fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Conselho do Cooperativismo discute cooperação para projetos de energia renovável

Conselho do Cooperativismo discute cooperação para projetos de energia renovável

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) aprovou nesta quinta-feira proposta para sugerir ao governo do Estado que firme termo de cooperação com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), para implantar projetos que utilizem resíduos orgânicos da cadeia produtiva de proteína animal para a produção de energia elétrica e biometano. A proposição foi aprovada pelos conselheiros do Cecoop em reunião nesta quinta-feira (30/3), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre.

“Temos a responsabilidade de discutir este assunto, tendo em mente a transversalidade das ações entre todas as secretarias de Estado”, afirmou o presidente do Cecoop, Tarcisio Minetto, secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A ideia de cooperação foi sugerida pelo superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Herlon Almeida. “Com nosso domínio tecnológico, posso afirmar que 90% dos projetos de biogás têm viabilidade econômica e segurança técnica”, disse. “A biodigestão é a única maneira de transformar um passivo ambiental em ativo econômico”, completou.

O CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação formada por 16 entidades que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, e 11 unidades de produção de biogás no Brasil e no Uruguai. O diretor presidente da CIBiogás, Rodrigo Galvão, apresentou o potencial mercadológico do biometano nos Estados do Sul e mostrou exemplos de arranjos territoriais com produtores rurais que transformam dejetos em energia renovável. No oeste do Paraná, há projetos de cooperação com 54 municípios, envolvendo 52 mil propriedades rurais, sendo 80% delas da agricultura familiar. 

A reunião do Cecoop teve participação do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, dos diretores da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha e Valdir Feller, representando os ramos do cooperativismo, de cooperativas e das secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Fazenda, da Agricultura, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Trabalho e Desenvolvimento Social. Também acompanharam o encontro os deputados estaduais Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, e Zilá Breitenbach; do secretário adjunto da SDR, Iberê de Mesquita Orsi; e do diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann. A próxima reunião do Conselho está agendada para 29 de junho.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação SDR

 

Conteúdos Relacionados