jânio Stefanello, do futuro diretor do BRDE, Odacir Klein e do presidente da Emater, Clair Huhn, além de presidentes de cooperativas filiadas à Fecoergs.

“As cooperativas prestam um serviço de excelência para os seus associados. Porém, caso persista a situação de não pagamento da CDE pela Eletrobrás, as cooperativas terão dificuldades para a continuidade da prestação dos serviços com qualidade”, explicou Perius.

Stefanello esclareceu ao ministro alguns pontos que estão prejudicando as cooperativas, como a não Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) em março/2015 e a falta de acesso ao financiamento bancário especial. Por fim, o diretor da Ocergs destacou que as cooperativas recolhem regularmente os valores da CDE determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo dados do superintendente da Fecoergs, José Zordan, “a confederação estima que são 50 milhões de reais devidos pela Eletrobrás desde setembro de 2014, sendo que a metade deste valor é devido para oito cooperativas gaúchas”.

"A confederação estima que são 50 milhões de reais devidos pela Eletrobrás desde setembro de 2014, sendo que a metade deste valor é devido para oito cooperativas gaúchas”, afirmou o superintendente da Fecoergs, José Zordan.

Entenda o caso

Ao todo, 38 cooperativas brasileiras permissionárias distribuidoras de energia elétrica, com direito a receber recursos da Conta de Desenvolvimento Energético - CDE, não estão recebendo esses valores desde outubro de 2014. Em virtude disso, as cooperativas estão sem recursos para atendimento de compromissos financeiros diários e estão, a partir desta atitude do governo federal, fazendo o papel da União e subsidiando as tarifas dos consumidores de baixa renda, irrigantes e rurais.

Participaram ainda da reunião os presidentes da Certaja, Renato Martins, e da Coopernorte, Jairton Nunes Vieira, além dos representantes da Certel, Ilvo Poersch e Ernani Mallmann. Também representando a Certaja, participou o colaborador Marcus França.


Conteúdos Relacionados