Cooperativismo em audiência com o secretário da Educação do RS
Em audiência na última quinta-feira (19/02) o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, acompanhado do supervisor jurídico da entidade, Tiago Machado, tratou com o secretário de Estado da Educação, Vieira da Cunha, do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, e solicitou apoio político para a proposta em tramitação no Ministério do trabalho e Emprego, em Brasília.
Atualmente, o Sescoop/RS atende a legislação vigente de aprendizagem e a demanda das cooperativas gaúchas, com o Programa Aprendiz Cooperativo com cinco modalidades de cursos: auxiliar administrativo, eletrotécnico básico, leites e derivados, processamento de carnes e auxiliar de manufatura de calçados. Todas essas modalidades atendem parte das demandas das cooperativas, especificamente as atividades meio. Com a nova formatação, o Sescoop/RS busca formar jovens para atuarem como sócios das cooperativas do ramo agropecuário e estimular estes jovens a permanecerem no campo, atendendo também um dos grandes desafios do cooperativismo agropecuário que é a sucessão familiar.
Entregue para a OCB, o projeto do Aprendiz Cooperativo do Campo foi formatado às necessidades das cooperativas e entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, onde tramita atualmente. E com essa finalidade, de sensibilizar o ministro Manoel Dias da necessidade das cooperativas gaúchas e brasileira foi que Perius solicitou o apoio de Vieira da Cunha. O ex-deputado ressaltou a importância da proposta e disse que conversará com Manoel Dias para que a proposta seja analisada na capital federal. Viera disse ainda que quer a parceria das cooperativas do Rio Grande do Sul em um grupo de trabalho que está sendo formado para uma análise do funcionamento das escolas técnicas agropecuárias da rede estadual de ensino.
O Aprendiz Cooperativo no Campo
O curso Aprendiz Cooperativo do Campo será realizado observando o crivo da legislação da aprendizagem profissional, agregando unidades temáticas que contextualizam a realidade rural e suas principias culturas e tipos de empreendimentos agropecuários, condizente com a realidade de cada região do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma estarão contemplados os jovens que convivem com atividades de grãos, hortifrutigranjeiros, pecuária de corte e leiteira e criação de suínos e frangos. Os jovens receberão conhecimento teórico e prático em aulas articuladas entre si que permitam o desenvolvimento do profissional dentro da propriedade rural bem como as relações de mercado existentes na cadeia produtiva de sua atividade fim.
Representação