Catadores e recicladores da capital recebem capacitação
Aspectos legais, tributação, motivação em grupo, estes foram temas debatidos no Seminário de Cooperativismo, nesta quinta-feira, 28. A ação ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. Representantes de associações de catadores e recicladores de resíduos sólidos da cidade participaram do evento, representando as Unidades de Triagem (UTs) Cavalhada, Chocolatão, Coopertinga, Frederico Mentz, Ilha, Padre Cacique, Reciclando para Vida, Restinga, São Pedro, UTC e Vila Pinto. O projeto é uma ação do Todos Somos Porto Alegre – Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem e objetiva apresentar as questões legais e jurídicas visando à constituição de cooperativas. Participaram da abertura do evento o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Durante todo o dia, além do presidente, técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS palestraram para um público de 70 pessoas engajadas no projeto.
Promovido pelo Todos Somos Porto Alegre - Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem - o seminário teve a assinatura de convênio entre a Prefeitura – representada pelo vice-prefeito, Sebastião Melo – e o Sistema Ocergs/Sescoop, representado pelo presidente Vergilio Perius. Conforme reforçou Perius, é o momento das cooperativas se unirem, com foco no desenvolvimento empresarial e social. “Reivindiquem ajuda dos governos, é dever, está na lei. Fora disso, é importante que as cooperativas tenham as suas próprias gestões”, alertou.
Um dos cases de sucesso é a CooperTinga, com três anos de existência. Segundo o diretor presidente da cooperativa, Gerno Dias Prado, são de 10 a 20 toneladas de resíduos recolhidos por mês no bairro Restinga. “Estamos obtendo muitos resultados com a mini estação de reciclagem implantada na escola municipal Carlos Pessoa de Brum. Com essa parceria, foram criados novos contatos, sendo até fora do país. Como foi o caso de um engenheiro alemão, que visitou o nosso galpão e fez um levantamento do trabalho realizado”, informa.
Durante o evento, também foi anunciado que, para o início de 2014, depois de concluída a etapa de adesão de cooperativas, serão realizados estudos técnicos para a reestruturação das mesmas. Os investimentos serão aportados pela Braskem. O programa Todos Somos Porto Alegre é impulsionado por Prefeitura de Porto Alegre, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Braskem e Celulose Riograndense. As ações são desenvolvidas em contrapartida à proibição gradativa de circulação de carroças e carrinhos na Capital. A restrição de circulação foi determinada pela Lei nº 3.581/08 e começou a ser aplicada no dia 1º de outubro, nas regiões Centro-Sul, Cristal, Cruzeiro, Glória, Lomba do Pinheiro, Partenon e Sul. A proibição deverá ter validade para praticamente toda cidade até junho de 2015.
Representação