fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cermissões é homenageada na Assembleia por seus 55 anos

Cermissões é homenageada na Assembleia por seus 55 anos

Os 55 anos da Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia das Missões, Cermissões, foram homenageados hoje (1º/03) no Grande Expediente pelo deputado Eduardo Loureiro. A melhor distribuidora de energia entre 2014 e 2015, de acordo com a Aneel, surgiu no interior de São Luiz Gonzaga, em 1961, inicialmente como Cooperativa de Luz, evoluindo em cinco décadas e presente em 27 municípios das Missões.

Do encontro dos 51 pioneiros em Caibaté, interior de São Luiz Gonzaga, na década de 60, surgiu a associação que eliminou o lampião, a querosene e o candeeiro, cumprindo o importante papel de evitar o êxodo rural. Os 55 anos da Cermissões, comemorados em 18 de fevereiro, iniciaram com um motor a diesel que levava energia aos associados durante três horas diárias, relatou Loureiro da tribuna.

Integração regional

Foi o Estatuto da Terra, no final da década de 60, que valorizou a eletrificação rural e, em 1969, a Cermissões interligou suas redes com as da CEEE, passando a receber energia da usina do Salto Pirapó, em Roque Gonzáles, “o primeiro passo para a regionalização da cooperativa”, continuou o deputado. A partir da integração com outras pequenas geradoras de energia, a cooperativa consolidou sua presença regional e hoje reúne 28.310 famílias associadas, alcançando um universo de 140 mil pessoas em 27 municípios das Missões, interligados por mais de seis mil quilômetros de redes, com 6.050 transformadores instalados e 62.300 postes colocados, em sua maioria de concreto, fabricados em unidade própria da cooperativa.
“A Cermissões gera 25% de toda a energia que distribui”, destacou Eduardo Loureiro, através da usina no Rio Ijuizinho, em Entre-Ijuís, a primeira central geradora de energia própria da cooperativa. A outra usina, denominada Micro Central Hidrelétrica Fernando Piccoli, em Santo Ângelo, junto ao Rio Comandaí, foi construída e inaugurada durante o período em que o parlamentar governou a cidade. Com recursos próprios, a cooperativa investiu R$ 10 milhões na construção da Subestação São Miguel Arcanjo, no Rincão dos Castanhos, em São Miguel das Missões, inaugurada em 2014, mesmo ano em que começou a obra da segunda subestação rebaixadora voltada para os municípios de Santo Antônio das Missões, Bossoroca e São Luiz Gonzaga.

Adequada à tecnologia, utilizando as ferramentas modernas e banco de dados integrado, a Cermissões oportuniza aos usuários um auto-atendimento 24 horas por dia, gratuito e através de mensagem SMS pelo celular. Este comprometimento, que durante dois anos colocou a distribuidora de energia entre as melhores do país, “é fruto da dedicação e boa governança”, referindo-se ao presidente, Diamantino Marques dos Santos, que comanda os 197 funcionários desde 1987. Registrou, também, o papel do vice-presidente, Diomedes Heck, e do secretário, Orcelei Dalla Barba. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, participaram da solenidade. O deputado Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, também participou da homenagem.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Conteúdos Relacionados